Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jan 15, 2009 3:59 pm Assunto: Pitangueira de 16 anos - Atualizado 27/12/2010 |
|
|
Olá amigos,
Meu pai plantou esta pintangueira e 16 anos atrás, porém ele está querendo fazer umas mudanças em casa e precisa se desfazer dela (com muita dor no coração). Então propus que transformassemos ela em um bonsai, ou seja, tenho que dimunuir o tamanho dela radicalmente para que haja espaço p/ continuarmos a cultivá-la, vejam nas fotos que ela ñ é muito grande, mas temos reduzí-la a quase 1/3.
Ñ sei nem por onde começar, como podar ou melhor cortá-la, como replantá-la, o que fazer 1º. Preciso muita da ajuda de vcs.
Se houver a necessidade de outras fotos, digam como devo tirá-las e as posto aqui.
No aguardo e obrigado. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Editado pela última vez por Donegá em Seg Dez 27, 2010 4:19 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 15, 2009 5:08 pm Assunto: |
|
|
Minha sugestão:
Corte os dois primeiros galhos rente ao tronco.
corte o tronco na altura do 3º galho
Use este 3º galho como sequência do tronco, cortando-o em bisel cerva de 10 cm de altura.
Aguarde as brotações. deixe-o por enquanto nesse vasilhame mesmo.
no fim do próximo inverno faça a poda de raizes com fim de reduzir as raizes grandes para caber num vaso de bonsai. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Jan 15, 2009 6:14 pm Assunto: |
|
|
Leve em consideração que ela tem raiz pivotante aquela danada que cresce intensamente para baixo é claro. Então independente do estilo a seguir faça uma poda nessa raiz e diminua um pouco a copa. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 15, 2009 6:55 pm Assunto: |
|
|
planta bem interessante, a poda das raízes no fim do inverno vai ajudar muito
dá um bom moyogi ou hokidachi
estude bem a planta, pra aproveitar bem o potencial da planta
um abraço _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 16, 2009 8:15 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Dúvida:
Devo cortar todos os galhos de uma vez, ou corto a ponta 1º, passo cicratizante e espero cicatrizar, pois os 2 galhos inferiores tem alguma brotações?
Obrigado pela ajuda. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jan 17, 2009 7:05 pm Assunto: |
|
|
Master,
corte os galhos como foi proposto mesmo. Os cortes devem ser preparados para não ficarem com aparência ruim no futuro. Com estes cortes terá uma compactação muito boa e novos galhos para direcionar de acordo com o estilo. Vai demorar um pouco mais, mas vale a pena fazer uma planta melhor
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 20, 2009 2:49 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Fiz um recorte virtual p/ melhor visualização do projeto. por favor deem sua opinião p/ verificar se está dentro da sugestão de vcs.
Minha dúvida agora é como fazer p/ que os cortes fiquem bem feitos e ñ estraguem a aparência do nebari, conforme mencionaram.
Obrigado. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 08, 2009 11:01 am Assunto: |
|
|
Olá amigos,
No aguardo de respostas, o que acham da formação do tronco que fiz virtual? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Fev 09, 2009 11:47 am Assunto: |
|
|
Ficou ótimo sem dúvida mais que estilo pretende seguir??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 9:20 am Assunto: |
|
|
Ola M. Castilho,
Na verdade como eu disse sou aprendiz, e ñ sei ainda qual estilo vou utilizar, pensei em fazer a poda e aguardar os novos ramos p/ uma definição, mas claro quero manter esse tópico p/ que possam acompanhar a evolução e me ajudarem a definir o etilo.
Tenho dúvidas sobre como fazer uma poda limpa p/ que ñ fiquem cicatrizes feias que possam comprometer o bonsai. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 10:32 am Assunto: |
|
|
Amigo
O ideal é, ao proceder alguma poda, utilizar o alicate "bola", ou outra ferramenta que o substitua...
No site do atelier tem matéria explicando sobre a poda...
Depois passe um cicatrizante/selante no local e espere algum tempo para a casca se regenerar...
Nós, iniciantes, cometemos muitos erros e com certeza eles são necessários ao aprendizado...
Não cobre muito de vc e leia o máximo que conseguir, com certeza irá contribuir bastante...
Plantas com ramificações altas em relação à base, geralmente se procede uma poda drástica cortanto na altura correspondente à 4 ou 5 vezes o diâmetro da base. Assim, espera-se novas brotações para melhor definir algum estilo...
Espero ter ajudado...
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 14, 2009 11:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Considerando a melhor frente a mostrada na primeira foto, aconselho cortar o galho da direita, na primeira bifurcação, mantendo o galho da esquerda, para com ele reiniciar sua planta.
Com esse galho aramado, voce poderá dar um movimento levemente sinuoso, iniciando a estilização moyogi. A copa será então refeita, buscando harmonizar o conjunto. Ao manter esse galho, sua planta adquire conicidade, que é quando a base apresenta-se mais larga e a planta vai afunilando-se em direção ao ápice.
A pitangueira leva um tempo razoável para se recuperar de cortes radicais, então aconselho manter sua planta onde está, cuidando apenas de fazer vários furos na lateral (até a metade da altura do vaso) e no fundo. Isso irá auxiliar na aeração ou oxigenação das raízes. Gradativamente, tambem, vá retirando o substrato em que ela está imersa e substituindo por outro, mais drenante: caco de telha/tijolo, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro e terra granulada (eu uso terra de cupinzeiro, triturada e queimada).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 10, 2009 9:16 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Já faz algum tempo desde minha última postagem desse assunto, pois demorei a criar coragem p/ podar a minha pequena pitangueira.
Bem fiz isso nesse sábado dia 08.08.09 e estou postando as fotos de como ficou a poda inicial, digo inicial porque pretendo ainda retirar os galhos que aparecem nas fotos conforme a foto onde está recortada esta parte. Não fiz a poda de uma vez, pois fiquei com medo de enfraquecer a peq árvore.
Gostaria de que me ajudassem com a seguinte dúvida:
Procurei focar os cortes feitos e gostaria de que me dissessem o que acham dos mesmo, pois sempre ouço falar de cortes limpos p/ que a cicatrização fique boa, porém além de ñ ter as ferramentas especiais p/ isso, tb ñ tenho experiência, essa é a 1ª vez que podo uma árvore adulta e com galhos já bem formados. Todos os galhos cortados tinham em torno de 3cm de raio. Caso tenham algum problema, poderiam me orientar o que fazer?
Brigadão. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 1:32 pm Assunto: |
|
|
E isso ai logo, logo tera um belo bonsai em mãos.
boa sorte
t+ |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 6:04 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo,
Valeu pela resposta e incentivo, quero cuidá-la com mt carinho, pois como deve ter lido no início do post, está pitangueira foi plantada pelo meu pai a mais ou menos 16 anos.
Abraços amigo. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|