Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nitnitsuj
Registrado: 21/10/08 Idade: 35 Mensagens: 20 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qua Out 22, 2008 9:50 pm Assunto: ficus |
|
|
tenho um ficus q coletei recentemente muito bonito (pelo menos seu nebari mas naum gostei do estilo ou de seu formato, o q devo fazer
e este eh o nebari
vlw |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Out 22, 2008 11:34 pm Assunto: |
|
|
Eu faria uma poda drástica logo acima do primeiro ramo, então usaria apenas a base do ficus, mas claro, isso é o que eu faria.. hehehe
abraço. |
|
|
 |
nitnitsuj
|
Enviada: Sex Out 24, 2008 4:13 pm Assunto: eh |
|
|
eh eu tambem pensai nisso mas naum sei o q faria apos isto... |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Out 25, 2008 5:33 am Assunto: |
|
|
Amigo
Após a poda você teria que recomeçar toda estrutura dos galhos...
para um melhor resultado, o melhor seria replantar numa bacia ou local que dê mais condições de crescimento
Os novos galhos, que de preferência devem sair de alturas diferentes e por toda circunferência do tronco (profundidade), serão formados através das podas no ápice... deixa crescer, corta, daí certamente surgem duas brotações, uma será galho e a outra a continuação do tronco... deixa crescer, corta e assim vai fazendo até chegar na altura desejada.
Acrescentando, fiz um pequeno projeto pra seu ficus:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 25, 2008 7:31 pm Assunto: |
|
|
As projeções do Alexandre são sempre muito boas. eu cortaria onde ele indicou, porque ficariam alguns galhinhos com folhas, garatindo uma nova brotação.
esse tipo de ficus nem sempre tolera podas radicais, as vezes brota outras vezes pode morrer.
acho que com esse projeto seu ficus estaria bem encaminhado. _________________ P.C. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Out 26, 2008 6:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
O estilo proposto nessa projeção chama-se moyogi, e é um dos mais usuáis e comuns, encontrados em praticamente todos os viveiros ou coleções de bonsai, mas nem por isso menos bonito ou mais fácil de ser formado, pelo contrário.
O grande mestre de bonsai Jonh Yoshio Naka, traçou em seu livro Técnicas de Bonsai, um desenho esquematizando a melhor forma de cortar para conduzir um tronco até atingir o resultado proposto. O desenho abaixo ilustra bem essa sequencia. Naka chamava de "deixar crescer e cortar" a essa técnica, simples, porém interessantissima e que permite, em pouco tempo, ter em mãos um bom caule com que sustentar a estruturação aerea necessária ao estilo pretendido:
Conquanto o ficus seja uma espécie relativamente fácil de ser trabalhada e conduzida, visando educa-la nesse estilo, o conselho de replantar em um recipiente maior é bem dado. Faça uso de uma bacia, perfurada na lateral e no fundo, melhor que um escorredor, pois permite a emissão de mais raízes, o que, com o tempo, irá auxiliar melhor na recuperação e desenvolvimento de sua planta. Lembrando apenas de cuidar do nebari, que poderá ser, aos poucos, formado juntamente com o tronco e a parte superior.
Um bom material vc já possui. Um ótimo projeto, agora é só adequar as dicas, aprender com as sugestões e encaminhar sua planta, até ter em mãos o bonsai tão sonhado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
nitnitsuj
|
Enviada: Sáb Nov 01, 2008 3:17 pm Assunto: tah melhor |
|
|
fiz a poda, vou lixar akella pontinha para fikar melhor agora eh soh botar na chupeta, aramar? e esperar certo?
 |
|
|
 |
nitnitsuj
|
Enviada: Dom Nov 02, 2008 1:17 pm Assunto: final |
|
|
botei num escorredor e aramei
VLW todos os comentarios mas segui a opsaum do Alexandre S. Coelho achei q foi genial
QUEM DISSE Q FAZER BONSAIS EH FACIL?
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Nov 02, 2008 5:26 pm Assunto: |
|
|
nitnitsuj,
seu fícus está com um nebari pouco comum para o estilo moyogi. Seria interessante uma alporquia acima das raízes para corrigir isto. Não sei se o benjamina variegata daria uma boa resposta, mas te daria uma possibilidade de ficar com um moyogi na parte superior e uma planta para iniciar com um estilo mais adequado na parte inferior.
Tomei a liberdade de editar sua mensagem anterior para diminuir a foto. estava atrapalhando de ler as mensagens e até de ver a planta.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 04, 2008 10:46 am Assunto: |
|
|
Eu acho que é possível conseguir facilmente mudas muito melhores que essa pra fazer um bonsai de ficus benjamina variegata.
Essa ai pode até dar resultado mas vai demorar demais.
- O ficus variegata tem desenvolvimento menos vigoroso, principalmente em vasos.
- O tronco inicial é muito reto e termina num corte que dará uma cicatriz que dificilmente vai fechar.
Se fosse meu...
- faria um alporque logo acima das raizes para formar um nebari radial.
- Cortaria o tronco logo abaixo daquele corte, usaria apenas a parte inicial do tronco para um hokidashi. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 04, 2008 11:06 am Assunto: |
|
|
nitnitsu...
Um vaso maior, tipo bacia, daria mais condições de crescimento a sua planta
Olhando estas novas fotos, dá pra ver que o 1º galho nasce de um lado e vai para o outro, cruzando o tronco pela frente, não aceitável no bonsai . Uma solução pode ser mudar a frente para este galho ficar de fundo...
Conforme a planta for crescendo você vai estruturando os galhos:
O alporque sugerido realmente será bom para diminuir a altura e refazer o nebari  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
nitnitsuj
|
Enviada: Ter Nov 04, 2008 1:57 pm Assunto: AJUDA ENTAUM |
|
|
vi os comentarios recente mas gostaria de ver ''projetos'' isto facilita meu entendimento do q vc quer passar entaum se puderem mandem projetos detalhados brigado todos os comentarios |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 12:50 pm Assunto: |
|
|
Nitnitsuj
O projeto seria o mesmo. A única mudança seria a retirada deste galho que cruza o tronco, como mostrado na última postagem  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
|