Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 63 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Sex Out 15, 2004 3:53 pm Assunto: Tataré |
|
|
Amigos,
Minhas únicas mudas que vingaram
A de baixo é tataré e a de cima (segundo o vendedor do horto que peguei as sementes) Caliandra vermelha
 _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
mariotti
Registrado: 14/07/04 Idade: 68 Mensagens: 55 Localização: Cerquilho-SP
|
Enviada: Sex Out 15, 2004 9:47 pm Assunto: |
|
|
Rildo
Tem algo estranho, as duas parecem ser a mesma muda, estou com mudas novas de calliandra e nao tem nada a ver.
Quanto ao tatare, plantei 40 fazem 2 meses e apos um mes nao nasceram nenhuma, retirei 10 sementes trisquei elas lateralmente com alicate de cuticula, forcando a germinacao e nao deu outra, nasceram as 10 as outras restantes ate hoje nada.
[]'s
Mariotti |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 18, 2004 7:48 am Assunto: |
|
|
Mariotti,
É um pouco estranho mesmo, esta que é a caliandra vermelha como eu disse, foi o que o vendedor informou, mas acho que é outra coisa, e ela não é igual ao tataré, as folhas são mais alongadas, olha a sobra da semente é bem maior que a de tataré.
Na planta adulta que peguei as sementes as folhas não tem nada a ver com caliandra, mas pelo que percebi os vendedores chaman da caliandra todas que florescem aquele pompom. _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Out 19, 2004 2:57 am Assunto: |
|
|
Parece ser alguma espécie de Caliandra sim... na plantula assim é meio difícil de identificar.
Daqui a uns 3 meses fica bem mais nítido.
Entretanto, o crescimento delas a partir de semente é bem lento.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Neusa
|
Enviada: Seg Nov 29, 2004 7:42 pm Assunto: |
|
|
Rildo, me informa uma coisa, colocaste as sementes para germinar em uma caixa de ovos em papelão? Como fazes isto? Não é pouca terra? Vejo que estão germinando normalmente. Como procedes? |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 30, 2004 6:16 am Assunto: |
|
|
Neusa escreveu: | Rildo, me informa uma coisa, colocaste as sementes para germinar em uma caixa de ovos em papelão? Como fazes isto? Não é pouca terra? Vejo que estão germinando normalmente. Como procedes? |
Olá Neusa,
A caixa não é de papelão e sim de isopor, é só fazer furos para drenagem, colocar um pouco de areia grossa no fundo para ajudar na drenagem e terra preta por cima (alguns preferem areia de rio), não fica pouco espaço para as sementes já que estas depois de uns 2 meses serão replantadas.
Felipe realmente tem razão, como demora para desenvolver  _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qua Dez 01, 2004 11:35 pm Assunto: |
|
|
Rildo,
A mudinha debaixo realmente é de tataré (pithecolobium tortum), a que está acima, pode ser sim de caliandra. Essas primeiras folhas que aparecem são para a planta absorver energia solar, e na maioria dos casos elas são diferentes das posteriores... É como na flamboyant, primeiro nascem dois raminhos opostos e bifolhares (como sua mudinha), depois vão surgindo as folhas propriamente ditas, as que vão caracterizar a planta; aí então da estipe surgem em número multiplicados esses ramos opostos e bifolhares.
Não sei se é a primeira vez que você plantou sementes de pithecolobium, mas se for, você irá notar o seguinte: de início, o conjunto da folhagem nascerá em forma de Y, quer dizer, um ramo bifolhar oposto a dois ramos bifolhares... O tronco vai crescento em forma de zigue-zague e também os galhos..., aí, na vértice desse zigue-zague brotarão estipes compondo, aos pares, conjuntos de folhas com um, dois e até três ramos opostos e bifolhares - desses ramos surgem os galhos. Depois o tronco e os galhos vão engrossando e perdendo esse formato.
PS.: Interessante nessa espécie é o controle que você pode ter na brotação ou inibição de galhos. Muito legal!
Um abraço
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 12:01 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos, estou com dificuldades quanto a internet, mas apareço.
Veja a foto do tataré 3 meses depois.
Acho que desenvolvel bem , os mestres podem dar orientações quanto a poda de crescimento? Já cortei vários brotos durante estes 3 meses.
Rildo |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 7:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Rildo,
Não sou mestre mas podemos conversar um pouco sobre esta espécie.
Também estou cultivando alguns exemplates de Tataré e pelo que pude observar, é uma espécie que tem um crescimento bastante vigoroso, responde muito bem às podas, isto é: brota intensamente nos pontos onde recebe o corte, além de possuir um crescimento radicular fantástico.
Se a pretensão for a criação de um bonsai mais robusto, há a sugestão de colocá-lo em um vaso maior ou na já conhecida "mamadeira" e, à medida que a planta for crescendo, elimina-se os galhos indesejados e faz-se a aramação dos que permanecerão para formar a estrutura do futuro bonsai;
Caso contrário, há a possibilidade de fazer as devidas aramações e podas no vaso atual.
As podas irão servir para modelar o bonsai e estimular a formação de uma copa mais densa.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2005 6:32 am Assunto: |
|
|
Olá Sergivaldo,
Este tataré se desenvolve bem mesmo e acho que vou fazer um bonsai dos grandes. Já fiz algumas podas e os galhos já estão ficando em zig zag.
A P. Dulce ( que vc me mandou as sementes ) também cresce bem, estou com 3 plantas com 3 meses e estão mais ou menos com 23 cm de altura. _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 28, 2005 12:22 am Assunto: |
|
|
Rildo,
É verdade. Os "pithecos" (P. tortum e P. dulce) crescem que é uma maravilha!!!
Sucesso com seus bonsai!!!
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jan 28, 2005 10:20 pm Assunto: |
|
|
Sergivaldo escreveu: | Olá Rildo,
Não sou mestre mas podemos conversar um pouco sobre esta espécie.
Também estou cultivando alguns exemplates de Tataré e pelo que pude observar, é uma espécie que tem um crescimento bastante vigoroso, responde muito bem às podas, isto é: brota intensamente nos pontos onde recebe o corte, além de possuir um crescimento radicular fantástico.
Se a pretensão for a criação de um bonsai mais robusto, há a sugestão de colocá-lo em um vaso maior ou na já conhecida "mamadeira" e, à medida que a planta for crescendo, elimina-se os galhos indesejados e faz-se a aramação dos que permanecerão para formar a estrutura do futuro bonsai;
Oh Professor !!!!!!!!!
Quero ver in loco suas sementes "pegadinhas ", mas cuidado.... posso roubá-las todas (hihihihi); me aguarde
Beijos
Angela
Caso contrário, há a possibilidade de fazer as devidas aramações e podas no vaso atual.
As podas irão servir para modelar o bonsai e estimular a formação de uma copa mais densa.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 06, 2005 6:57 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Voltando a este tópico só para colocar a foto do tataré para vocês verem como está.
Rildo |
|
|
 |
Guga 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 06, 2005 10:14 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
Tataré !!!!! Nunca houvi este nome, será que aqui em Recife é outro nome, alguém pode me explicar...
Em maio plantei umas mudas de flamboyant, e estam bem crescidinhos... e tive um aproveitamento de 90%, e quando pensei que não iam mais protar é que me enganei, pegou tudinho.
Abraços, _________________ Gustavo Almeida.
"Associação de Bonsai de Pernambuco" |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
|
|
 |
|