|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 18, 2009 10:43 am Assunto: |
|
|
Darkaso, e pode-se fazer isso quando a planta ainda está pequena?
Ou é preciso esperar que ela esteja bem desenvolvida?
Obrigada,
Ana |
|
|
 |
Gustavo Sutilo Martins
Registrado: 07/01/09 Idade: 44 Mensagens: 24 Localização: Alta Floresta-MT
|
Enviada: Seg Jan 19, 2009 10:10 am Assunto: |
|
|
Estive pensando sobre as árvores nativas da minha região (Amazônica) após acessar o link postado pelo colega Franz Lopes.
O que geralmente ocorre aqui são àrvores de grande porte, com copas muito altas, quase sempre no estilo vassoura. Isto se dá porque as sementes germinam em meio da mata escura e crescem rapidamente em busca da luz/sol. Assim, quando jovens, as árvores são compridos varetos quase sem ramificação. Apenas quando atingem a superfície da floresta é que vão ramificar intensamente. O resultado são troncos muito grossos e bastante retos com ramificaçõs apenas na copa. Só por curiosidade, isto é excelente pro setor madeireiro, pois ramificações significam "nós/defeiros" na madeira.
Abaixo um link que demonstrar o "tipo" de estilo que eu estou me referindo:
http://www.achetudoeregiao.com.br/Arvores/Arvores.gif/Carinianalegalis.jpg
Eu estava fugindo um pouco do assunto, mas retorndo a ele agora, acredito que a grande dificuldade do estilo Chokkan - ereto formal - nas espécies nativas é tentar adequá-las a um estilo importado, normalmente usado em coníferas.
Acho que não deva ser tão complicado formar a copa das nativas no estilo chokkan, desde que se esqueça a regra da disposição dos galhos. Seria alguma coisa como demonstra a foto do link a seguir:
http://www.tupa.sp.gov.br/planejamento/atlas_verde/vegetacao_regional/01_esp_arborea_Tupa/castanheira/castanheira_04.jpg
Mas como um mero aprendiz, quem sou eu pra sugerir uma apaptação ou melhor, uma criação do estilo ereto formal extraido da observação das nossas nativas?
Quanto à técnica maluca que eu sugeri alguns postis acima, sobre colocar a muda de ponta cabeça, alguém saberia dizer como se comportaria os hormônios da planta, bem como o rescimento dos ramos e da raiz??
Abraços. |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 19, 2009 12:54 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, é só um chute, mas acho que, se vc colocá-la de cabeça para baixo, a ponta vai entortar em forma de U.
Se vc cortar a ponta, como sugeriu, não sei dizer se os ramos que crescerão mais serão os de cima ou os de baixo...
É um experimento bem diferente, este. Será que alguém já tentou?
Ana |
|
|
 |
Wagner Trindade
Registrado: 13/08/08 Idade: 50 Mensagens: 61 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jan 19, 2009 2:53 pm Assunto: |
|
|
Olha, eu não sou biólogo e o que eu vou falar agora pode ser a maior besteira do mundo. Então me desculpem desde já
Pelo que eu me lembro das minha aulas de biologia a planta tem hormônios que regulam seu crescimento induzindo a raíz a ir para baixo e o ápice a ir para cima. Mas não é só uma questão hormonal, existem outros fenômenos que são o fototropismo e o geotropismo. O fototropismo induz às folhas que crescam para cima, em busca da luz (foto) que é a fonte de energia da planta para fotossintese. O geotropismo induz as estruturas de raíz a buscarem o solo (geo) que, na natureza, geralmente está em oposição à fonte luminosa e que contém os nutrientes e água para a planta. Esse fenomenos estão relacionados com a degradação de determinados hormonios pela ação da luz.
Assim, plantar de cabeça para baixo além de ser meio complicado do ponto de vista prático acho que não vai adiantar muito. As folhas sempre vão buscar um fonte luminosa e a raíz sempre vai crescer para o sentido oposto. A gente observa muito isso quando deixa uma planta crescer encostada na parede: o ápice acaba crescendo meio torto porque a planta vai em busca do sol.
É meus amigos, o ser humano é esperto mas a natureza tem alguns milhões de anos de experiência à nossa frente.
Talvez haja um jeito de enganar a natureza mas eu penso que o melhor é respeitá-la: se queremos tentar um chokkan acho que o melhor é trabalhar uma conífera que na natureza já tem a tendencia de crescer desse jeito. Dá para fazer com outras plantas? Eu até acho que dá pois não há limites para a arte e para o esforço humano, mas será que vale a pena? Bom, mas isso eu acho que é outra reflexão....
Um abraço a todos,
Wagner |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jan 21, 2009 9:04 pm Assunto: |
|
|
Ana,
a poda quando a planta está mais jovem pode ser feita. Com o tempo a cicatriz vai desaparecer. Mas se ela estiver muito grande não daria certo. A cicatriz aparece e pode ficar um platô com um galhoao lado, difícil de caracterizar o estilo.
Gustavo,
existem muitas espécies que podem ser usadas para o estilo. O fícus em geral é um gênero que aceita bem, mas claro que nem todas as espécies. O que vai ser feito não é uma adaptação, mas sim uma intervenção que deve ser feita para que a planta se torne um bonsai. Tente sempre fazer mais natural possível.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Jan 22, 2009 11:41 am Assunto: |
|
|
Uma Jabuticabeira no estilo Chokkan bem interessante. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|