FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O efeito do escorredor + mamadeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 9:04 pm    Assunto: O efeito do escorredor + mamadeira Responder com citação

As mudas abaixo foram semeadas no mesmo dia, porém uma foi colocada no escorredor e, depois, na mamadeira, enquanto outra foi deixada na terra.
Elas são de árvores de Minas --meu marido troxe as sementes e resolvi fazer uma experiência, pra ver no que dá. A de cima é canafístula e a de baixo, jurema preta.
Nos dois casos, as árvores do escorredor+mamadeira cresceram muito mais, mas as que estão na terra parece que ramificaram mais.
O que acham?
canafístula na terra

canafístula no escorredor

jurema preta na terra

jurema preta no escorredor
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

Com certeza percebe uma grande diferença. O escorredor com bastante matéria orgânica dá resultados ainda melhor.
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 3:22 pm    Assunto: se tivesse colocado diretamente no solo Responder com citação

Alguém já comparou plantando diretamente no solo, com outra plantada no escorredor?

grato, Riddha

anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

Eu adoraria tentar, mas não tenho chão direto... Pra mim, só no vaso ou na floreira. Crying or Very sad
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Ana,

a comparação vai ser complicada já que o tamanho dos vasos são diferentes. A planta do escorredor tem mais espaço do que a do vaso. O substrato não poderia ser diferente em caso de uma experiência.

vamos ao lado lógico do escorredor.
-a técnica não é algo especial que faz a planta crescer mais do que o normal. Ele apenas é uma possibilidade de crescimento do tronco e copa com as raízes controladas.

-ela é uma possibilidade para quem não tem um solo com espaço para plantar. O crescimento no solo será sempre maior desde que o solo seja adequado.

-a maior vantagem da técnica é poder modelar a planta em de forma mais fácil do que se estivesse no solo. Também pode-se controlar melhor o ambiente da planta, ou seja, está frio você você aduba menos, está quente aduba mais, molha menos, molha mais...

-a técnica vai te dar uma vantagem na hora de plantar em vaso de treinamento para bonsai, ou seja, não vai precisar fazer uma poda pequena em um ano, e outra no outro ano. Dá para colocar direto em um vaso de bonsai um pouco maior e depois de um ano dá para ir para um vaso de bonsai.

Gosto muito de usar a técnica também, até prefio em relação ao plantio no solo pelo motivo citado acima. O controle que consigo com as plantas é muito interessante de se fazer já que você pode ver a planta à altura da visão e consigo ver como fica a planta em suas possibilidades.

T+
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 18, 2009 10:45 am    Assunto: Responder com citação

É, você tem razão, o tamanho dos vasos é diferente, então isso atrapalha a comparação...
Obrigada!
Ana
leandro afonso

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 9:44 pm    Assunto: Responder com citação

ola.
voce fez a muda da jurema preta a partir da semente.
tenho ocnseguido com a branca.
abs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Endereço AIM MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 7:12 am    Assunto: Responder com citação

O fato de serem espécies diferentes também influi na diferença do tamanho.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
RafaelHuk

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

Outro ponto positivo da técnica é que a aramação fica muito mas fácil, eu tenho plantas no solo e acho muito complicado arama-las para já ir dando um estilo, até para vc ter uma visão mais geral da planta é dificil.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 5:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá. Eu fiz da semente, sim. Agora não me lembro se dei uma leve escarificada ou só plantei direto.
Quanto às espécies, minha comparação era com espécies iguais, ou seja, são duas juremas ((uma no vaso, outra no escorredor) e duas canafistulas (uma no vaso e outra no escorredor).
Um abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 14, 2009 11:39 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Um ponto importante nessa comparação, além dos que o Dark sabiamente elencou, é o fator oxigenação das raizes. O escorredor, por ser todo perfurado, permite o acesso do oxigenio até as raizes, coisa que o vaso preto plastico não permite. A não ser, claro, que se proceda a uma boa perfuração na lateral e no fundo. Mas, ainda assim, não iria ser tão boa quanto o escorredor. Very Happy

Em relação a comparação escorredor/mamadeira versus solo: depende muito da espécie e do tipo de solo. Tenho em meu viveiro, a titulo de exemplificação, mudas de acer tridente (kaede) que crescem bem melhor na primeira opção, se desenvolvendo muito lentamente no chão. Porém, distante do meu viveiro uns 40 km, no viveiro do bonsaista Paulo Ventura, ocorre justamente o contrário: lá, o acer tridente se desenvolve rapidamente no chão e lentamente no conjunto artificial. Shocked

Mas é certo que o fator chão é 100% melhor para o desenvolvimento de uma planta que qualquer vaso ou escorredor/mamadeira. Busca-se, com esse tipo de cultivo no chão o engrossamento mais rápido do tronco. Algumas espécies, aliás, podem ser cultivadas em alternância: um ou dois anos no chão; um ou dois anos na bacia/escorredor; novamente chão e escorredor, e assim sucessivamente, até obter-se o material que se deseja trabalhar. Very Happy

Essa técnica é largamente empregada no Japão, e mais recentemente, na Europa. Claro que no chão uma planta irá se recuperar mais rapidamente e melhor dos cortes efetuados, sejam eles radicais ou simples podas de estruturação. As podas de manutenção e de construção e educação ficam mais adequadas quando procedidas nos escorredores/bacias, vez que permitem, como salientou o Dark, um maior controle por parte do cultivador, através das regas, adubação e ventilação. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: