FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bokashi
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Deco-RJ

MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2008 9:01 pm    Assunto: Bokashi Responder com citação

Olá a todos!

Tudo bem?

Aqui, no Rio de Janeiro, há uma fábrica produtora de vasos à base de fibra de coco, entre outras coisas. Por meio do site desta empresa, descobri um link sobre paisagismo (www.paisagismobrasil.com.br ) Neste há diversos textos, dicas e matérias sobre paisagismo em geral. Num deles, li sobre uma forma diferenciada de adubação e fugicida, a saber: bokashi. Daí as perguntas: alguém já conhecia esta técnica? Colocaram em prática? Funciona mesmo como adubo e fungicida?

Segue o link para que também leiam:

http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=1070&action=read

Abraço a todos!

Obs: se matéria não pertencer a este tópico, podem passá-la ao lugar apropriado, por gentileza?
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 11, 2008 6:52 am    Assunto: Responder com citação

Deco, sei que o bokashi é muito utilizado no japão, a sua formulação é a seguinte.
kg %
farelo de arroz 500 31,25
farelo de algodão 200 12,5
farelo de soja 100 6,25
farelo de osso 170 10,625
farinha de peixe 30 1,875
termofosfato 40 2,5
carvao moido 200 12,5
melaço 4 0,25
EM/4 4 0,25
agua 350 21,875
Sei que é um bom adubo, mas como fungicida, no japão é muito utilizado o extrato pirolenhoso, até criei um tópico sobre este ultimo.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 11, 2008 3:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Na tradicional mistura TM+FO, disseminada principalmente nos foruns, lembro que certa vez mestre Hidaka dissera acrescentar formicida em pó, do tipo que se usa contra formigas, colocando algo em torno de uma colher de chá (pequenina), para cada baiada da mistura. Isso ajudaria, pois devido ao forte odor caracteristico da mistura em decomposição, que atrai moscas em profusão, e que, na sequencia depositam suas larvas, o veneno iria matar essas larvas, sem no entanto prejudicar a planta. Very Happy

Essa mistura, BOKASHI, eu não conhecia. Ao menos não com esse nome. Mas em um evento de que participei no Terra Bonsai, do bonsaista Rock Junior, lembro de uma fórmula descrita por um dos participantes, não me lembro se o Valentin (Biokits) ou o Martins, sobre uma mistura em que seriam usados diversos tipos de farináceos: farinha de osso, de peixe, de sangue, de ostra, etc. Imagino que seja, a grosso modo, uma variação desse Bokashi. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 12, 2008 8:37 am    Assunto: Responder com citação

Nick, esta é a fórmula usada no Japão.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2008 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

Eu uso este:

http://www.bioorganica.com.br/bioBokashiPo.asp

Faz pouco tempo, uns3 meses, e como as plantas estão voltando do inverno, eu n posso dizer que está relacionado somente a ele, pois fiz uma adubação forte no outono, porém estão todas muito saudáveis...

A empresa bioorgânica é séria e atende a qquer informação solicitada, são profissionais competentes e utilizo tbm via foliar o produto deles que se chama biofish http://www.bioorganica.com.br/bioFish.asp além de outro que é para prevenção de pragas, o floraneem http://www.bioorganica.com.br/floraNeem.asp .

Grande abraço,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 14, 2008 11:01 am    Assunto: Responder com citação

Tem um colega do nosso grupo de bonsai que também é orqudófilo, o Eloir, que comprou, vindo de SP um saco de 20 kg desta mistura chamada bokashi. O Júnior tem razão, e colocou até os ingredientes que são fermentados para formar este adubo. Também não tenho notícias de usar como fungicida ou coisa assim.
Mas o Eloir disse que o rsultado da adubação é fantástico, tanto nas orquídeas quanto no bonsai.
Na nossa próxima reunião ele vai me fornecer uns quilinhos para mim. Eu diria para tstar, mas pelo visto já está mais do que testado.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: