Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Ter Set 02, 2008 6:05 pm Assunto: esporão de galo |
|
|
Olá
Tenho este esporão de galo (como é chamado por aqui) não sei o nome ao certo, há uns 5 a 6 anos, mas nunca o trabalhei, só umas podadas, coletei ele e plantei neste vaso, mas quero trabalhar nele, gostaria da opinião de vocês se deixo-o como está só trabalho a copa ou reparto onde está o risco preto e mudo a frente?
seguem fotos:
vista de cima
talves futura frente
a planta podada
Claro que tenho um bom tanto a fazer principalmente na copa
Desde já agradeço as sugestões
um abraço _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Set 02, 2008 6:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Afonso Fengler
Excelente exemplar tem ai, hein
Bem linda sim Senhor...
Acredito que para os amigos/colegas poderem opinar de uma forma mais concisa, talvez fosse melhor fotografar um pouco de mais longe, de forma a que se possa ver todo o conjunto, se possivel com outras frentes que não aquela, é dificil, mas quem sabe se não existirá outra saida/frente que por qualquer motivo se encontra oculta...
Boa sorte .
Cptos
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 02, 2008 7:36 pm Assunto: |
|
|
Afonso
Belíssimo exemplar, que merece ser trabalhado para salientar suas melhores características. Também acho que o ângulo das fotografias não permitem uma boa opinião. Mesmo assim, sugiro não cortar onde assinalou, pois o estilo está perfeito. Talvez apenas uma troca de vaso já confira uma melhor harmonia. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 03, 2008 10:09 am Assunto: |
|
|
Olá
Vou postar mais fotos, mas se precisar de outras não tem problema posso tirar outras.
Desde já agradeço a opinião _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 10:16 pm Assunto: |
|
|
Esta eu conheci ao vivo hoje, acho que a melhor saída é separar em duas plantas, terá um ganho em qualidade e quantidade... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 10:53 pm Assunto: |
|
|
Estou enganado ou esse esporão de galo se parece muitíssimo com o pingo de ouro?
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 11:17 pm Assunto: |
|
|
Se não for um pingo de ouro é parecidissimo!!!
È um exelente material, acho que deve cortar o galho e utilizar a frente da ultima foto do 1°post !!!!!
Abraço, Andrei Brum. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 27, 2009 8:30 am Assunto: |
|
|
não pessoal, esporão de galo é uma árvore nativa, pelo menos aqui no sul, até onde sei se chama "Celtis iguanaea", família Cannabaceae, enquanto que o pingo douro "Duranta repens" é uma Verbenaceae, e é exótica aqui no sul. |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 11:45 am Assunto: |
|
|
A folha é igual a do celtis a diferença é que esta tem espinhos e o celtis não tem.
Pois é a dúvida é cortar ou não, a planta esta na mesma. Mas do jeito que está ela teria que estilo. Eu estou pendendo para cortar o galho. Vou ver se tiro uma foto dela com as folhas. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 5:12 pm Assunto: bonsai |
|
|
Sua planta está ótima e parabenizo o nobre colega pela excelente aquisição.
Separar? fazer duas plantas? Isso depende do que vc pretende. Veja só:
Na foto em que mostra uma linha preta, visualizo um excelente shohin (bonsai até 25cm) na planta da direita da linha, mas aí vc teria que reduzir o tronco da planta da esquerda da linha, eliminando o segmento de madeira até a proximidade do tronco. O resultado, para essa parte da planta, não seria interessante, vez que vc teria que buscar aprimorar a estrutura aerea se quisesse, com esse corte, obter algo proveitável ali.
Por outro lado, a planta inicialmente mostrada tem um alto potencial a meu ver. É preciso tão somente estabelecer uma estrutura aerea mais compativel a ambas as posições, sem cortar nada.
O vaso ideal, no caso, poderia ser um com forma mais robunda, como um vaso redondo ou quadrado, mas com profundidade maior, do tipo usual para um han kengai. Nesse estilo, o galho que se afasta e forma a outra planta (esquerda), seria liberado do solo, eliminando-se as raízes porventura existentes sobre essa parte, estabelecendo com ela, então, a parte que irá ficar exposta sobre ou a partir da borda do vaso.
A parte maior irá compor a estrutura moyogi do bonsai propriamente dito, sem fugir ou perder a excelente composição atual.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 10:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Nickyfury, a idéia é esta cortar no traço preto a fazer um shohin com aquela parte, a frente seria a ultima foto, teria que planta-la em outro angulo e melhorar a parte aérea, pois ela esta muito inclinada. E quanto a outra parte não se aproveita muito, vai ficar uma mudinha.
vou postar uma foto que tirei hoje da diferença entre o celtis e o esporão de galo (árvore que atige tranquilamente 5 m de altura e da frutinhas comestiveis alaranjadas.
Um abraço _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 11:12 pm Assunto: |
|
|
Realmente, são muito parecidas...
eu não saberia diferenciar.. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 30, 2009 8:36 am Assunto: bonsai |
|
|
As folhas apresentam a mesma distribuição mas diferem no formato, tamanho e coloração. Interessante essa espécie, ainda que uma espinheira. Mas esse "detalhe" é o de menos, afinal estamos acostumados a lidar com piracanta, piteco, acacia afriacana e outras afins.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|