Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luiz sjc
Registrado: 19/08/05 Mensagens: 16 Localização: São José dos Campos
|
Enviada: Qua Set 28, 2005 10:23 am Assunto: Serissa - o que fazer? |
|
|
Oi pessoal !!
No final de semana ganhei um bonsai de serissa de um amigo! Na verdade, a pessoa que me deu não tinha interesse em mantê-lo e não queria investir tempo nisto. As fotos abaixo mostram o estado atual: o vaso mede uns 20 cm, a altura do bonsai é de 30 cm (sem vaso), o solo nunca foi trocado, apresenta alguns galhos secos e aparentemente fungos (?) próximos ao tronco. Gostaria de algumas sugestões para conduzir este bonsai.
PS.: Prometo colocar, em breve, os meus dados no fórum QUEM SOU EU.
ABRAÇOS,
Luiz SJC
 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Set 28, 2005 12:15 pm Assunto: |
|
|
Oi Luiz !!!!!
Você ganhou um belo presente, com certeza !!!!!
Bem, vamos opinar devagarinho:
Primeiramente, tem que tirar todo o fungo que aparece (experimente uma mistura com um pouco de álcool com água). Tente também pulverizar com calda sulfocáustica. Este tipo de fungo tem que ser eliminado imediatamente.
Pode todos os galhinhos que estão secos.......
Retire as folhinhas que estão saindo do tronco.
Faça uma limpeza na planta como intuito de deixar o tronco mais a vista que parece ser muito belo.
Depois que fizer isso tudo, se aceitar, logicamente, poste mova foto !
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
vmterra

Registrado: 12/08/05 Mensagens: 72 Localização: Linhares - ES - Brasil
|
Enviada: Qua Set 28, 2005 3:09 pm Assunto: |
|
|
É isso mesmo colega, só seguir os passos dessa Ilustre pessoa que é a Angela e estará tudo certo!
Obs.: Queria eu ter ganhado uma serissa dessa..rsrs muito bela mesmo!
Abraços e boa sorte com ela!
Vitor Moulin! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Set 28, 2005 4:31 pm Assunto: |
|
|
e quem não queria ganhar presentes assim...!!!
Luiz,
na minha opinião, esteticamente não gostei da planta... esses ''calos'' no meio do tronco estão mais grossos que a base, não tem afunilamento...
só que esse desafio de tentar a perfeição (que nunca vamos conseguir pois só a natureza é perfeita) faz parte da arte certo!!!???
Eu tentaria diminuir esses calos por meio de cortes, shari, jin, camuflagem... bem... é apenas mais uma opinião...
fiz um projeto mas só consigo mandar por email
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Luiz sjc
|
Enviada: Qua Set 28, 2005 5:19 pm Assunto: |
|
|
Oi Pessoal!
Estou colocando o projeto enviado pelo Alexandre para que todos possam ver.
Obrigado Alexandre.
Luiz
por Alexandre S. Coelho |
|
|
 |
vmterra

Registrado: 12/08/05 Mensagens: 72 Localização: Linhares - ES - Brasil
|
Enviada: Qua Set 28, 2005 5:32 pm Assunto: |
|
|
Opa! ficaram boas as montagens, eu particularmente gostei da montagem da direita!
Valew
Vitor Moulin |
|
|
 |
Guga 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 29, 2005 11:28 am Assunto: |
|
|
Gostei mai do da ditreita também
Abraços, _________________ Gustavo Almeida.
"Associação de Bonsai de Pernambuco" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 4:50 pm Assunto: |
|
|
Oi Luiz !!!!!
Gostei das projeções !!!!!!
