FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jambeiro, Ficus e Jaboticabeira... e ai??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Saulo Prazeres

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 4:52 pm    Assunto: Jambeiro, Ficus e Jaboticabeira... e ai?? Responder com citação

Ola amigos!! Meu nome é Saulo, sou de São Luís - MA, e sou um profundo admirador da arte bonsai, porém sou iniciante.

Recenteme (dia 29/12/0Cool ganhei 3 plantinhas de um amigo que se diz cuidar de bonsai. É uma jaboticabeira, um ficus e um jambeiro.

A Jaboticabeira parece bem legal, as folhas são pequenas, foi podada por ele e hoje está com 33 cm de altura e 4 cm de diametro do tronco.

O Ficus possuia cerca de 65 cm de altura, sofreu uma poda e está com 22 cm de altura e 7 cm de diametro do tronco. As folhas ainda são médias / grandes.

O Jambeiro possuia 42 cm de altura, com a poda ficou com 33 cm de altura e possui 6 cm de diamentro do tronco. Folhas grandes.

Todas elas estão dispostas no jardim da minha casa, cujo sol pega diretamente nas plantas das 08:00 até as 10:00, e no resto do dia ficam na sombra, porém com um clima quente e ventilado (sem excesso de ventos). Rego sempre quando o solo está comecando a perder humidade (geralmente 1 dia sim e 1 dia não). Vale lembrar que em São Luís não possuimos as 4 estações bem definidas, são 6 meses de sol e 6 meses de chuva.

Algumas pessoas comentaram a respeito das plantinhas. Seguem alguns comentários:
* O ficus possui o tronco trançado, devido isso não posso trabalhar com ele.
* As plantas foram colocadas nesses vazos há pouco tempo, porém algumas pessoas disseram pra retirá-las e coloca-las num esocrredor / mamadeira (porem essas plantas já possuiam uma certa altura e idade).

Ai estão as fotos das 3 plantinhas: http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=4663023404072538779&aid=1226740942

Algumas duvidas minhas:

- As condições de Luz, Rega, Ambiente estão adequadas???
- O comentário a respeito do ficus (tronco trançado) é coerente??
- Devo retira-las dos vasos e coloca-las num esocrredor/mamadeira mesmo que estas plantas tenham sofrido poda e mudança de vaso recente??

Peço muito a tua ajuda, pois seu conhecimento ajudará algumas plantas vingarem bem!
grande abraço

Saulo Prazeres
São Luís - MA
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Saulo,

para termos uma idéia melhor poderia colocar as fotos diretamente no tópico. No orkut a visualização só pode ser feita por quem tem conta, o que não é o meu caso.

Pelos comentários posso imaginar que o fícus seja o benjamina e trançado. Eu particularmente não gosto do trançaco por manter as marcas por muitos anos. É necessário um calibre muito grosso para ser mais natural. Mas há quem trabalhe com ele.

Vou esperar as fotos para poder comentar melhor.

T+
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 6:37 am    Assunto: Responder com citação

Também não posso visualizar as fotos.....não tenho orkut
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 9:00 am    Assunto: Uma ajudinha para as fotos Responder com citação

Saulo,
para postar estas fotos direto no Fórum basta

1 - clicar com o botão direito do mouse na imagem no Orkut,

2 - clicar em COPIAR ENDEREÇO DA IMAGEM e colar no Fórum entre as Tags [img]Colar aqui[/img]

Abraço.
Edson.

PS - Esta tuia que já se foi não é uma boa espécie para iniciantes...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Saulo Prazeres

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 11:46 am    Assunto: fotos Responder com citação

Obrigado por me ajudar a postar as fotos.. como sou iniciante no forum eu realmente tava apanhando pra tentara colocá-las!!

Com as fotos espero que alguem me dê dicas e façam criticas!!

Aguardo ajuda
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Saulo,

suas plantas estão ainda sem a conicidade e estrutura boas para iniciar o trabalho para bonsai, a não ser que faça mames com elas. O que seria recomendável é colocá-las em escorredor/mamadeira e aí iniciar o processo de estilização/modelagem das plantas.

O jambeiro já está mais adiantado, mas como as folhas são maiores a proporção será melhor com um tronco mais grosso e galhos em maior número para conseguir uma densidade melhor de folhagem.

A jaboticabeira está com uma copa muito bonita e saudável, mas com um tronco tão fino ainda não poderá ser trabalhada como bonsai, escoredor/mamadeira será a melhor opção.

O fícus trançado está muito ruim para iniciar a modelagem. Os galhos estão em posições ruins e depois que fez a curvatura piorou mais ainda, pois ficou nada natural.

Sinto colocar dessa forma, mas espero que entenda que estou te dando meu parecer de acordo com o que faço em minhas plantas.

T+
Saulo Prazeres

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 1:47 am    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado. Fique a vontade para comentar.. sao esas opinioes que ajudam os iniciantes a aprenderem.

Na verdade estou cruzando as diversas opinioes que tenho recebido.. alguns dizem para colocar no escorredor/mamadeira.. outros acham que não... mas as dicas sao fantasticas!

obrigado
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Saulo,

como eu coloquei anteriormente, a escolha de se fazer bonsai pequenos ou grandes vai ser muito pessoal. O mais importante é manter uma estética e equilíbrio que dê a impressão de que a planta é muito velha e foi colocada em um vaso. Recomendo que veja muitas fotos de bonsai para que faça uma escolha acertada. Infelizmente na internet se tem uma gama de informação de todos os tipos, sendo muitas mais uma desinformação, por isso fica difícil até para que possamos te ajudar na construção de seu conhecimento já que podem surgir todo tipo de "ajuda". O que deve fazer é estudar, compre livros nacionais no início, temos muito bons livros sobre bonsai com preços bem acessíveis. Saiba primeiro o que é bonsai em sua forma original, na cultura japonesa, e depois estudo outras escolas para poder basear sua escolha.

T+
Saulo Prazeres

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 12:58 am    Assunto: Responder com citação

Agradeço muito pelos comentarios.. sao verdadeiras ajuda pra mim!!

abracos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: