Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DenaL
Registrado: 23/04/08 Mensagens: 16 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Dez 07, 2008 3:12 am Assunto: Acerola |
|
|
Ola pessoal
Sou novo na arte
Então estou postando minha primeira tentativa d bonsai
uma alporque de acerola
Suposta frente
De cima
Tirei novas fotos
pra ver c melhora 1 pouco
Gostaria da ajuda de voces
para saber no q estou errando
e q m ajudem..no q fazer
Desde ja agradeço.. Abraço |
|
Voltar ao topo |
|
 |
DenaL
Registrado: 23/04/08 Mensagens: 16 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Dez 09, 2008 1:26 am Assunto: |
|
|
Pessoal ajuda aew.. 32 vizualições e ngm posta
ajuda aew galera.. plz |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Wagner Trindade
Registrado: 13/08/08 Idade: 50 Mensagens: 61 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Dez 09, 2008 7:33 am Assunto: |
|
|
Eu tenho um pouco de dificuldade em visualizar uma planta com o seu material. Achei o tronco muito reto....
Eu esperaria a época adequada para fazer a poda em acerolas (não sei quando é isso) e cortaria mais embaixo. Daí com o que brotasse eu escolheria novos galhos e novo ápice. Na primeira foto, vindo de baixo para cima, tem dois galhos mais finos e um terceiro um pouco mais grosso. Eu podaria aí, acima desse terceiro galho e logo abaixo da bifurcação.
Outra idéia. Não sei se a acerola brota bem e se é flexivel para trabalhar mas eventualmente esse terceiro galho mais grosso pode ser seu novo ápice. Eu podaria no mesmo lugar que eu falei. Colocaria arame nesse galho mais grosso, orientando-o para cima. Daí replantaria com o tronco um pouco inclinado para a direita (olhando a primeira foto) de forma que o galho viraria o ápice da planta. Entendeu?
São apenas sugestões....
Um abraço,
Wagner |
|
Voltar ao topo |
|
 |
rgomes
Registrado: 25/11/08 Mensagens: 14 Localização: Olinda-PE
|
Enviada: Ter Dez 09, 2008 9:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Denal!!
A acerola brota bem na madeira eu pensaria em uma poda drástica deixando apenas o segundo ramo do lado esquerdo e deixaria as novas brotações surgirem e a partir delas começaria a orientação. No surgimento das novas brotações vc encontrarar possivelmente o novo ramo principal. Seria interessante pesquisar mais sobre a espécie e técnicas para diminuição das folhas.
espero que te ajude. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
DenaL
Registrado: 23/04/08 Mensagens: 16 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Dez 10, 2008 1:18 am Assunto: |
|
|
Estam ajudando sim
Espero reunir mais ideias
Mt obrigado |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Qua Dez 10, 2008 11:11 am Assunto: |
|
|
Alguém sabe me dizer um bom substrato para aceroleiras?
Disponho de casca de pinus, telha triturada (granulos de até 5 mm), terra preta, terra vermelha e areia grossa com pedriscos.
Utilizo no meu escorredor, terra preta, telha em pedaços e areia, 1/3 (um terço) de cada, mas não me importei com granulometria, tem boa aeração e boa drenagem.
Alguém pode me ajudar? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 6:46 am Assunto: |
|
|
Willian, como frutífera, a acerola gosta de solo mais rico em matéria orgânica. Eu lhe sugiro 40% de terra preta, 40% terra vegetal (plantax ou similar) e 20% areia de rio peneirada, tirando aquela bem fininha que parece pó. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
dori 2.o PASSO

Registrado: 05/10/05 Mensagens: 212 Localização: Goiania - GO
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:30 am Assunto: |
|
|
Sinceramente?
Essa muda é muito feia.
aquela bifurcação não colabora.
o único jeito que acho que ainda tem é cortar logo acima do ramo que cresce à esquerda abaixo da bifurcação.
Mas é possível encontrar mudas de acerola muito melhores do que essa com certa facilidade.
se você plantar hoje de semente, em uma ano já terá uma planta infinitamente melhor que essa. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:35 am Assunto: |
|
|
Junior,
obrigado pela ajuda, mas infelizmente não tenho essa terra vegetal, será que ficaria bom assim?
40% de terra preta
20% de cacos de telhas
10% de casaca de pinus
30% de areia grossa _________________ "A Paciência te espera!" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 2:08 pm Assunto: |
|
|
Willian, a casca de pinus demora muito para se decompor e o caco de telhas é inerte, não tem matéria orgânica.
A terra vegetal é muito fácil de ser encontrada e baratíssima, de uma olhada em casas agropecuárias, aqui na minha região é R$ 9,00 o saco com 25kg. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Claudio Fellini 4.o PASSO


Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 5:22 pm Assunto: |
|
|
Amigo Denal,
Não desanime, mas tenho que concordar com o amigo Dori, esta muda não é a mais propícia para bonsai, procure em viveiros, ou plante, como fiz, não se arrependerás, cresce muito rápido. Plantei uma muda no meu quintal, com menos de um metro, hoje, dois anos depois, já está com 3 metros e produzindo. Paciência é a regra nº 1 do Bonsai.
Tenho uma que colocarei no tópico em oportunidade e verás o trabalho que tive em 3 anos para corrigir a curva do tronco principal, na época plantei mais duas e já estão quase no jeito. Só não me disfiz dela porque serviu muito de aprendizado para mim, e foi a primeira também, hoje ela frutifica e é meu chodó ou xodó.
O tronco da sua está muito reto e grosso, e será quase impossível fazer uma curvatura nele, ou de certo dará trabalho demais em um longo tempo.
Alguns amigos visitam o forum, olham as mensagens mas as vezes não tem o tempo suficiente para respostas ou ajudas bem formuladas, outros tem tantas para responder que não conseguem, basta ver a quantidade de participantes do forum. Espere uma semana e junte as opiniões, novamente peço ao amigo paciência, nesta arte pesa muito.
A disposição
Claudio Fellini _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Salo 2.o PASSO


Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sex Dez 12, 2008 1:51 am Assunto: |
|
|
Olá DenaL, acredito que a sua acerola possua sim algum potencial, por isso fiz uma pequena projeção tentando retratar o que tentarei lhe dizer!!!
Primeiro passe sua acerola para um escorredor com bastante matéria orgânica, plante ela um pouco inclinada para a esquerda, e depois coloque-a na mamadeira, depois corte os galhos marcados em vermelho, deixando somente o galho da esquerda e o tronco principal e em seguida incline o tronco principal um pouco para a direita no sentido da flecha verde, faça uma desfolha total.....não faça tudo isso de uma vez e sim aos poucos para a planta não sofrer muito. A acerola tem uma brotação vigorosa e reage muito bem à podas drásticas, emitindo vários galhos na parte superior. Após essas brotações tente definir um novo ápice e os galhos que serão mantidos. Sem mais demoras eu pensei em algo assim.
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO


Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qui Dez 18, 2008 2:07 pm Assunto: |
|
|
Nem tudo está perdido amigo,
Se ela é feia, certamente servirá de ótimo laboratório para você ir aprendendo e aprimorando as técnicas. As feias nos dão a possibilidade de, como principiantes, irmos arriscando sem receio de errar... Portanto use e abuse dela...
O amigo Cláudio disse tudo...
Abraços e boa sorte.
Franz Lopes |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Dom Dez 21, 2008 6:21 pm Assunto: |
|
|
Denal,
sei que é tua primeira planta... teu início na arte-bonsai...tua esperança de bom começo e assim por diante.
Nem tudo que é feio é descartável...portanto escolha uma das sugestões apresentadas e siga em frente
Um abraço - Ivanil |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|