Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Set 21, 2008 4:36 pm Assunto: Mame Buxinho |
|
|
Olá amigos do fórum,
vai aí mais uma tentativa de um bonsai de Buxus senpervirens. Apesar de ser uma espécie tida como resistente, até então não tenho tido sorte ou habilidade para trabalhar com ela, tendo já levado a óbito algumas mudas. Pelo que pude constatar, não gosta muito de podas radicais e de mexidas nas raízes; mas de qualquer modo vamos lá:
FOTO 01 A muda em estado bruto. Foi feita uma poda radical na marca em amarelo.
FOTO 02
FOTO 03 A caixa de fósforo para referência
Onde se pode ver esta cicatriz da poda será coberto com pasta. O vaso tem 15x10x3,5 cm. A frente que se vê na foto tem 10cm. Foi plantada assim para que não mexer muito nas raízes. Eventualmente na próxima primavera mudarei a frente para o comprimento do vaso que é 15cm...
Sugestões e críticas como sempre são muito bem-vindas...
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 22, 2008 2:15 am Assunto: |
|
|
Edson eu também já matei um com uma poda radical. O meu segundo está indo bem, até agora... De qualquer forma o seu mame está muito bem encaminhado. Quando a copa ficar mais densa vai ficar muito bonito, parabéns. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Set 22, 2008 12:34 pm Assunto: |
|
|
Édson eu perdi um com um tronco de três dedos de diâmetro, fazendo uma única poda leve em um galho. Ele não recuperou. Secou por inteiro. Seu mame está bem legal amigo. O que acha de um vaso preto??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 22, 2008 5:23 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
não é comum se ver vasos para bonsai na cor preto; como o Buxinho tem folhagem verde-escuro, talvez ficasse melhor um tom cerâmica natural ou pouco mais escuro...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 22, 2008 6:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
O buxus, como qualquer outra sempre verde, pode sofrer intervenções as mais extremadas, seja em cortes radicais de tronco, galhos e raizes, seja em podas severas. Entretanto, a melhor época para esse tipo de procedimento, costuma ser a partir da primavera, quando a planta está mais vigorosa.
Apesar de não aceitar uma desfolha total, pode-se reduzir bastante sua massa foliar, bem como aramar e conduzir seus galhos em angulos os mais ousados possível, sem comprometimento algum. O que se deve ter em mente é que, ao proceder a uma redução da massa verde, deverá igualmente reduzir-se a quantidade de raízes. Elimine primeiramente as mais grossas, mantendo as capilares (raizes finas), principalmente as mais próximas da base, pois elas é que irão sustentar a planta até que esta esteja plenamente recuperada do estresse aplicado.
No caso de redução, como essa que vc efetuou, eu aconselharia primeiro aguardar a recuperação da planta, no vaso em que estivera originalmente, para só depois proceder ao reenvase ou transplante. Todos nós temos a triste mania de querer tudo para ontem, e as vezes pomos a perder ótimos materiais por causa dessa pressa em ver logo o resultado da nossa projeção.
Como dizia a vovó, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguem. Então, a regra numero um, primordial: paciência. Essa é quem irá nos mostrar o verdadeiro caminho para obtermos ótimos resultados com nossas intervenções, sejam elas radicais ou não.
Quanto ao vaso, ainda que alguns relutem em considerar que a escolha depende unicamente do foro intimo de cada um, eu penso em contrário. Creio que sua planta, no estilo pretendido, ficaria mais adequada em um vaso redondo, de bordas lisas ou irregulares, em cor azul clara ou cor de terra.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Braulio
Registrado: 10/02/08 Mensagens: 37 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Seg Set 22, 2008 7:40 pm Assunto: |
|
|
Usar algum objeto ou uma escala pode ser fundamental, embora nem sempre essencial. Poderíamos nos valer mais disso.
Saudações |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Set 23, 2008 10:13 am Assunto: |
|
|
Oi Edson
Parabéns pelo trabalho
Acredito e torço para que ela se recupere muito bem. O tamanho do vaso deve ajudar na composição final, já que deve ter muitas raízes de alimentação! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 23, 2008 6:08 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
agradeço a todos pelas opiniões.
Braulio Toda informação que for possível facilita bastante as opiniões dos amigos...
nickyfury De fato a falta de paciência é uma das maiores causas de insucessos...
Vai aí um esboço grosseiro feito no PAINT dos possíveis vasos para o mame:
Abraço a todos.
Pedro Morales |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 46 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 8:54 am Assunto: |
|
|
Oi Edson, gostei da sua poda!
Pode me esclarecer uma coisa ?
Você podou folhas, galhos e raízes no mesmo dia, transplantou e aramou?? _________________ Franciane |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 05, 2008 9:09 am Assunto: |
|
|
Isso mesmo Fran;
acho que é por isso que ele está amarelando Não sei não se escapa...
Com relação às raízes, elas ocupavam TODO o vaso original, de modo que a poda que fiz ainda conservou muito das radicelas. Mas acredito que o buxinho não gosta mesmo de poda de raízes. Uma saída é fazer a redução BEM devagar!!!
Ou isso, ou estou no time da Ângela!!
Agora pasme, os dois buxus trabalhados pelos meus dois ajudantes, foram estraçalhados mesmo no inverno e eles nem sentiram!!!! Estão firmes e fortes rebrotando que é uma beleza!!!
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 05, 2008 9:27 am Assunto: |
|
|
Nossa Édson que pena. Tenho dois Buxinho e estava pensando em podá-los e fazer mames mais vou desitir. Nem sei o que faço. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 05, 2008 9:43 am Assunto: |
|
|
Marcos,
de todos os buxinhos que tentei apenas um resiste bravamente, apesar de ter secado uma parte da copa...
Provavelmente a impaciência e falta de habilidade tenham sido a causa.
Acho que tem que ser por etapas e bem devagar:
Primeiro você trabalha a copa aos poucos e só depois parte para a redução de raízes também com cautela...
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 11:00 am Assunto: |
|
|
Amigo edson0605
Tenho 3 buxinhos que estão aramados para dar o 1º movimento.
São bem novos e foram obtidos de estaquinhas que peguei na entrada consultório da dentista de minha filha.
Seu buxinho está muito bonito e acredito que será um belo exemplar pela forma que está conduzindo.
As dicas do Amigo nickyfury também são de grande valia e me chamou muito a atenção a dica de não desfolhar por completo.
Parabéns e boa sorte com o Buxinho.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 05, 2008 3:43 pm Assunto: |
|
|
Édson fui olhar agora o meu buxinho qu estava seco, por incrível que pareça ele está com vários brotos. Depois de ficar varios meses sem sinal de vida. Será que pode se recuperar??? Devo limpar os galhos secos??? Pois aonde está os galhos secos que estão com brotos. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 05, 2008 3:53 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
se ele está com vários brotos está se recuperando com certeza. Acho que você deve esperar o desenvolvimento deles por mais algumas semanas para qualquer intervenção...
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
|