FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SOCORRO!!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Set 20, 2008 11:51 am    Assunto: SOCORRO!! Responder com citação

Prezados colegas,

Uma das coisas que mais desanima um bonsaista iniciante é quando ele perde alguma planta que muito estima.
É ruim perder uma planta quando cometemos algum erro que poderia ser evitado como rega inadequada, substrato sem drenagem, podas sem uso de pasta selante ou em épocas incovenientes, etc.

Pior é quando nos deparamos com uma praga que não conhecemos, tentamos algumas alternativas e nada dá resultado. Temos que nos contentar em ver o exemplar definhando gradativamente sem que possamos fazer nada de eficaz.

Estou nessa ultima situação. Já perdi uma azaléia que eu adorava, um ulmus está quase morto e agora essa praga passou pra uma zelkova que muito estimo.

Os sintomas são:
-folhas vão ficando com manchas negras, normalmente da ponta em diante.
-as brotações cessam.
-os poucos novos brotos são rapidamente infectados, escurecem, secam e caem.
-a planta perde todas as folhas, ou fica com folhas pendentes praticamente secas e sem vida.

Minhas tentativas (em alguns desses exemplares) foram:
Fase 1
-remoção das folhas com ma aparência.
-aplicação de solução fungicida a base de cobre.
-pulverização de hormônio enraizador para estimular novas brotações e reestabelecer vigor.

Fase 2
-aplicar solução obtida a partir do uso de fumo de corda e sabão de coco.

Fase 3
-aplica inseticida de uso geral Dimy.


Nenhum desses procedimentos amenizou o efeito da praga que ainda é contagiosa (enquanto você trata um exemplar os outros se infectam), o que é ruim pra mim que tenho pouco espaço em casa para isolar um exemplar.


Como minha zelkova está em fase inicial dessa praga e ainda há novos brotos, pensei em trasferi-la para um vaso maior (bacia) e sem poda de raizes para estimular novas brotações e recuperação.

Estou com receio do transplante debiliar ainda mais o exemplar.

Envio foto da zelkova infectada e aguardo sugestões dos mais experientes:
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Sáb Set 20, 2008 7:22 pm    Assunto: Help Responder com citação

Caro amigo, por acaso não foi excesso de adubação??
Geralmente uma adubação muito forte pode deixar as folhas nesta situação.

Abraço fraterno
_________________
" Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Set 20, 2008 8:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabioso, lamento sua perda, mas o colega Edmilson pode estar com a razão. O excesso de adubação pode causar todo esse transtorno pelo qual seu plantel está passando. As medidas adotadas por voce podem ainda ter o efeito de agravar mais esse quadro. Sad

A opção mais viável, embora nem sempre bem resultante, será o reenvase de suas plantas. Retire todo o substrato, lave as raizes e em seguida, após lavar bem os vasos em que estavam, replante, usando novo substrato. Mantenha as plantas em local sombreado, sem forçar rega (sem encharcar), até que perceba sua recuperação. Shocked

No reenvase, não use adubo, nem hormonio enraizador. Shocked

Após aguardar um minimo de trinta dias, volte as plantas para a exposição solar. Nova adubação só após tres meses, e de preferencia, use adubo liquido (biofert plus ou similar), diluido em agua. Use a cada 15 ou 20 dias, durante seis a oito meses. Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 11:48 am    Assunto: Responder com citação

Caros Edmilson e Nicky,

Obrigado pelo apoio e instruções. Realmente não tenho certeza se houve excesso de adubação, pois venho aplicando torta de mamona+farinha de osso (usando receita do mestre Hidaka) e em dose proporcional ao a tamanho do vaso. Também alternava com adubação foliar Biofert Plus.
A frequencia de adubação era de 15 ou 20 dias, quando eu vacilava um pouco.

Mesmo assim o conselho é pertinente e em nada fará mal, pois um transplante para bacia maior e uma certa troca do substrato será uma renovação benéfica.
Removerei o máximo de resíduo de adubo sólido que ainda houver também e protejerei do sol.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 1:30 pm    Assunto: Boa sorte Responder com citação

Caro amigo, faça o replantio, desejo boa sorte com suas plantas, pois sei muito bem o quanto é ruim perder uma planta querida.
Nosso amigo Glauco é da região e com certeza poderá ajudar se vc julgar necessário, pois é sempre muito bom para nos, principiantes, contarmos com com um feedback dos mais experientes.


Abraço fraterno




.
_________________
" Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Fabioso,

acompanharei atentamente a reação futura de tuas plantas depois de efetuar as recomendações dos faristas que opinaram as possíveis causas dos problemas surgidos.Sem nanhuma relutância acho que sòmente te resta efetuar tais procedimentos, tendo em vista as várias fases de aplicações de defensivos sem obter resultado satisfatório.
Ficaremos na espectativa que obtenha bons resultados.

Um abraço - Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/02/08
Mensagens: 553
Localização: brasilia DF

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Fabioso ,como vai?

Concordo quase que plenamente com as conciderações e possiveis ações propostas pelos colegas,.,,,.
Estou com alguns Ulmus vindos do sul e ao que me parece estão
com sintomas bem parecidos , mas faço uma pergunta suas
plantas estão devidamente aclimatadas ou é o 1º ano pois no meu
caso recentemente elas começaram a reagir positivamente.
De qualquer maneira eu tambem ainda estou na duvida vou
aguardar mais uns dias p/depois implementar alguma ação .mas
com adubação todo cuidado é pouco ( melhor pecar p/omissão que
por excesso certo) .Qualquer novidade poste pra gente ok.
G abraço.
Pv
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 12:41 am    Assunto: Responder com citação

Realmente agradeço a solidariedade de todos e aos valiosos conselhos que acolherei.

Quando a ultima pergunta, a planta a que estou em situação de emercência e eviei fotos é uma zelkova que já tem mais de um anos comigo. Acredito que está aclimatada.

Realmente vou rever a adubação, pois na ultima adubação empreguei um copinho bastante furado de iodurte cheio com torta de mamona+farinha de osso na superfício do substrato (como alguns bonsaitas fazem colocando uns vazinho cheio deste adubo na superfície do substrato).

Estou interrompendo a adubação, protegendo do sol e providenciarei trnaplante para bacia grande.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabioso

Pensei que este forum estava inactivo, já que o meu link deixou de funcionar Sad e só hoje é que vi, ao pesquisar de outra forma Shocked.
Vendo o seu apelo, tentei responder-lhe no forum "Bahia Bonsai clube"...pelo que coloco apenas o respectivo "link"

http://bahiabonsaic.forumvila.com/bahiabonsaic-about858.html
No fundo vai de encontro ao que já foi referido pelos colegas/amigos nas msg acima Wink .

Espero ter ajudado

Boa sorte.

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil