|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 52 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 2:31 pm Assunto: |
|
|
Oi Dark, então cara, como estava muito quente, e eu num calor daqueles, não quis me encher de madeira em pó por causa da dremmel , daí deixei para depois a mad. morta, acho que fiz coisa para me atrapalhar bastante depois, pois depois de ter os galhos no lugar, vai ser bem mais complicado...
Franz, Felipi e Thiago, muito obrigado pelo incentivo!
Abração amigos.
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 7:32 pm Assunto: |
|
|
| fabianoscosta escreveu: | | ..., então cara, como estava muito quente, e eu num calor daqueles, não quis me encher de madeira em pó por causa da dremmel" |
Hum! não tinhas á mão aquele "Adubo" que se costuma usar nessas alturas ???
Brincadeira,...está perfeita, qualquer altura mais para a frente será uma boa altura para rectificar o que achares por bem, aliás neste tipo de trabalho é até preferivel porque depois de feito não á volta a dar, assim dá-te tempo de reavaliares todos os passos até então...
De facto os futuros ramos podem atrapalhar um pouco mas não serão problema de maior porque ainda serão jovens, logo poderás dar azo á tua criatividade .
A dremel para trabalho minucioso seria o indicado, mas porte que ela me aparenta, desbastar muito pode ser um trabalho (trabalhão) daqueles...não daria para pedires uma "makita" emprestada a alguém ou é grande demais para isso???
Por falar nisso, na Associação a que pertenço fizemos "uma vaquinha", e adquirimos recentemente uma Makita 906 equipada com uma fresa "Shogum Master ", para os membros da mesma que tenham arvores de grande porte e precisarem de efectuar trabalhos mais pesados (e ainda nem a vi )
Caso ainda não tenhas experimentado, outro aspecto que é importante e faz alguma (muita) diferença, isso podes fazer na boa com a dremel é o acabamento com este tipo de escovas
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=66047247_3937.jpg&v=P
http://www.hobbymania.com.br/v2/images_webshop/images_products/1212.gif
http://www.alfferramentas.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=1688
http://www.dremeleurope.com/pt/pt/download/videos/538/detail.htm
São acessórios compostos por vários materiais e dão um excelente acabamentos limpando impurezas provocadas pelo desbaste, fazendo sobressair os veios da madeira morta.
Outra das aplicações deste tipo de produto
http://www.dremeleurope.com/pt/pt/download/videos/675_932/detail.htm#
Quanto ao teu exemplar, tem uma excelente estrutura, está bem encaminhado e o principal já está feito o resto virá com o tempo...
Se possivel tenta não cair na tentação de o deixares muito rigoroso quanto á sua forma, se fosse minha", creio que o soltava um pouco mais dos tensores para conferir um aspecto mais natural, afastando-me desde os primeiros momentos do estilo "tradicional" próprio das coniferas ou de um shidare, embora seja uma questão que fica ao gosto de cada um, julgo resultar "menos bem" em determinadas espécies quando submetidas a um estilo "clássico" próprio de outras espécies... estas precisam ser "um pouco" mais soltas, dando-lhes movimento e liberdade,...mas isso apenas se não o objectivaste, se assim foi, faço votos de sucesso do mesmo modo e não consideres este meu reparo, Ok
Outra coisa que era bom começares a pensar nisso, era o transplante para um vaso mais largo e raso, com a bitola que esse tem todo o sistema radicular se está a desenvolver para baixo quando deveria ser estimulado para ser na horizontal,...um tachiagari dessa qualidade necessita de um nebari á altura e algum dia terá que ser, como sei que coragem tu tens, se ainda não pensaste nisso vai maturando a ideia
Tens ai mais um exemplar bem promissor, estás a ficar com um rico cantinho hein! cada um melhor que o outro,...gostei
Boa sorte e tudo de bom
Um abraço,
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 10:53 am Assunto: |
|
|
Fala amigão, obrigado por sua pesquisa sobre a dremmel e pela paciência em descrever tudo aqui.
Aquele "adubo" não participou não, pois era de tarde e eu estava em horário de trabalho... hehehe
Quando não consigo executar um trabalho que poderá de alguma forma atrasar o andamento da planta, não em velocidade no fator tempo, mas na questão de etapas, tipo isso antes daquilo porque senão vai atrapalhar depois... sabe, n gosto muito, mas vale mais a pena como vc mesmo disse, deixar para depois e tentar acertar, com mais tempo.
Eu baixei mais as filiais para tentar fechar o espaço que então estava muito vazio na minha opinião, mas o certo mesmo é colocá-la em uma bandeja, pois não tenho mais certeza de até onde vai o tronco e onde começa o nebari.
O tachiagari ainda é meio mistério embora eu tenha plantado esta planta de forma que 1/3 deste vaso é só brita (drenagem), daí vem um azuleijo (placa cerâmica) e depois substrato para bonsai, mas este já está vencendo pois com todo este vaso, é uma das minhas no qual mais precisa de água, no fim do dia mais quente lá está ela murchinha.
Assim que ela dar uma lignificada eu a transplanto, provavelmente no outono!
Você acha que os galhos mais horizontais ficaria melhor?
Bem, de qquer forma depois de envasar vai ficar mais fácil ver as soluções para este problema, ainda bem que ela brota muito.
Grande abraço e obrigado amigo,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 5:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano
É isso ai,...ver, reflectir e executar, tendo sempre em consideração que o mais importante é a Árvore, aliada ao factor que não dominamos "o tempo".
O tempo é que nos dirá se foram boas ou "menos boas" as nossas decisões e ainda assim, não é motivo para stress, porque este quase sempre nos permite que se recomeçe de novo, se assim o quisermos...
Olha eu acredito que sim, não horizontais com o um rigor geométrico, mas menos inclinados para baixo creio que ficaria melhor, ficaria mais valorizada enquanto árvore, a Bouganvilea está um espetáculo e agora para além precisares saber como está o nebari, vais necessitar (ou não) de voltar a tua atenção para os ramos secundários e terciários.
Vais ter que reunir mais coragem ainda, para de "x" em "x" pares de folhas, cortar para afim de a desmultiplicar e redireccionar a ramificação (modelando por podas), uns primeiro que outros, para passares a ter controle....isso fará com que fique com um aspecto mais "ao natural" que o clássico recurso do arame.
Faz com que o ramo adquira diferentes espessuras&sinuosidades próprias de uma árvore aquando na natureza
Se ela for estimulada apenas com arames e não forem efectuadas as respectivas podas, vais continuar a ter bons ramos, mas longilíneos e todos mais ou menos do mesmo calibre.
Pelo que vejo, pontas para estimular esses mesmos ramos não falta , mas deves poderar bem e talvez agora passe por deixar crescer esses mais um bom bocado ("tipo" ramos de sacrificio) para ficarem com uma boa bitola logo á saida do tronco e então recorrer ao que referi...mais uma vez um jogo reflexão; paciência e tempo
Vamos aguardar então pelos futuros desenvolvimentos, que do jeito que ela está promete
Grande Abraço
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 6:09 pm Assunto: |
|
|
Hum, entendi!
Então será como zerá-la várias vezes, logicamente que não sairá mais do zero, digamos que do 1...hehe
Interessante amigo, valeu pela informação me acrescentou não só nesta planta, mas em mais um conhecimento de poda/estética, que é essencial, acho que é mais ou menos o q vc está executando em seu ulmeiro não é mesmo?
Abração e obrigado.
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 9:31 pm Assunto: |
|
|
Sim é o mesmo processo que estou a fazer no ulmus, nesse e mais alguns outros
O processo aparece com alguma frequência em revistas da especialidade, mas onde podes vê-lo com mais facilidade é por ex: no site de Mr. SIDIAO, no artigo:
(Two Methods of Grafting (with or without cover bag)
http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_4.htm
naquele caso em concreto é para exemplificar como se procede aos enxertos no ficus, mas estes são apenas para "arrepiar" caminho, não tendo de esperar que cresçam novos quando se tem a matéria prima ali bem á mão...
O conceito é o mesmo, compactar e afunilar no espaço mais curto possivel toda a ramificação secundária e terciária.
A desmultiplicação desses mesmos rebentos a médio prazo melhorará de forma significativa toda a sua estrutura, que por sua vez nos responderá com uma copa mais generosa.
Nos Aceres então é fundamental que se cortem em cada 2 em 2 ou de 3 em 3 pares de folhas, senão alonga-se e fica com os entrenós bastante espaçados, mas com a beleza que eles têm, quem é que tem coragem de o fazer e estragar o melhor da festa...
Quando houver mais desenvolvimentos vou actualizando as experiências nos tópicos das minhas
Abraço,
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|