Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
moi.agr

Registrado: 24/05/07 Idade: 44 Mensagens: 10 Localização: Salvador - BA
|
Enviada: Sex Jun 01, 2007 8:20 pm Assunto: Enraizamento de estacas de jabuticaba - 100% até agora!! |
|
|
Olá pessoal, tava dando uma olhada nessas matérias e resolvi postar uma experiencia que estou tendo, quem sabe pode ajudar alguem!!
Estou conseguindo 100% de enraizamento de estacas de jabuticaba, sem hormonio.
Em uma vasilha furada com 10 a 15 cm de altura, coloquei apenas areia lavada como substrato, e neste, varias estacas de diametros variados.
Então, eu cobri todas as estacas, inclusive a vasilha, com um plástico, fazendo uma espécie de câmara úmida.
A drenagem é muito intensa, e a troca de umidade com o ambiente deve ser mínima.
Tá funcionando perfeitamente, mantenho o substrato sempre umido.
Faz 2 semanas que coloquei as estacas e elas ja estao comecando a desenvolver as radicelas. D+.
Vou postar algumas fotos para vcs verem
Espero que tenha ajudado... _________________ Moisés Andrade Pereira
Engº Agrônomo - CREA BA: 50343 / D
Licuri Soluções Agrícolas e Ambientais
(http://licuri.webnode.com.br)
moi.agr@gmail.com |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sáb Jun 02, 2007 9:23 am Assunto: genial |
|
|
Amigo , Eu uso esta tecnica a muito tempo e tinha receio de colocar aqui no forum ! Genial!!!! Obrigado!!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 12:49 pm Assunto: |
|
|
ESTOU USANDO UMA TÉCNICA PARECIDA, QUE APRENDI AQUI NO FORUM É USAR CARRAFAS PETS, ( É SÓ CORTAR A GARRAFA PLANTAR, E DEPOIS VOLTAR A ENCAIXAR A PARTE DE CIMA DE VOLTA) CRIANDO ESTUFAS INDIVIDUAIS, TESTEI COM PINGOS D´OURO, PLANTEI TBÉM ESTACAS EM UM CANTEIRO ABERTO RESULTADO:
DAS GARRAFAS 100% DE PEGA,
DO CANTEIRO AINDA LUTO PARA VER SE NÃO SECAM (RSSS). |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 12:55 pm Assunto: |
|
|
SÓ PRA CONSTAR A MATÉRIA DAS ESTUFAS COM PETS, FOI POSTADA PELO COLEGA DE FORUM GERALDO INOCÊNCIO, MEUS AGRADECIMENTOS! JUNTO COM O LUCIANO E OUTROS DÃO VALIOSAS LICÕES PARA OS INICIANTES COMO EU!!
ABRAÇOS |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 12:00 am Assunto: |
|
|
Vou tentar fazer estacas de jabuticabas com raizes grossas.
Abraços |
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
|
|
 |
moi.agr

Registrado: 24/05/07 Idade: 44 Mensagens: 10 Localização: Salvador - BA
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 9:50 pm Assunto: |
|
|
pronto pessoal disculpa nao responder antes.
realmente tem uma materia postada do nosso colega sobre esse assunto, so postei pq naum tinha visto e tbm pra reforcar a ideia.
bruno, os diametros variam de 3 a 4 cm e a idade dos ramos +- 8 meses
testei tbm com as garrafas pet, sao muito mais práticas.
valeu pessoal! _________________ Moisés Andrade Pereira
Engº Agrônomo - CREA BA: 50343 / D
Licuri Soluções Agrícolas e Ambientais
(http://licuri.webnode.com.br)
moi.agr@gmail.com |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 3:01 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, como novato, estou tendo dificuldes em entender como são as ESTACAS, são pedaços da árvore semelhantes a um lápis(sem folhas, sem nada), ou eles tem folhas semelhante a um galho com o formato da árvore? São cortados retos ou em angulo? Se puderem responder!!! Um abraço!!!  _________________ Alexander |
|
|
 |
bonsai urbano
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 3:39 pm Assunto: |
|
|
alexmikol escreveu: | Pessoal, como novato, estou tendo dificuldes em entender como são as ESTACAS, são pedaços da árvore semelhantes a um lápis(sem folhas, sem nada), ou eles tem folhas semelhante a um galho com o formato da árvore? São cortados retos ou em angulo? Se puderem responder!!! Um abraço!!!  |
sao pedacos de galhos, "normalmente" sem folhas, ou com poucas.
de preferencia corta em angulo pra nao apodrecer o apice (evita acumulo de agua). |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 23, 2008 4:13 pm Assunto: msg |
|
|
pessoal, só para registrar, tem 2 meses que podem um galhinho do meu bonsai de jabuticaba ( aqueles fininhos que nascem na base do tronco ) como o galinho era bem comprido 9 uns 20 cm ) resolvi enterrar, resultado que até hoje está perfeito, as olhas bem saudáveis.....
Outra coisa que fiz e parece estar estar funcionando é um teste que fiz com um galho de Pitanga, plantei na areia um galho ( dentro da estufa de garrafa pet ) há ns 2 meses, reparei que esta cheia de brotações novas, está explodindo brotações em todo o galho, até brotinho de flor está aparecendo, acho que significa que está pegando né? _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 2:32 pm Assunto: |
|
|
Alex,
apesar da técnica funcionar, o fato de estacas estarem brotando não significam necessariamente que estão enraizando.
A brotação inicial e mais fruto das reservas energéticas e água que o galho tem armazenado, mais a umidade que ela retira do solo através de um efeito "pavio". As raízes muitas vezes só se desenvolvem depois e outras vezes nem se desenvolvem fazendo com que a estaca, mesmo depois de brotada, venha a secar.
Outra coisa é o percentual de pega que às vezes é maior ou menor, dependendo de inúmeros fatores.
Estamos na torcida para que tenha um ótimo resultado final. Aconselho a não "mexer" nas novas mudas antes de um ano.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 4:39 pm Assunto: |
|
|
Elio eu fiz várias estacas de Jabuticabeira de uns 2 a 7cm de tronco. Depois de mais um mês sem dar nenhum sinal de vida, algumas brotaram na estufa outras não. Exatamente o que você disse Elio se as estacas tenderam a enraizar as brotações continuaram do contrário secaram. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Jul 29, 2008 9:22 am Assunto: |
|
|
Marcos sem querer desanimar ja fiz estacas que no inicio soltaram brotações e vieram a secar depois de quase um ano e não soltaram raizes não... _________________ Abraços..
Luby |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Jul 29, 2008 10:34 am Assunto: |
|
|
Lubisomem dá uma lida na minha explicação no outro tópico.
E olhe esse link: www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr69/cap07.pdf
Prova que não é impossível enraizar Jabuticabeira por estacas. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Jul 29, 2008 7:29 pm Assunto: |
|
|
Eu sei que pega mas é dificil, mas não podemos desanimar não so estou comentando a minha experiencia pois sempre que podo as minhas jaboticabeiras sempre separo varias estacas e coloco na areia e como falei as vezes as estacas soltam brotação e ficam visosas e depois de uns 8/9 meses é que começam a secar, mas eu continuo tentando e não é só com jaboticaba não normalemnte faço estaca com qualquer material que me passe pelas mãos algumas pegam outras não mas vamos em frente na tentativa e erro. não podemos é desanimar.... _________________ Abraços..
Luby |
|
|
 |
|