FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Terra granulada
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mariotti



Registrado: 14/07/04
Idade: 67
Mensagens: 55
Localização: Cerquilho-SP

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2004 9:34 pm    Assunto: Terra granulada Responder com citação

Olá Amigos

Gostaria de saber se alguém utiliza alguma técnica para que a terra granulada utilizada no solo de Bonsai fique mais tempo rígida e consequetemente demore o máximo possível para começar a desfarelar ?
Ja ouvi dizer que alguns colocam um elemento quimico que fica levemente alcalina ou fazem choque térmico ?

A ultima que preparei esta sendo agora na época de chuva uma decepção.

Grato

[]'s
Mariotti
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Out 17, 2004 11:24 am    Assunto: Re: Terra granulada Responder com citação

Mariotti, veja se consegue a argila expandida pequena, 3/4 mm. Dura muito tempo, retém umidade e é leve.

mariotti escreveu:
Olá Amigos

Gostaria de saber se alguém utiliza alguma técnica para que a terra granulada utilizada no solo de Bonsai fique mais tempo rígida e consequetemente demore o máximo possível para começar a desfarelar ?
Ja ouvi dizer que alguns colocam um elemento quimico que fica levemente alcalina ou fazem choque térmico ?

A ultima que preparei esta sendo agora na época de chuva uma decepção.

Grato

[]'s
Mariotti

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2004 9:55 am    Assunto: Re: Terra granulada Responder com citação

Oi Mariotti,

Hoje estou utilizando na mistura do substrato, argila expandida quebrada e peneirada. Ao quebrar é gerado muita granulação finíssima, que eu descarto. Fico apenas com granulos entre 2 e 4 mm.

Para quem tem acesso, a parte interna de cupinzeiros é muito boa também. Mas apenas a parte interna, que é bem escura e dura. Isso decorre de uma determinada secreção que os cupins incorporam à terra comum, tornando-a mais dura. Esta granulação se mantém no solo de bonsai por tempo sufuciente, ou seja, até um novo replantio.

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
mariotti



Registrado: 14/07/04
Idade: 67
Mensagens: 55
Localização: Cerquilho-SP

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Mário, Charles

Conheço a argila expandida, mas confesso não é muito de meu agrado, agora quanto a terra de cupinzeiro aqui tem bastante mas nunca utilizei, vou testar.
Charles , me falaram que é a parte de fora mais seca, e agora você diz que é a de dentro, na hora de quebrar tenho que descobrir né.
O que gostaria de saber é que sei que tem um macete para a terra que já é granulada ficar mais endurecida e consequentemente durar mais sem precisar ir ao forno , então quem sabe não aparece alguém que conheça aqui no fórum.
De qualquer forma , muito obrigado

Mario, você sempre utilizou arg. expandida em seus bonsai.

[]’s
Mariotti
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2004 12:38 am    Assunto: Argila expandida Responder com citação

Mariotti, faz alguns anos que uso, ela tem entre 2 e 5 mm aproximadamente.

mariotti escreveu:
Caro Mário, Charles


Mario, você sempre utilizou arg. expandida em seus bonsai.

[]’s
Mariotti

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2004 8:06 am    Assunto: Responder com citação

Oi Mariotti, tudo bem?

Ótimo voce ter bastante cupinzeiros aí (os agricultores devem detestar!! Very Happy )
Faça o teste do que te falei. A parte externa é mais vermelha, esfarela mais fácil e gera uma granulação muito fina. Em seguida, coloque água nela e veja como se dissolve. É esta parte externa que eu sempre descartei.
Ao contrário, quebre e peneire a parte interna. Verá que é bem mais escura, dura e produz granulação bem legal. Agora molhe... e compare com o que acontece com a terra da parte externa.

Mas, seja terra de cupinzeiro, argila expandida ou outra qualquer, fica sempre a critério de cada um, diante da facilidade de obter um ou outro, bem como, preferências pessoais.

Eu testei e recomendo ambos... argila expandida e terra da parte interna de cupinzeiros.
Queimar terra comum ou macetes para endurecer seus granulos eu nunca fiz... portanto, nao tenho opinião a respeito.

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 9:41 am    Assunto: Responder com citação

Mariotti,

Concordo plenamente com o nosso amigo Charles quando diz:

"Mas, seja terra de cupinzeiro, argila expandida ou outra qualquer, fica sempre a critério de cada um, diante da facilidade de obter um ou outro, bem como, preferências pessoais."


Tenho utilizado tijolos manuais (maciços), triturados à base do martelo, passo em duas peneiras, primeiramente por uma de malha maior e, logo após, por outra de malha menor, para eliminar o pó.

O tijolo triturado demora bastante a se decompor.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2004 12:23 am    Assunto: terra granulada Responder com citação

olá,

Apesar de pouco tempo fazendo bonsai, tenho pesquizado muito, e cheguei às seguintes conclusões:
- A terra de cupinzeiro é melhor se triturado a parte dos buraquinhos, que é mais resistente à umidade
- A terra de barranco peneirada seca, também tem boa resistência à água.
- Pode-se substituir a terra granulada por carvão triturado, pois absorve bem a água e possui vários íons importantes para as plantas,
- A argila expandida não absorve a água e por ser tratada com calor perde parte de suas propriedades benéficas.

Conclusão, tenho usado a seguinte mistura como substrato:
Areia de rio com pedrisco (de rio ou de brita) em quantidades iguais, mais 10 a 30 % da quantidade total de carvão ou terra granulada (usar quantidade menor em família de pinheiros). Além disso não descuido da adubação e regas.
Os resultados têm sido muito bons.
Obs. todos os elementos são passados em duas peneiras, uma de feijão (5mm)e outra de fubá (2mm), utilizando-se o que ficar na de fubá.

Abraços,

Jackson.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil