FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Carmona, opinem, ajudem
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lucianolmd



Registrado: 22/08/08
Mensagens: 19

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 10:21 pm    Assunto: Carmona, opinem, ajudem Responder com citação

Olá a todos,

Não sei se é aqui que eu deveria estar postando, mais bem qualquer coisa me desculpem.

Sou novato na area de cultivo de bonsai, está é minha primeira bonsai uma carmona 14 anos adquirida na bonsaikai.

Gostaria que me ajudassem e me dessem uma ideia sobre poda, pois não tenho experiencia nisso, segue abaixo algumas fotos.

Estou aceitando todos os tipos de opinião e elogios.











essa proxima foto eu tirei e gostaria que alguem pudesse me explicar o porque dessa diferença de folhas, tanto em tamanho como na morfologia.


_________________
BIOLOGIA E O CONHECIMENTO DA VIDA


Editado pela última vez por lucianolmd em Dom Ago 31, 2008 12:22 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lucianolmd



Registrado: 22/08/08
Mensagens: 19

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

as 3 primeiras fotos são de vista frontal

as outras são da vista da lateral direita
_________________
BIOLOGIA E O CONHECIMENTO DA VIDA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 9:14 am    Assunto: BONSAI Responder com citação

Luciano, para uma melhor avaliação e opinião sobre qual melhor caminho voce poderá trilhar, objetivando melhorar sua planta, aconselho voce proceder uma desfolha completa em sua planta. Retire, cortando a folha no pecíolo (talinho), todas as folhas, deixando sua planta "nua". Em seguida, fotografe e poste novamente, pois assim poderemos "enxergar" melhor a estruturação atual, opinando mais corretamente sobre quais os galhos que deverá cortar e eliminar, para compor um conjunto mais harmonioso e adequado ao tronco, ok? Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
lucianolmd



Registrado: 22/08/08
Mensagens: 19

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Mais deixar sem folha nenhuma não vai prejudicar a planta?
Da muita dó em arrancar tudo principalmente agora em que ela esta dando flor de novo
_________________
BIOLOGIA E O CONHECIMENTO DA VIDA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lucianolmd



Registrado: 22/08/08
Mensagens: 19

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Não tenho os materiais de poda apropriado, poderei polar com uma tesoura normal?
_________________
BIOLOGIA E O CONHECIMENTO DA VIDA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lucianolmd



Registrado: 22/08/08
Mensagens: 19

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 9:50 am    Assunto: Responder com citação

Essa desigualdade das folhas mostrada na ultima figura é normal, pois ja me falaram que poderia ser enxerto?
_________________
BIOLOGIA E O CONHECIMENTO DA VIDA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano acredito que a desigualdade no tamanho das folhas seja normal nessa espécie. Tenho uma Carmona também parecida com a sua. As folhas também tem essa esquisitice. Maiores e menores.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
lucianolmd



Registrado: 22/08/08
Mensagens: 19

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado marcos pelo explicação,mais será que existe algum fatos para ela se diferenciar desta maneira?
_________________
BIOLOGIA E O CONHECIMENTO DA VIDA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Post Duplicado.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"


Editado pela última vez por Ferreira em Dom Ago 31, 2008 7:45 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 7:40 pm    Assunto: Biólogo Responder com citação

Luciano

As folhas de qualquer planta podem variar de tamanho de acordo com a quantidade de sol e de nutrientes que recebem. Portanto, dependendo da posição do galho e/ou da folha no galho, o seu tamanho pode variar bastante. Justamente por este fato, as folhas que nascem logo após uma adubação generosa são muito maiores que aquelas que nascem em época de pouca adubação.

Não acho que a variação de tamanho de folhas que você mostra seja significativa. Algumas espécies de plantas, prefeitamente normais, apresentam folhas até 50X maiores que outras.

Um truque que bonsaístas experientes utilizam para expor um bonsai com folhas menores, de tamanho e coloração similares e, assim, mais harmonioso, é desfolhar completamente cerca de 30 dias antes da exposição. As novas folhas serão muito mais uniformes.

Seu colega, também biólogo,
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 9:35 pm    Assunto: Bela carmona Responder com citação

Caro amigo Luciano, tens uma planta linda.
Quanto ao processo de desfolha a melhor época do ano é inicio da primavera, no entanto a carmona é bem resistente caso queira curtir sua floração primeiro.
O Nick tem razão sobre a desfolha, isto facilitaria em muito para darmos nossos pitacos. Quanto a tesoura, utilize uma tesoura de corte afiado e com boa precisão (que não masque a folha) e não esqueça de desinfetar ela antes de cortar qualquer galho.

Abraço fraterno
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Set 01, 2008 12:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Contrariamente ao que se pensa, a época atual é mais propicia à desfolha, que na primavera, pois ainda estamos no inverno. Nesta época, as plantas reduzem seu ciclo vegetativo, favorecendo que, após a desfolha total, reinicie com nova e vigorosa brotação. Very Happy

Há menos de tres semanas, por exemplo, realizei desfolha total na maioria das minhas plantas (acer tridente/kaede, piracanta, carmona, celtis, resedá, azalea, etc), e agora estão praticamente todas com carga total de novas folhas. Very Happy

Então, como a primavera efetivamente irá ter inicio somente lá pelo dia 23/09, ainda dá tempo de proceder a uma desfolha completa, sem prejuízo para sua planta, independente de vc sentir dó dela ou não. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil