|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Qua Set 03, 2008 1:07 pm Assunto: alguem conhece esta caliandra? |
|
|
Boa tarde, estou querendo fazer um alporque nesta caliandra mas não sei qual é alguem conhece?
Pois nunca tinha visto com estas cores.
A caliandra pega por estaca grossa, tipo 2 cm de diametro?
Desculpe pela qualidade da foto foi do celular.
Obrigado
Abraço
Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Set 03, 2008 2:03 pm Assunto: |
|
|
Rinaldo,
esta é a Caliandra brevipes. Encontra-se na tonalidade desde o branco até rosa bem intenso, passando por toanlidades de rosa mais claro, com miolo mais ou menos branco.
Nuca tentei mudas de estacas, mas já fiz mudas de alporque da grossura de cabo de vassoura, com um enraizamento espetacular em menos de 60 dias. Ou seja, é fazer o alporque agora, que já é boa época e retirar a muda em 60 dias.
abraços
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 03, 2008 2:52 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio, agora é só verse o proprietário me deixa fazer o alporque vou dar uma febre nele.rsrs
Abraço
Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qui Set 04, 2008 6:53 am Assunto: |
|
|
Rinaldo, sabes essa vaginhas que estão abertas. Se tiver alguma fechada ainda colha pois são sementes. Pode coletar até meio verde e deixar secar no sol até elas abrirem. Tem umas 4 ou 5 sementes cada vagem. É só plantar que em 5 dias elas já nascem. _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Set 04, 2008 7:34 am Assunto: |
|
|
Rinaldo, eu fiz 8 estacas de 2 a 3 cm de diâmetro, cinco pegaram e estão brotando, vale a pena tentar.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 04, 2008 6:05 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas, vai algumas perguntas.rsrs
newgalileu: Peguei cerca de 20 sementes todas grudadas nas vagens, é só enterrar um pouco ou solto em cima da areia mesmo?
Junior/pr vc usou oq enrraizador, areia, terra, sombra ?
Desculpem pela quantidades de de perguntas mas sou muito novo nisto, to tentando aprender.rsrs
Abraços
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qui Set 04, 2008 7:50 pm Assunto: Caliandra |
|
|
Ola Rinaldo, tenho uma caliandra desta que ganhei do Anderson. Esta crescendo livremente e em breve começarei a trabalhar ela. Ela esta com sementes caso queira posso levar. Quanto a alporque também posso providenciar algo, irei analisar os galhos que retirarei e posso fazer um alporque ou mais (algo pouco mais grosso que um lápis)
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 04, 2008 8:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rinaldo, como bem salientou o colega Junior, a caliandra, vulgarmente conhecida por esponjinha, pega facil por estaquia. Tenho conseguido ótimos resultados com estacas com o diametro de uma caneta tipo pincel atomico, e até mais grossos um pouco.
Ao cortar as estacas (galhinhos), prefira algo em torno de uns 10 a 20cm de comprimento, descascando um cm na base que será disposta no substrato, mergulhando as estacas em uma solução de agua com hormonio enraizante diluído (eu uso biofert raiz).
Em seguida, prepare uma mistura de areia grossa de rio, sem peneirar (50%) e substrato comprado pronto, usado para germinar hortaliças. No mercado há diversas marcas: bioplant, plantax, etc. (50%). Molhe essa mistura com a agua usada para as estacas (com o hormonio diluído), em seguida plante as estacas, em diagonal. Pode por umas dez ou quinze em cada recipiente, seguindo uma pré definição ou aleatoriamente, tanto faz.
Após estaquear, mantenha o vaso em semi-sombra, com rega diária, sem encharcar, até observar a emissão de novas brotações. Geralmente, aguardo um ano, aproximadamente, antes de separar as estacas e distribuir em vasos plasticos unitários. Após a brotação, e durante o primeiro ano, use adubo liquido (biofert plus ou similar). Adubo orgânico só a partir do segundo ou terceiro ano.
A vantagem de usar estacas mais finas é a flexibilidade do material. Após a pega, dentro de um ano, poderá então usar arame para moldar o caule da planta, sem nenhum problema. Caules mais grossos não são tão faceis, e terá que apelar para a construção via cortes radicais, para formar um tronco adequado.
Apenas para complementar as informações prestadas pelos demais, eis a ficha da cali:
Nome científico: Calliandra brevipes
Nome popular: Esponjinha
Família: Leguminosa-Mimosoideae
Origem: América do Sul
Porte: Até 2 metros de altura.
Características: Arbusto lenhoso que se presta à poda de formato, cerca viva e pode ser usado em maciço ou isolado, ao natural. Floresce principalmente na primavera-verão. Existem as espécies e variedades de cor vermelha e branca (Calliandra tweedii, inaequilatera e outras).
Propagação: Por estaquia de galhos ou sementes. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 04, 2008 8:38 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, niky e Edmilson.
Vou tentar as estaquinhas com vários diâmetros e ver oq vai dar, qnt as sementes é só enterrar um pouco ou pode deixar na superfécie?
Abraço
Rinaldo
Ps alguem viu o post q eu fiz sobre a praga nesta planta? _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 04, 2008 9:12 pm Assunto: |
|
|
Edmilson, pode preparar um alporque a mais então,rsrs.
Obrigado
Abraço.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|