Concordo com Guga e com Vitor, realmente a planta da direita é a melhor.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Luiz sjc
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 10:06 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal
Fiz uma limpeza geral na serissa. Tirei os galhos secos e folhas. Podei as raízes, tirei mais ou menos um terço. Troquei o substrato que estava muito compactado. Usei a seguinte relação: 60% de pedriscos, 40% de terra granulada e 5 % de húmus. Estou colocando uma nova foto e gostaria de saber mais detalhes de como retirar os “calos”, como sugeriu o Alexandre
Abraços,
Luiz sjc
 |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 03, 2005 10:41 am Assunto: |
|
|
Ta ficando linda a sua planta. Eu ficaria apenas duas modificaçoes agora. Eliminaria aquele galho fininho da esquerda que está enroscado e cruzando com o outro mais grosso e triangularia a parte superior definindo o ápice.
abraçao |
|
|
 |
Nelmar 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 03, 2005 8:41 pm Assunto: |
|
|
Caro Luiz,
Grande presente este que vc recebeu.
Sua planta tem uma boa sinuosidade do tronco, mas necessita ramificação dos galhos (só tem folhas nas pontas).
Aqui vão algumas sugestões para corrigir esta questão
1- planta-la num escorredor (± 1 ano) para melhorar a saúde da planta mais rapidamente e favorecer a ramificação
2- inclinar um pouco o tronco (para a esquerda, olhando a última foto postada), de forma a diminuir o ângulo entre o tronco e a base do vaso. Dessa forma vc reduz um pouco a altuta total da planta
3- como a serissa brota muito bem, inclusive em tronco velho, creio que vc poderia podar bastante as pontas dos galhos (principalmente os inferiores), para forçar uma brotação na parte mais interna e, aumentar o volume de folhas
4- uns 20 dias após o transplante, promover uma adubação intensa, alternando a cada 15 dias entre adubo orgânico (torta de mamona + darinha de osso) e adubo foliar químico
5- a medida que forem surgindo os novos galhos, deixe crescer de 5 a 6 pares de folhas e pode deixando 1 a 2 pares, para forçar a ramificação
Creio que dessa forma sua planta assumirá um aspecto muito melhor
Veja abaixo um exemplos de ramificação em serissas da mesma espécie da sua, ambas com 7 anos de idade (Serissa Chinesa)
Abraços e sucesso
Nelmar
 |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Ter Out 04, 2005 8:47 am Assunto: |
|
|
Adimiro muito as serissas, Luiz sjc sua serissa é muito bonita e bem velha, quantos anos tem? procura um visual que te agrade mais, pois ela ficará ai contigo.... Eu gosto de serissa com volume de folhas e galhos... como as do Nelmar,... lindas!!!!
Parabens Nelmar, e Luiz.. _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Luiz sjc
|
Enviada: Ter Out 04, 2005 10:12 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal !!!
Gostei muito das sugestões dadas até este momento. Esta sendo muito interessante ver diferentes pontos de vista e possibilidades que eu não tinha percebido. Na verdade ainda não tomei uma decisão....
Em relação à idade desta serissa, a única informação que eu tenho é que ela tem mais de 10 anos.
Caro Nelmar, durante quanto tempo você sugere uma adubação intensa como descrita no item 4 ? Neste caso, quais as proporções dos adubos ?
Abraços,
Luiz sjc |
|
|
 |
Nelmar 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 08, 2005 12:52 am Assunto: |
|
|
Luiz,
vc pode adubar a cada 15 dias, alternando conforme sugestão (no caso do líquido, conf orientação do fabricante e no caso do orgânico, mamona + f. osso, pelo tamanho do vaso pode ser ± uma colher de sopa) até Janeiro.
Deixe ela descansar até o final do verão, e volte a adudar com um adubo mais carregado em Potássio, para fortalecer as raízes. Pare a adubação no inverno e repita o procedimento por mais um ano.
Não esqueça de ir podando as folhas conf sugestão, para aumentar a massa de galhos
Nota: se começarem a aparecer entre nós muito grandes, diminua a metade a quantidade de adubo |
|
|
 |
Luiz sjc
|
Enviada: Seg Out 10, 2005 9:50 am Assunto: |
|
|
Oi Nelmar !
Valeu....obrigado.
Luiz sjc |