FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia Jacaré
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Deoaraujo



Registrado: 30/09/08
Idade: 34
Mensagens: 12
Localização: Itabuna BA

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 6:14 pm    Assunto: Tuia Jacaré Responder com citação

Olá gente!
Procurando sarna pra se coçar, achei de comprar um bonsai. rs...
E pesquisando sobre eles, vi que é um assunto complexo!
*Tô Frita*

Bom, meu bonsai é um Juniperus Procubens (Tuia Jacaré) e tem três anos
ai está a foto dele:




Ai surgem as duvidas!

Básicas:
1. Com 3 anos o bonsai é muito novo ainda?
2. Este Vaso está adequado?
3. Essas folhinhas amareladas são normais? posso tirá-las ?
4. Posso deixá-lo o dia todo do lado de fora em exposição ao Sol principalmente ao da tarde?
5. Qual o melhor periodo para regá-lo ?

Adubação:

6. Farinha de Osso, Torta de Mamona, Esterco e N.P.K : Qual o melhor? qual a frequencia de uso em cada estação ?


Outras:
10. A cobertura do solo com pedriscos tem apenas fins decorativos? pode prejudicar?
11. posso conservá-lo no estilo Chokkan ? ou ele tende a ficar no estilo kengai ?


Bom gente, por enquanto são essas minha duvidas! espero que me ajudem ! Wink

Estou com muito medo pois dois amigos meus não souberam cuidar direito e o Bichinho morreu Crying or Very sad !!

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Qua Out 01, 2008 10:04 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns pela aquisição, sempre existe um meio de começar na arte bonsai, e estas mudinha adquiridas em supermercados e floriculturas muitas vezes são este meio.
Muito bem, esta planta que adquiriu, não se trata de um bonsai e sim de uma mudinha em um vaso. Futuramente você vai entender isso.
Vamos as respostas.
1- Um bonsai com 3 anos ja pode ser considerado um ótimo bonsai, agora uma mudinha como esta ainda não é um bonsai, portanto é bem novinha sim.
2- Em se tratando do vaso, me parece ser de plastico, também não esta adequado ao bonsai em si, ideal é de cerâmica e no tamanho condizente com o estilo e com a planta.
3- São normais, pode retirar sim.
4- O bonsai é uma árvore, portanto sua exposição ao sol é recomendada, em se tratando de um junipero, ele adora sol.
5- O período de rega existem muitas divergencias, mas vou citar aqui a minha opnião própria ok, eu rego perto do meio dia, minhas plantas estão todas saudáveis e com ótimo vigor, me baseio na seguinte tese, quando você toma água? Quando está com sede não é. Por isso rego na hora em que eles precisam de água e por considerar que até a noite eles não estarão encharcados, o que pode ocasionar apodrecimento de raízes.
6- Uso a associação de farinha de osso com torta de mamona na proporção de 50% de cada um. Esterco nunca usei. NPK é a formulação dos nutrientes que existe no adubo.
seguindo a sua orden:
10- Esse pedrisco é só decorativo, eu não gosto e acredito que no mundo bonsai ninguém aprecie.
11- Com uma plantinha pequena como essa, pode escolher qualquer estilo.

Agora uma dica, retire ele deste vasinho e coloca em um recipiente maior com um bom substrato para ele desenvolver e engrossar mais o tronco, enquanto isso você escolhe o estilo e vai adquirindo mais conhecimento sobre esta viciante arte.
Lhe desejo sucesso.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 13/06/07
Idade: 35
Mensagens: 642
Localização: Goiania-Goias

MensagemEnviada: Qua Out 01, 2008 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Deo eu começei com um desse e nunca mais parei Cool
Uma vez infectado pélo vírus do bonsai já era...hehehe

Sucesso!
_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil