FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

AJUDA JACARÉ SECANDO
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ADAC

MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 9:12 am    Assunto: Responder com citação

Caro Aristoteles.

Vou te passar como salvei meu jacaré, hoje está lindo:

Ele estava em vaso de plástico, com solo só de terra, e lugar de pouco sol.

Hoje ele está num vaso de gesso/cimento caseiro pequeno, mais ou menos fundo (só isso já fez ele melhorar de pronto!), substrado de predrisco, caco de tijolo e vermiculita (1/3 de cada) e sol direto, o dia todo. Tenho adubado com galinaça e água marrom sifonada do fundo do aquário. Ele está brotando feito doido! Mas a recuperação foi muito lenta, demorou mais de um ano para olhar para ele sem ver sinais de sua má-fase. Essa combinação de vaso/substrado o deixa com bastante humidade, mesmo quando o sol castiga.

Boa sorte com seu jacaré!

ANDREA
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 10:28 am    Assunto: Responder com citação

A vermiculita deixa realmente o substrato úmido, até enxarcado por muito tempo, o sol bate e ela persiste por horas, mas aí vem meu questionamento pois eu a uso em mamês, ou vasos muito rasos, geralmente no máximo uns 5~7%, e já me dá essa garantia, eu fico imaginando 33%???

O maior problema não é o calor do verão com esse substrato, é o inverno, no qual ele permanecerá lá, da mesma forma, você não teve problemas com isso?

Minha preocupação é que não haverá um estado de "quase seco" em seu substrato e coníferas não se dão muito bem desta forma, pelo menos por aqui.

Abraço,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
ADAC

MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 12:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, fica difícil responder sua pergunta porque quase não tem mais inverno nesta terra Laughing . É invernico, veranico, El Niño, La niña ... o fato é que mesmo no inverno tem feito muito mais calor que frio, e calor bem seco ... e na dúvida nessa época eu faço o "teste do palito" antes de aguar e diminuo bastante a frequência de regas se for necessário.

Está assim há dois anos e a planta nunca brotou tanto, por enquanto tem dado certo Very Happy .

Só para constar, o vaso é oval, com uns 20cm de diâmetro maior, com uns 8cm de profundidade, e o jacaré tem uns 15 cm de altura, e o tronco de uns 2cm de grossura. Acredito também que ter botado predrisco, que é totalmente inerte e não absorve nada, tem impedido um encharcamento total do substrato.

Pode ser que regiões com clima mais frio realmente requeiram adaptações, talvez mais predrisco e cascalho de tijolo e menos vermiculita.

Abraços,

ANDREA
aristoteles

MensagemEnviada: Seg Fev 02, 2009 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Andrea, mas segundo os amigos acima eu não devo trocar de vaso agora, pois a época não é boa.

Estou lutando para que ele aguente até abril.

Ele continua secando, mesmo estando em um local que leva o sol da manhã e estou mantendo o substrato bem mais humido.

Amanhã postarei mais fotos dele.

Continuo contando com vcs para savarmos ele.

Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
ADAC

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 7:14 am    Assunto: Responder com citação

Com certeza, confie no que os mais experientes indicam!

Lembro que eu transplantei o meu fora de época, mas dei sorte. Tomei essa atitude porque ele veio em vaso de plástico, com aquela argila nojenta sufocando suas raízes, então eu não tinha muita escolha.

Se seu caso se tornar desesperador, aí vc tenta livrar apenas algumas raízes mais externas e mantém o miolo delas no torrão original, e replante, pelo menos as raízes mais externas podem tentar revigorar a planta.

Mas isso se vc não tiver mais nada a perder, enquanto der para esperar, vamos torcer para abril chegar logo! Very Happy

Se ele toma só o sol da manhã, e o substrato está retendo muita água, cuidado para não afogá-lo!!!

Abraços, e boa sorte.

ANDREA
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 9:23 am    Assunto: Responder com citação

No fim do ano, no evento da Nipponbonsai em Joinvile, eu mexi e reenvasei dois jun. procumbens (jacaré), porém os tirei daquela situação ruim que a Andrea fala e os coloquei numa bacia grande, apenas acrescentei substrato de bonsai, com isso pude colocá-lo no ângulo que a planta ficava melhor e consegui uma umidade maior no conjunto.

Acho que isso é inteiramente válido para plantas em treinamento, ao invés da técnica escorredor/mamadeira, pode ir direto para uma bacia grande.

As duas estão muito bem, brotando mais que meus outros da mesma espécie, e ainda estão com pouco sol, e estão muito bem, aqui no sul eu preciso reavaliar o quanto realmente de sol um junípero precisa no verão, estou tendo idéias diferentes depois deste.

Abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: