FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pingo de ouro
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cleuber



Registrado: 21/04/05
Idade: 41
Mensagens: 96
Localização: Brasília

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 1:57 pm    Assunto: Pingo de ouro Responder com citação

Galera, não resisti e transplantei esse pingo pro vaso "definitivo" (ao meu ver é claro)...acho que só precisa fechar mais a copa e diminuí-la um pouco...


medidas da planta: 19cm de altura, 4cm base do tronco, largura da copa 17cm
vaso: 4cm de altura, 14cm de diâmetro
com essas medidas pode ser considerado um mame?! Ou vcs nem consideram um bonsai ainda, lembrando que este é meu primeiro trabalho final (bonsai)

detalhe do jin

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 2:38 pm    Assunto: Re: Pingo de ouro Responder com citação

Oi Pinha... tudo bem?

Um mame tem no máximo 7cm de altura. Assim, sua planta poderia se encaixar como um Shohin, que tem até 25cm.
Seu trabalho de redução foi bem legal, mas agora voce tem que trabalhar a copa do bonsai.
Voce definiu dois galhos laterais e um para ser o ápice, portanto, seria legal conseguir novas brotações para formar uma copa mais estruturada. Isto requer tempo.... e um pouco mais porque voce colocou num vaso pequeno, onde o desenvolvimento será mais lento.
Mas é isso mesmo... dedicação, tempo, paciência....

Boa sorte,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Pinha !!!! Laughing Laughing Laughing
Oi Charles !!! Laughing Laughing Laughing
Há controvérsia com relação a MAMÊ ou ANÕES: Diz Fábio Antakly "os bonsai que não ultrapassam 15 cm são denominados anões ou mamê. O termo mamê é utilizado para os bonsai que caibam por inteiro na palma da mão".
Não possuo nenhum exemplar de Pingo de Ouro porque esta planta requer sol pleno.

O Marco Nascimento possui cada exemplar fantástico, peça ajuda à ele.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cleuber



Registrado: 21/04/05
Idade: 41
Mensagens: 96
Localização: Brasília

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

é galera, sei que me precipitei, mas é difícil se segurar, conheci a arte há uns 6 anos, e desde então venho botando a mão na massa, já matei muita planta, mas de uns 3 anos prá cá os resultados vêem aparecendo.... Como ainda não tenho nenhum bonsai, pois não tenho interesse em comprar e sim fazê-los, resolvi envasar logo esse pré, pra pelo menos aliviar a tensão..... Charles, valeu pelas dicas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Pinha,

Talvez sua decisao antecipada de plantar a arvore em um vaso de Bonsai seja ate de grande utilidade paa voce, pois o crescimento dela sendo mais lento ajudara vc a ter mais paciencia e a se dedicar mais a trabalhos importantes, como a densificação da copa e sua formação e todo o trabalho estetico e radicular da planta. Todos nós ja plantamos ou algum dia iremos plantar uma planta antecipadametno no vaso definitivo por pura ansiedade de ter O NOSSO PRIMEIRO BONSAI, que muitas vezes nao sobrevive mais quando sobrevive além de nos dar muita gratificação nos ensina mais do que esperavamos. Poruqe nao verdade quem ensina todos nós Bonsaistas, nao sao os livros, revistas os grandes mestres e nomes do Bonsai, eles apenas auxiliam, vc realmente irá aprender com a arvore ela lhe dirá o que fazer, o que ela quer e como vc está agindo e evoluindo em seus cuidados. Do mais fica o meu ate mais.


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Jun 22, 2005 7:45 am    Assunto: Responder com citação

Oi pinha !!!

Ansiedade é fogo mesmo...!!! Mas como foi bem dito agente acaba aprendendo...
Mesmo assim vc pode conseguir um bom trabalho com sua planta, com um pouquinho mais de tempo...
acredito até que nos próximos transplantes vc acaba voltando ele pra mamadeira, pois isso já aconteceu comigo e certamente com muiiiitos outros... de certa forma a arte depende do nosso estado de espírito!
Como sugestão diria pra vocë definir o estilo que pretende(qual seria???) e nas brotações futuras, dar profundidade ao conjunto com galhos na parte de trás.

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 22, 2005 8:13 am    Assunto: isso Responder com citação

Pessoal,

Aproveitando esse assunto gostaria de fazer uma pergunta.
Tenho uma Cheflera que está na bandeja de bonsai há uns 2 ou 3 anos e suas raízes estão saindo pelos orifícios de drenagem. Estou pensando em colocá-la pra engrossar no escorredor + mamadeira. Então, devo podar esse excesso de raízes e colocá-la no escorredor ou aproveitar esse grande quantidade de raízes para a mamadeira?
Parece idiota a pergunta, mas quando a gente é iniciante não temos coragem pra nada. Embarassed
Abraços!

Fábio

PS: Quando eu desembarcar coloco uma foto dela aqui. Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Jun 22, 2005 8:32 am    Assunto: Responder com citação

Oi Fábio

se vocë vai colocar no escorredor não precisa podar as raízes, pois o objetivo vai ser o melhor desenvolvimento da planta. com um ou dois meses essas raízes já vão estar saindo pelos furos, então mamadeira nelas!!!
espero ter ajudado.

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 22, 2005 8:41 am    Assunto: :) Responder com citação

Obrigado!! Mr. Green
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/03/05
Idade: 62
Mensagens: 397
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio, concordo como Alexandre, se vc vai colocá-la no escorredor, para depois colocar na mamadeira, vc deve conservar a maior quantidade possível de raízes, quando for colocar sua planta no escorredor, evite o máximo mexer no torrão (se puder coloque-o inteiro) e complete escorredor com areia, nada mais.
Na mamadeira, eu misturo terra adubada com esterco curtido de coelho (meio a meio) e carrego na adubação.
A adubação do escorredor é a normal, a da mamadeira pode ser o dobro ou o triplo do normal, essa terra bem adubada é que vai atraír as raízes finas para a mamadeira, em busca do alimento e isso vai favorecer o engrossamento do tronco.
Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil