FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

sobre os tijolos
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

ola amigos,
tem tempo q eu não posto aqui.....

mas eu gostaria de saber se tem uma maneira de moer tijolos mais eficiente q a minha MARRETA!
já vi q a tecnica da toalha esposta pelo amigo tb não é muito eficiente.
abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 13/07/06
Mensagens: 280
Localização: São Miguel das Missões - RS

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 3:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá

Como meu pai mora no interior, numa distância de 40 Km da minha casa, peguei um triturador de cereais(milho, trigo, soja, etc), com peneira de furos grossos ou até mesmo sem peneira também dá, e ligo num motor agrale que ele tem (numa rotação bem baixa, já no motor elétrico não testei), funciona que é uma beleza, em pouco tempo se faz um monte. Depois é só peneirar para separar o pó (e como da pó na hora que está triturando). Também fica alguns pedaços maiores os quais podem serem triturados novamente ou no meu caso os uso na mamadeira dos pré-bonsai. Antes de largar no triturador quebro as telhas em pedaços menores. Também uso misturar no substrato cupinzeiro, só que ele é diferente das fotos anteriores, ele é mais de madeira, mas não dura muito tempo, incluo ele na porção da matéria orgânica, já que ele se deteriora (não pode ser usado muito), pois senão vai sentando no fundo do vaso e inpede a saída da água. Uso ele, porque noto que favorece o desenvolvimento da micorriza.

Um abraço
Afonso
_________________
O que não tem solução, esta solucionado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
dori
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/05
Mensagens: 212
Localização: Goiania - GO

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Eu uso isso:

é uma engenhoca manual pra moer cana.
ela quebra os pedaços de telha em pedaços menores.
Depois eu uso peneira para feijão malha de aproximadamente 6 mm.
o que passa por essa peneira eu passo na peneira para fubá malha de 1mm. uso o que sobra nessa peneira.
o que passa é pó e é descartado.

O que fica na peneira grossa eu uso para forração em vasos, misturo no substrato para mamadeiras ou quebro manualmente com a ajuda de uma marreta e um pedaço de vigota de madeira e passo novamente pelas peneiras.

Já vi depoimentos do uso do triturador de resíduos orgânico Trapp que me parece funcionar bem.
_________________
http://www.bonsaidori.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Danilo Retucci
Visitante





MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Dori tb sou de Goias e me desculpa o atrevimento, mais eu conheço bem este equipamento de moer cana e deve ser muito dificil moer pedaços de telhas ai !!!!!!! hehehehh
Voltar ao topo
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 13/06/07
Idade: 35
Mensagens: 642
Localização: Goiania-Goias

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Fala galera!
Eu estou atrás de um triturador usadinho pra comprar Cool
Na maretinha tá dificil,só se for do jeito do Alexandre...sentado num banquinho com uma gelada do lado eita! Smile

abração
_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
dori
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/05
Mensagens: 212
Localização: Goiania - GO

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Danilo,
Bom encontrar outros bonsaistas de goiás.
Não é muito difícil nada, em poucos minutos dá pra moer bastante.
é bem mais rápido que no martelo.
mas que eu queria um trapp isso eu queria.
_________________
http://www.bonsaidori.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Danilo Retucci
Visitante





MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

Dori temos um grupo chamado bonsai gyn entra no nosso saite sempre estamos reunindo a galera o saite e www.bonsaigyn.com.br vai ser um prazer vc vir aki nos nossos encontros. Abraços.
Voltar ao topo
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 13/07/06
Mensagens: 280
Localização: São Miguel das Missões - RS

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2008 8:36 am    Assunto: Responder com citação

Ola
Só cuidado no quebrar os tijolos e telhas com o martelo, porque um dia eu estava quebrando(sentado também num banquinho), não usei o óculos de proteção e um caquinho de telha saltou na minha vista e ficou cravado no olho, mas um pedacinho minúsculo, sorte que consegui tira-lo. Mas com a ajuda da minha esposa. Levei um susto, depois disso só com óculos.

Um abraço
Afonso
_________________
O que não tem solução, esta solucionado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2008 2:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A melhor forma para fragmentar, seja tijolos ou telhas ceramicas, é mesmo usando um velho triturador de grãos:

http://www.engemaquinas.com.br/

http://www.mercantilmaquinas.com.br/html_link59.htm









Qualquer que seja o modelo escolhido, pode-se, para minimizar os custos, buscar maquinario velho ou obsoleto em ferro-velhos, comprando novo ou usado o motor elétrico para acionar a maquina, pois fazer tal coisa manualmente não só é cansativo, como desperdiça-se um tempo imenso, que poderia ser melhor canalisado noutras atividades. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dori
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/05
Mensagens: 212
Localização: Goiania - GO

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2008 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

É trabalhoso mesmo.
mas totalmente viável para pequenas quantidades.
eu fico imaginando o tanto de poeira que deve fazer uma máquina dessas ai triturando telhas.

Observação: o melhor é usar telhas ou tijolos furados que são feitos de argila mais pura e queimados a temperatutura mais alta.
aquele tijolinho comum tem muita areia e a queima é de baixa temperatura. ele esfarela muito fácil e vira pó.
nesse triturador um tijolinho comum vai fazer uma nuvem de poeira rsrs
_________________
http://www.bonsaidori.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 4:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Isso é verdade. Eu uso apenas telhas tipo colonial, que fragmento em pedaços pequenos antes de passar pelo triturador. Quanto à poeira, protejo meus olhos com óculos transparentes plasticos, bem como faço uso de luvas e proteção para cabeça e ouvidos. Os fragmentos diminutos podem fazer um bom estrago, então me precavejo e uso uma roupa que proteja meus braços. Shocked

Aliás, recomendo que, antes de fazer uso de um equipamento como esse, faça uso de equipamentos de proteção, para evitar acidentes, bem como mantenha à distância crianças e animais domésticos. Wink

Quanto ao material ceramico, alguns bonsaistas preferem triturar o tijolo oito furos, conhecido em Brasilia como tijolo furado de Anapolis, numa referencia a essa cidade goiana, de onde são originarios. Ele recebe uma boa queima, não tão intensa quanto as telhas que uso, mas bem melhor que o famoso tijolinho maciço, que realmente libera muito pó (alguns dizem "pó de mico"), e não é tão bom, vez que não dura muito no vaso até sua compactação. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 12:24 pm    Assunto: Responder com citação

amigos,
alguem ai já fez uma pesquisa pra saber
a maquina que tritura tijolos e q tem o menor preço?
aqui em vitoria ES eu achei uma 800 reais E Q POR HORA NÃO CABE NO MEU ORÇAMENTO. Embarassed
vo caçar uma dessas de moer cana por hora Very Happy
rsrsrs

t+
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 6:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Filipe, eu adquiri um triturador como esses mostrados nas fotos que postei, em um depósito de ferro-velho. Na época, paguei por ele 70 reais. Em oficinas que consertam motores elétricos, adquiri um motor elétrico, recondicionado e pintado, com duas polias e duas correias longas, pagando 100 reais. Em seguida, procurei um serralheiro que vendeu para mim uma bancada usada que ele não queria mais, por 20 reais. Somando tudo, 190 reais, creio que meu "triturador" não saiu tão caro assim, vez que, em termos de utilidade para mim, fiz um ótimo negócio. Wink

Agora, comprar tudo novinho em folha, realmente é desanimador. Se em tua cidade não tem depósito de ferro-velho, procure em fazendas, chacaras ou similares. Sempre se pode encontrar algo que não querem mais ou que não tem mais a mesma funcionalidade. Alguns até podem pagar a voce para se verem livres dessa "tralha". Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil