FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Casca de Pinus no Substrato...
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 07, 2009 3:13 pm    Assunto: Casca de Pinus no Substrato... Responder com citação

Colegas Foristas,

tenho condições de conseguir casca de Pinus aqui em minha região, mas nunca usei a não ser de empresas que vendem adubos já com fragmentos delas como parte integrante da composição.

Procuro dicas de quem usa a casca como parte do seu subtrato a partir do estado primário(casca em si).

Se não for pedir demais, qual a quantidade usada na composição do substrato, bem como que espécies não é recomendado.

Um abraço - Ivanil
- O respeito mútuo, primeira condição de tôda luta intelectual pela verdade, pela honra, pelo dever e pela pátria,(Rui Barbosa -A Esfola da Calúnia,47).
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 07, 2009 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpas,

solicito o especial favor dos Moderadores em transferir minha mensagem para um Tópico próprio para o assunto.

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 07, 2009 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Bom aproveitando o tópico ....

Fiquei afastado do fórum por alguns meses, e gostaria de saber quias são as vantagens de casca de Pinus para a composiçaõ do substrato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 07, 2009 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Cesar, enquanto o Tópico não for removido vamos postando por aki.

Tenho visto muitos substratos para plantas que consta também a casca de Pinos.Muitas empresas já usam a casca na formulação de seus compostos.A da marca Platmax que eu uso tem um percentual de casca de Pinus.A casca é usada com vermiculita, húmus, terra vegetal entre outras.Tenho usado da marca citada e de outros fabricantes com ótimos resultados.

A casca de Pinus por sua vez melhora a porosidade e a areação do substrato, ao menos é o que entendi até o momento.

Estou postando para verificar como está sendo usado e que proporções são as mais recomendáveis, dai verificar as vantagens de sua aplicação no substrato para bonsai.

Recentemente o amigo nicky me recomendou o uso da casca na composição de substrato para recuperação de Ficus que durante anos ficou sem nenhuma adubação.

Vamos aguardar informações de foristas para clareza de nossas indagações.

Abraço - Ivnil
------------------
-Seja simples com a arte, sublime sem orgulho, agradável sem dissimulação.(Boileau - Art poétiquê, conto I, versos 183 e 184).
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 11:25 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Sou principiante... E tenho tentado aprender bastante sobre substratos e gostaria de dar minha contribuição no tema que remete a esta questão que ainda é um tanto controversa.

Substratos...

Sou daqueles que defendem que mesmo no escorredor alguma proporção de matéria orgânica no substrato é importante, especialmente para frutíferas e floríferas. Mas em uma proporção menor que os outros componentes...

A casca de pínus ganha utilidade neste aspecto, ela acrescenta esta dose de matéria orgânica, sem retirar as características fundamentais em um substrato para bonsai: boa drenagem, sustentabilidade, aeração e umidade na dose certa, pelo fato de manter a granulometria semelhante aos outros compostos. Ao contrário da terra vegetal, por exemplo, que tende a compactação...

Mas composições de substrato sempre variam bastante. Muitos não usam nenhuma dose de matéria orgânica e obtém sucesso...

E claro, o emprega deste tipo de componente vai depender da espécie e até mesmo do clima. Em climas quentes, ajudam a manter umidade. Também tenho lido que ajuda a compor um substrato ideal para coníferas...

Fica mais como boa opção na composição do substrato. Eu pelo menos uso sem problemas numa proporção que gira em torno dos 20%.

Vamos esperar outras colocações dos colegas do Forum...

Abraços. Wink

Franz Lopes
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Franz Lopes,

Como vc eu também sou um iniciante, por isso tento aprender o que for possível, visto que vemos muitos relatos que as vezes nos surpreendem.

Uso a casca de Pinus em composto já pronto, adicionando apenas pedrisco: já mudei do dalomita, areia gróssa de rio, arenito e estou partindo para o caco de telha.No pedrisco ocorreu mudanças, e me parece que tudo indica o uso da casca na composição do subsrato ao menos em algumas espécies.

Meu interesse é descobrir o percentual usado,que no teu caso é de 20%, mas como o amigo falou poderá mudar de região para região.

Me chamou a atenção é ver que muitas empresas que produzem adubo acrescentam a casca em seu composto.Está sendo muito usado com outros ingredientes para formação de mudas em geral, principalmente de Eucalipto e do próprio Pinos.

Vamos aguardar relatos de outros foristas.

Um abraço - Ivanil
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Bom a minha dúvida quanto ao uso da casca é devido ao efeito alelopático que suas acículas produzem no solo...

É sabido também que a resina extraida de algumas espécies é fonte de breu que é de onde se extrai a Terebentina ( usada como solvente)....

Será que ao decompor-se a casca de Pinus no substrato, ou mesmo em contato com outras substâncias provenientes de adubos quimicos, não poderiam a vir prejudicar o desenvolvimento das raízes capilares ??

Não estou afirmando nada só tentando esclarecer uma dúvida...
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Cesar,

tuas colocações são oportunas e bem vindas ao Tópico colocando algumas indagações no uso contínuo da casca de Pinos.

Como possuo só mudas em formação e algumas plantas consideradas pré-bonsai, tenho minhas dúvidas ref. ao uso nas plantas consideradas bonsai, mas é de domínio público sua utilização por empresas na formação de mudas e na fórmula de adubos para plantas em geral.

Vou efetuar testes em estacas para ir descobrindo aonde chega suas propriedades.

Sei que vários foristas usam a casca em seus substratos, caso já citado anteriormente.Num outro site um bonsaísta aconselha adicionar na composição do substrato da Azaléia.

Um abraço - Ivanil
--------------------
-Quem poderá de seu coração desterrar a dúvida, nossa eterna companheira Exclamation (Ramóm de Campoamor - Dolorosas).
juberson

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 10:18 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ivanil eu sou Eng Agronomo e após ler seu tópico fui pesquisar se havia algum artigo cientifico que responde-se sua duvida e encontrei um que pode te ajudar pois a finalidade do artigo era justamente observar o comportamento da casca de pinus em vasos para plantas ornamentais.

bom segue o link http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ca/article/view/99

espero que este texto possa lhe ajuda

Editado pela última vez por juberson em Seg Fev 09, 2009 10:32 am; num total de 1 vez
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 10:23 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom achado Juberson.

Obrigado pelo esclarecimento científico. Wink

Abraços.

Franz Lopes
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Juberson,

agradeço a tua paciência em procurar uma matéria ref. a incorporação da casca de Pinos em substratos e postar para aumentar nossa espectativa e esclarecer muitas indagações.Como disse o amigo Franz é um bom achado.

Não se esqueça de postar o que encontrar ref. ao assunto. Obrigado!

Um abraço - Ivanil
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 11:39 am    Assunto: Responder com citação

Até onde me ocorre a casca de pinus tem pH ácido, e portanto seria uma boa alternativa para substrato de azaleas, porém, como todo substrato ácido, deve ter correção no caso de plantas mais sensíveis, estou errado?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 12:54 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Arzivenko,

Uma boa alternativa para minizar a acidez típica seria a mistura da casca de pinus com carvão vegetal.

Alguns fornecedores deste tipo de substrato já trazem a mistura.

Abraços.

Franz Lopes
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, todo composto orgânico é de maior acidez, e com o tempo com a absorção de adubos e etc. isso tende a aumentar.

Sugiro que coloquem a qtdade determinante ao que já usam em substituição ou como parte da porção orgânica de seu substrato, ou seja, se vc usa 20 ou 30% de orgânico, a use desta forma ou fracionada com algum outro composto orgânico de seu gosto de uso.

Para coníferas pode usar ele totalmente substituído, como orgânico, já comprovado o bom uso por Mestre Hidaka e vários outros colegas.

Eu uso quase sempre em meu substrato, o único problema que como madeira que é, tem rápida decomposição, em um ano ele se desintegra totalmente e as vezes não dura tudo isso, acidificando ainda mais o substrato.

Para recuperação de yamadori eu uso 40% de casca e 60% de areia grossa, só! Isso funciona para minhas plantas em minha região, pois tem bastante drenagem e a casca ajuda na absorção de adubo e umidade, mantendo por mais tempo no substrato, que falha na areia (um pouco).

Abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
juberson

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko escreveu:
Até onde me ocorre a casca de pinus tem pH ácido, e portanto seria uma boa alternativa para substrato de azaleas, porém, como todo substrato ácido, deve ter correção no caso de plantas mais sensíveis, estou errado?

Olá Arzivenko bom pelo artigo cientifico realmente a casca de pinus apresentou uma leve acidez ( 5,8 ), porém comparado com algumas análises de solo que eu ja presenciei não é um valor alarmante, alias dificilmente você irá encontrar um solo com pH 7,0 ou acima disso, a não ser em áreas de extração de calcário, o pH considerado alarmante para uma planta é entre 4,5 e 5,5 usualmente, isso porque, além de causar toxicidade na planta pelo aluminio inibe a absorção dos outros nutrientes contidos no solo, o mais comun nesses casos seria a aplicação de calcário para inibição do aluminio disponivel, sem falar que a faixa ideal de pH para que os nutrientes do solo estejam disponiveis para planta é entre 5,5 a 6,5 geralmente (isso varia de planta para planta).

Baseado nisso não vejo problema algum em se usar a casca de pinus como parte do substrato, porém nunca trabalhei com casca de pinus como parte de sbstrato estou me baseando somente na análise feita pelos colegas agrônomos docentes da unoeste.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: