FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O Buxinho que ganhei, aceito opiniões
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno NF

MensagemEnviada: Dom Jan 11, 2009 10:51 pm    Assunto: O Buxinho que ganhei, aceito opiniões Responder com citação

Olá pessoal, sou novo aqui nesse fórum. Tem uns 4 dias que eu descobri o site e não paro de ficar vasculhando tudo. Vi que vocês são muito bons, e por isso resolvi pedir ajuda e concelhos.
Ganhei um buxinho de natal e queria fazer dele um bonsai. vou mostrar umas fotos pra que tenham uma idéia.

essa foto foi tirada antes de eu fazer qualquer coisa. como ele estava muito denso de folhagens, e eu mal via o tronco, resolvi abrir um pouco com amarrações.

podei mais um pouco dos galhos e ficou assim

Esse é o troco dele, depois eu cavei e descobri que todos saem da mesma árvore. (eu achava que eram 2 ou mais)

eu também gravei um video e coloquei no youtube, pra que me ajudem a definir uma boa frente pro bonsai. O video tinha uma boa qualidade, mas quando eu passaei pro Youtube a qualidade se foi, mesmo assim, acho que ele ajudará.

http://www.youtube.com/watch?v=PZ9rr_oui_k

Então é isso. Adoraria que me ajudassem com essa tarefa, se possível com montagens e projeções como eu vi alguns fazendo para as arvorezinhas de outras pessoas Very Happy
Para que fique fácil, vcs podem me dizer qual frente acharam melhor dizendo o tempo do filme, em segundos, ou tirando um "print screen" e me mostrando. Valeu galera.

Editado pela última vez por Bruno NF em Ter Jul 10, 2012 10:16 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 12, 2009 7:51 am    Assunto: Responder com citação

boa planta prá trabalhar. Bruno prá podermos definir a melhor frente, seria bom tirar o exesso de terra da superfície prá que possamos ver a posição que valorize mais as raizes pra podermos começar a estiliza-la, tenho a impressão de esta com um ótimo nebari. Vamos aguarda mais comentarios dos nossos amigos.
um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 12, 2009 8:20 am    Assunto: Responder com citação

Bruno, bem vindo ao fórum Very Happy Exclamation Exclamation Exclamation

Concordo com o amigo Edu, é uma boa planta mas precisaria ver o nebari para melhor opinar Shocked Idea Laughing

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Bruno NF

MensagemEnviada: Ter Jan 13, 2009 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos. Hoje cavei um pouco na base da planta. Não sei muito bem a que vcs se referem quando dizem nebari, mas suponho que seja a base da planta. Eu tentei mostrar isso com as minhas escavações. Seguem as fotos

como vcs podem ver, eu cortei as amarrações que eu tinha feito, mas as cordas ainda estavam lá.

acho que da pra ver também que eu cortei um pouco do vaso plástico, ele atrapalhava a minha escavação. Durante esse processo eu cortei muita raizinha fina, que julgo ser importante para a planta beber água, por isso vou deixar ela descansando por um tempo antes de fazer qualquer coisa. Não sei quanto tempo, se vcs souberem dizer eu agradeço. Bom, é isso ai...aguardo novas sugestões

Editado pela última vez por Bruno NF em Ter Jul 10, 2012 10:18 pm; num total de 1 vez
Andrei
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 13, 2009 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno, Bemvindo ao forum, pelo que conheço do buxinho, não é uma planta tão facil de se trabalhar, mas se tomar alguns cuidados
principalmente com as raizes creio que terá sucesso. quanto a frente da planta minha sugestão seria a 4º foto da 2º sequencia de fotos pois poderia escolher um estilo com 2 troncos, também te aconselho uma redução na copa da planta pois estadensa e isso dificulta um pouco a
estilizaçao valeu!!! tens uma bela planta!

Abraço, Andrei Brum.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 14, 2009 9:31 am    Assunto: Responder com citação

Bruno

Nebari é isto mesmo, O ponto onde começa o tronco e as raizes de sustentação adentrando ao solo.

Conforme o Andrei citou, o buxinho, aqui no Nordeste, não suporta trabalhos muito pesados... transplante, aramagem, podas radicais; não fazer ao mesmo tempo Wink

Fiz um desenho rápido com uma das frentes que acredito ser boa... trabalharia em um "tronco triplo":

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Bruno NF

MensagemEnviada: Qua Jan 14, 2009 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Ficou interessante seu desenho Alexandre, nunca tinha pensado nessa possibilidade, legal mostrar a planta para os outros por isso, uns vêem o que a gente não vê.

Se alguém tiver outras idéias eu aceito e agradeço.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 14, 2009 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno,

a projeção do amigo Alexandre está excelente, mas outras dicas surgirão.

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 1:20 am    Assunto: Responder com citação

ola bruno,
pela experiência que tenho com meu buxinho não contaria com a formação de novos galhos a não ser depois de décadas. Plantado no chão talvez, mas no vaso demora demasiado.
De todo modo você tem um bom material e sabendo tirar o correto creio que terá um bom resultado muito rápido.

Os buxinhos em garal são cultivados para formarem bolinhas e, assim, ficam com cara de arbusto. Da primeira para a segunda foto que vc postou o clima "arvore" já se apresentou um pouco certo? Isso aparece pelo desenho dos vazios. Assim o que sugiro é desenhas estes buracos mais e mais, criando patamares. Desenhe os buracos na horizontal tentando expor os grandes galhos, inclusive o tronco central. Deixe o vazio encostar nele.
Mas é difícil indicar um caminho pois o buxinho é muito compacto e só você pode verificar o que é bom expor de sua estrutura e o que é preferível esconder.
Tente eliminar direções cruzadas, o cruzamento tb é mais tipico de arbustos que de arvores.

depois coloque em um vaso de altura igual a largura do tronco evitando assentar o tronco no centro do vaso. Talvez demore uns dois ou tres reenvasses para conseguir um torão raso de raizes mas, neste quisito, os buxinhos são excelentes, pois o que eles têm de demora no crescimento na copa eles tem de acelerado no crescimento das raízes capilares.

para sentir o efeito fiz um esboço.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Bruno NF

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 9:02 am    Assunto: Responder com citação

Legal duprat, gostei da sua simulação tambêm e obrigado pelas dicas. Pelo visto você parece ter alguma experiência com os buxinhos, então gostaria de te perguntar uma coisa. Como eu posso fazer, de maneira eficiente, a diminuição do tamanho das folhas?
Meu buxinho atualmente tem galhos com folhas já velhas, e bem compactas do tamanho que eu desejo, mas também tem galhos com folhas bem grandes, que estragam a estética.
O que eu já li a respeito disso aqui no fórum foi uma tal de pinçagem. Se é que eu entendi, eu deveria ir cortando as pontas dos galhos ainda jovens, e a medida que eles fossem se ramificando, já nasceriam com folhas compactadas, seria isso?
Apesar da minha resposta ter sido um pouco mais dirigida ao duprat, aceito ajuda de qualquer um, não se sinta intrometido em responder, obrigado.
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 21, 2009 3:22 pm    Assunto: Responder com citação

Minha experiencia não é grande com buxinhos. Tenho somente um e não tive seu problema.
Esperava que o pessoal com mais experiencia desta espécie comentasse mas...
Parece-me que o ideal seria uma desfolha na epóca apropriada.
de uma lida no artigo do tramujas que é muito bom.
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 21, 2009 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Tinha vários buxinhos mais eles após algumas intervenções acabaram secando e morreram. Para iniciante não aconselho muito, mais como você ganhou então faça sim algumas intervenções como disse o amigo Duprat. Agora não espere galhos novos mesmo pois é bem mais bem difícil mesmo.
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 21, 2009 11:37 pm    Assunto: Responder com citação

olhe eu podei radical duas vezes as raizes e não tive problemas. Mas foi na hora certa da primavera quando os brotos começavam a ressurgir.
Poda na copa também tirei bastante coisa e no mesmo momento da poda de raízes, o que na verdade não é aconselhável.
Parece que os buxinhos são temperamentais pelo que o pessoal comenta.
No artigo do Tramujas ele comenta que já fez desfolha em quase todas as espécies de modo que ai deve estar incluido o buxinho. Entretanto, pelo que me lembro, já li por aqui que podar parcialmente, como creio ser a tentação no seu caso, retirando somente as folhas grandes, deixando pelados somente alguns galhos, pode matar o galho em questão.
De uma lida no artigo da desfolha, procure os outros tópicos do pessoal que trabalhou buxinhos, e avalie o risco.
O ideal é ter paciência. Modelar a copa não oferece maiores riscos a esta altura do verão mas desfolha e poda de raizes é bom estar afinado com o ritmo da planta e proceder no momento correto.

Duprat
Bruno NF

MensagemEnviada: Qui Jan 22, 2009 8:41 am    Assunto: Responder com citação

duprat
Obrigado pelo link que me passou com certeza ajudou muito. Acabei olhando o site todo, e não só a matéria linkada, muito bom.

Marcos Castilho
Pois é Marcos, estou fazendo tudo muito devagar, os galhos que estou arrancando são a onde eu não espero que cresçam outros. Mas como o duprat comentou, parece que esses buxinhos são mesmo meio temperamentais. O que alguns dizem é justamente o oposto do que outros disseram, e assim eu vou ficando meio na dúvida. Mas eu estou prosseguindo bem eu acho, pelo menos meu buxinho parece saudável.

Postarei a nova cara dele quando já estiver bem mudado, por enquanto não compensa ainda.
Obrigado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: