|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo José
Registrado: 07/11/08 Idade: 44 Mensagens: 24 Localização: Araraquara-SP
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 1:04 pm Assunto: Adubação |
|
|
Saudações a Todos
Tenho uma duvida que me surgiu a respeito de fertilização.
Posso realizar fertilização da raiz e da copa ao mesmo tempo ou tenho que respeitar um certo tempo?
Outra coisa, os adubos liguidos para folha e raiz podem ser misturados para se conseguir uma concentração melhor?
Abraços a Todos |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 1:25 pm Assunto: |
|
|
Paulo, a adubação é um assunto polêmico, existe mil maneiras de adubar sua planta, você tem apenas que tomar cuidado com a dose de adubo que vai colocar, pois o adubo é um sal e porisso pode desidratar sua planta e se for em excesso ela vai pro saco.
Eu faço o seguinte. Ao replantar minhas plantas eu coloco acima da camada de pedrisco uma camada de super fosfato simples (fonte de fósforo). Coloco esse adubo no fundo pois o fósforo é imóvel e ele não vai descer caso você aplique ele em cobertura. (Podemos chamar essa de adubação de raiz.) É interessante também colocar um pouco de calcário misturado no substrato, este vai fornecer cácio e magnésio, que também são considerados imóveis, porisso tem que estar onde a raiz vai crescer.
Vamos a quantidade. Num vaso de 40x25x6cm eu coloco uma xícara de café de super fosfato simples e meia xícara de café de calcário misturado no substrato.
Adubação com adubo foliar. Utilizo um adubo 20-20-20 (em pó) onde diluo uma colher de chá em 2L de água e pulverizo sobre as folhas, lembre se de aplicar o adubo nas horas mais frescas do dia, eu prefiro fazer isso depois das 18:00 quando o sol já está mais fraco. Pode fazer a aplicação desse adubo uma vez por mês.
Adubação com adubo granulado sobre o substrato eu não recomendo, pois é difícil de saber o quanto aplicar. Quando eu utilizo uréia, eu diluo na água antes na proporção de uma colher de sopa em 300mL.
Ah, você também pode usar adubos orgânicos comprados pronto, eu comprei uma vez do Mizuno, eu gostei do resultado.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida pergunte!
Abraço _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Paulo José
Registrado: 07/11/08 Idade: 44 Mensagens: 24 Localização: Araraquara-SP
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 2:33 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Pelas Dicas, principalmente a de por super fosfato.
Eu fiz uma mistura de 80% de Torta de Mamona e 20% de Farinha de Osso, e costumo por uma colher de sopa a cada 15 ou 20 dias, e em algumas plantas 01 vez ao mes ponho um adubo próprio pra bonsai com macro e micro nutrientes.
Adubação líguida é a primeira vez que estou fazendo, para ver se consigo alguns resultados melhores de crescimento...
E como estou trabalhando com alguns mini bonsais, com adubação líguida fica mais fácil de distribuir o fertilizante.
Obrigado pela ajuda. |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 2:44 pm Assunto: |
|
|
Cuidado redobrado na adubação de mini bonsais hein... _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|