|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Henrique Kiko
Registrado: 18/09/12 Idade: 42 Mensagens: 34 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Ago 08, 2013 11:01 am Assunto: Mudas de jabuticabas sabará através de sementes |
|
|
Olá pessoal! Fiz algumas mudas de jabuticaba sabará através de sementes; elas estão com +/- 100 dias. Plantei-as numa sementeira de isopor. Já observo que as raízes estão passando do fundo da sementeira.
Pergunto: Qual o recipiente adequado para realizar o replantio? Eu poderia replantar utilizando a técnica do escorredor mamadeira, neste caso?
Obrigado!
Henrique |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 8:53 am Assunto: |
|
|
Henrique,
plantas atraves de semente é pra quem não tem pressa de ter o resultado.. eu mesmo so gosto de mudas bem novinhas, pois assim eu vejo o tanto que evoluiu, devido a isso, depois de 3 anos, minhas plantas ainda tem um longo caminho pela frente... mas tem pessoas que n querem esperar, daí recomenda-se o uso de plantas maiores.. eu aconselho vc distribuir individualmente em vasos médios, daqueles pretos que usamos pra plantas normais (kkkkkkkkkkkk)... depois que desenvolver vc usa o escorredor... eu mesmo já tenho mudas que estão a 2 anos nesses vasos, ja precisando ir pro escorredor, mas ainda n quero colocá-las la.. deixar mais um ano ou dois desenvolverem bastante... espero que tenha ajudado, mas vamos esperar pra ver se alguem acrescenta algo mais... Abraços!!! |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 9:44 am Assunto: |
|
|
Kiko,
Primeiramente, gostaria de te dizer que você deve ser um cara muito paciente para estar cultivando jabuticabeiras desde semente, porque a jabu tem um crescimento mais lento do que a maioria das plantas que conheço. Eu mesmo tenho 5 jabus, sendo que 2 delas são de semente e estão com menos de 10 centímetros de altura. Acho que nessa fase em que suas jovens jabus se apresentam, eu deixaria num vaso como recomendou o amigo market31. As minhas jabus jovens estão num vaso parecido com este que ele comentou. A mamadeira é mais indicada para outras fases da planta, quando se tem uma planta já de médio porte e se deseja engrossar o tronco, por exemplo.
Porém, nada impede você de usar um escorredor como vaso, preparar um substrato legal, com boa drenagem, e deixá-las se desenvolverem nessa condição. Pensando assim, talvez fosse uma boa solução momentânea e já um encaminhamento prá vc usar a mamadeira no futuro, caso não disponha de um quintal prá poder plantá-las no solo mesmo, reconhecido por muitos como sendo o melhor lugar para se encorpar uma planta desse porte.
Espero ter contribuído pelo menos o mínimo possível!
Boa sorte com as jovenzinhas e um abraço!  |
|
|
 |
Henrique Kiko
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 2:19 pm Assunto: |
|
|
maket31 e Simba, valeu pelas explicações; certamente irá me ajudar muito. Bom, a escolha por cultivar mudas de Jabu - a partir de sementes - se deu pelo fato de eu ter um pé em minha casa; ele deve ter no mínimo a minha idade (30 anos). As sementes foram coletadas desta árvore. Sem maiores pretensões (tirando o fato de fazê-las crescer de forma saudável), estou acompanhando o crescimento das mudas; realizando um mini trabalho científico (kkkkkkkkkk) juntamente com a minha namorada, que me ajuda muito por ser bióloga. Fiz uma até uma planilha de excel e insiro alguns dados periodicamente (kkkk). Sei que o processo de cultivo desta planta é muito lento, mas estou adorando cultivá-las. Não tenho pressa. Estou cultivando outras plantas; como: Amora, romã de jardim, através de estacas. Acho o cultivo através de sementes sensacional e muito emociante. O próximo passo será plantar sementes de Paineira e Pau Ferro. Mas, são cenas pros próximos capítulos (rsrsr). Acho que vou seguir os seus conselhos e não colocá-las na mamadeira, por enquanto.
Se mais alguém quiser opinar, é sempre bem vindo!
Abraços,
Kiko |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 2:29 pm Assunto: |
|
|
Se tens bom espaço, outra opção seria plantá-la no chão! Coloque uma lajota uns 10 cm enterrada, tampe com terra, coloque a muda apoiada em cima da terra e cubra com serragem pura! Por serem novas, todo ano, em setembro(exemplo), tire, pode a raiz e enterre de novo. Faça as adubações periódicas a uma distância mínima de 15cm do tronco. Depois me conte como ela esta vindo... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Henrique Kiko
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 5:37 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Se tens bom espaço, outra opção seria plantá-la no chão! Coloque uma lajota uns 10 cm enterrada, tampe com terra, coloque a muda apoiada em cima da terra e cubra com serragem pura! Por serem novas, todo ano, em setembro(exemplo), tire, pode a raiz e enterre de novo. Faça as adubações periódicas a uma distância mínima de 15cm do tronco. Depois me conte como ela esta vindo... |
Marco,
Talvez eu consiga um pedaço de terra lá em casa, mas com pouca luminosidade. Qual a importância desta nesse processo? Eu tenho umas 90 mudinhas; acho que vou mesclar, ou seja, parte irei plantar na terra (se a baixa luminosidade não for um grande problema) e plantarei algumas em vasilhames separados (você me indica algum?). Assim, terei a oportunidade de verificar o crescimento sob mais de uma perspectiva. A propósito, qual substrato devo utlizar? Devo adubar? Como? Obrigado! Um abraço! |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

Registrado: 23/07/13 Mensagens: 108 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 10, 2013 12:16 am Assunto: |
|
|
90 mudas? nosso, da algumas para os vizinhos e diz: daqui ha 10 anos to voltando pra pegá-las... rsrsr brincadeiras a parte, tbm tenho umas 5 jabuticabeiras sabara via sementes. um belo dia resolvi deixar uma muda com o porteiro do meu condominio, no caso desta muda doada ao condominio, ela esta indo de vento em popa, e olha q o cuidado do porteiro é minimo. ja as mudinhas irmãs delas q estao comigo tem a metado do tamanho da irmã doada. ou seja, hoje, por mais que tenho cuidado com minha mudas, percebi q no chao a bixinha se desenvolve melhor. fica a dica. toda vezes q passo na portaria me da vontade de ir la no jardim e pega-la de volta... to com medo de quando ele começar a frutificar daqui ha 12 anos o pessoal comer ate o caule!!! mais ai ja é no forum de condominio: "os vandalos". rssrsrs |
|
|
 |
Henrique Kiko
|
Enviada: Dom Ago 11, 2013 10:49 am Assunto: |
|
|
DR.GORI escreveu: | 90 mudas? nosso, da algumas para os vizinhos e diz: daqui ha 10 anos to voltando pra pegá-las... rsrsr brincadeiras a parte, tbm tenho umas 5 jabuticabeiras sabara via sementes. um belo dia resolvi deixar uma muda com o porteiro do meu condominio, no caso desta muda doada ao condominio, ela esta indo de vento em popa, e olha q o cuidado do porteiro é minimo. ja as mudinhas irmãs delas q estao comigo tem a metado do tamanho da irmã doada. ou seja, hoje, por mais que tenho cuidado com minha mudas, percebi q no chao a bixinha se desenvolve melhor. fica a dica. toda vezes q passo na portaria me da vontade de ir la no jardim e pega-la de volta... to com medo de quando ele começar a frutificar daqui ha 12 anos o pessoal comer ate o caule!!! mais ai ja é no forum de condominio: "os vandalos". rssrsrs |
Dr Gori,
Cara, pega essa jabu de volta, pois ela te pertence e vc a merece! Já pleiteei, junto ao meu Pai, um pedaço de terra aqui em casa para plantar parte das mudinhas; agora é aguardar o resultado! kkkkkkkk...Valeu pela dica! Uma pergunta: como preparar o solo? É preciso adubar? Como?
Abraço,
Kiko |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 11, 2013 12:13 pm Assunto: |
|
|
kiko, é o seguinte, vc esta amadurecendo ainda mais essa ideia de resgatar oq é meu por direito, mas sabe como é condominio, quando eu começar a tira-la do lugar vao aparecer uns 20 donos dizendo q é dono tbm. vou fazer o seguinte, vou mandar o porteiro avisar aos engraçadinhos q gostam de confusao q a jabuticabeira foi doada por mim.
acho q uma coisa doada nao se deve retoma-la de volta, mas o caso excepcional... bem, quanto ao solo, pra dizer a verdade oq tenho lido bastente , é que, a maioria das plantas gostam de solo bem aerado para q as raizes possam respirar e hidratar mais facilmente. nao pode ser enxarcado e nem seco demais, tbm li q as jabuticabeiras gostam muito de agua.
tenho duas jabuticabas hibridas aqui em casa, as duas no vaso plantadas ha 3 meses, nao adubei nenhuma delas, mas tem uma q esta com as folhas bem fora do normal,as folhas estao com aspecto de queimadas do sol, tenho regado elas constantemente. parece q as folhas vao cair... vou "fuzilar" ela com TM+FO+BIOFERT no final do inverno.
eu obtive as mudas por acaso, comprei umas jabuticabas afim de almentar minha circunfierencia que nao é pouca e depois joguei os caroços em um vaso q ja tinha planta, e adivinha? nasceram umas 7 mudinhas... boa sorte com a sua. e avise ao papai q aquela jabuticaba é sua!!! rsrssrsr |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 11, 2013 12:33 pm Assunto: |
|
|
ah, quanto a adubaçao, se coloca-la no solo ela se vira sozinha, mas acho q se vc der uma comidinha a ela nao faz mau, né?
a planta precisa de: AGUA-(hidrataçao), LUZ SOLAR-(fotossintese)=(arroz e feijao) e ADUBAÇAO-(macro e micro nutrientes) é um plus=(feijoda). rssrrssr
eu tenho lido bastante coisa aqui no forum, uma coisa mais legal q a outra. todas essas dicas q tenho te dito sao baseado com experiecias dos mais antigos. espero q nao estaja te passando coisa errada rsrssrs. |
|
|
 |
Henrique Kiko
|
|
|
 |
Henrique Kiko
|
Enviada: Dom Ago 11, 2013 9:52 pm Assunto: |
|
|
Eu coloquei 5 mudas em sacos plásticos (àqueles que se utiliza para plantar mudas). O restante plantarei no chão; no espaço que consegui aqui em casa. Plantei 90 sementes. Até agora têm 56 mudas que já precisam ser transplantadas, pois suas raízes estão vazando no furo por baixo da sementeira. As outras germinaram, mas ainda não estão vigorosas. |
|
|
 |
Henrique Kiko
|
Enviada: Dom Ago 11, 2013 9:59 pm Assunto: |
|
|
DR.GORI escreveu: | kiko, é o seguinte, vc esta amadurecendo ainda mais essa ideia de resgatar oq é meu por direito, mas sabe como é condominio, quando eu começar a tira-la do lugar vao aparecer uns 20 donos dizendo q é dono tbm. vou fazer o seguinte, vou mandar o porteiro avisar aos engraçadinhos q gostam de confusao q a jabuticabeira foi doada por mim.
acho q uma coisa doada nao se deve retoma-la de volta, mas o caso excepcional... bem, quanto ao solo, pra dizer a verdade oq tenho lido bastente , é que, a maioria das plantas gostam de solo bem aerado para q as raizes possam respirar e hidratar mais facilmente. nao pode ser enxarcado e nem seco demais, tbm li q as jabuticabeiras gostam muito de agua.
tenho duas jabuticabas hibridas aqui em casa, as duas no vaso plantadas ha 3 meses, nao adubei nenhuma delas, mas tem uma q esta com as folhas bem fora do normal,as folhas estao com aspecto de queimadas do sol, tenho regado elas constantemente. parece q as folhas vao cair... vou "fuzilar" ela com TM+FO+BIOFERT no final do inverno.
eu obtive as mudas por acaso, comprei umas jabuticabas afim de almentar minha circunfierencia que nao é pouca e depois joguei os caroços em um vaso q ja tinha planta, e adivinha? nasceram umas 7 mudinhas... boa sorte com a sua. e avise ao papai q aquela jabuticaba é sua!!! rsrssrsr |
Dr Gori,
Valeu pelas dicas! O meu velho me cedeu o espaço, e até me ajudou a prepará-lo! kkkkkkkk. Meu paizão é show de bola! Irei plantar as mudas na quinta feira. Até lá vou estudar um pouco mais sobre como preparar o solo e outras coisas mais.
Abraço! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Ago 12, 2013 9:09 am Assunto: |
|
|
Henrique Kiko escreveu: | MarcoBonsaiPoa escreveu: | Se tens bom espaço, outra opção seria plantá-la no chão! Coloque uma lajota uns 10 cm enterrada, tampe com terra, coloque a muda apoiada em cima da terra e cubra com serragem pura! Por serem novas, todo ano, em setembro(exemplo), tire, pode a raiz e enterre de novo. Faça as adubações periódicas a uma distância mínima de 15cm do tronco. Depois me conte como ela esta vindo... |
Marco,
Talvez eu consiga um pedaço de terra lá em casa, mas com pouca luminosidade. Qual a importância desta nesse processo? Eu tenho umas 90 mudinhas; acho que vou mesclar, ou seja, parte irei plantar na terra (se a baixa luminosidade não for um grande problema) e plantarei algumas em vasilhames separados (você me indica algum?). Assim, terei a oportunidade de verificar o crescimento sob mais de uma perspectiva. A propósito, qual substrato devo utlizar? Devo adubar? Como? Obrigado! Um abraço! |
este processo acelera o crescimento, sem que a raiz se aprofunde no solo, ou seja, somente desenvolvimento lateral de raiz, mas 90 mudas são muitas, quem sabe fazer isso com uma só?  _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Henrique Kiko
|
Enviada: Seg Ago 12, 2013 12:06 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Henrique Kiko escreveu: | MarcoBonsaiPoa escreveu: | Se tens bom espaço, outra opção seria plantá-la no chão! Coloque uma lajota uns 10 cm enterrada, tampe com terra, coloque a muda apoiada em cima da terra e cubra com serragem pura! Por serem novas, todo ano, em setembro(exemplo), tire, pode a raiz e enterre de novo. Faça as adubações periódicas a uma distância mínima de 15cm do tronco. Depois me conte como ela esta vindo... |
Marco,
este processo acelera o crescimento, sem que a raiz se aprofunde no solo, ou seja, somente desenvolvimento lateral de raiz, mas 90 mudas são muitas, quem sabe fazer isso com uma só?  |
Marco,
Uma só acho pouco, levando em conta o espaço que tenho (+/- 3,4m²). Gostaria de aproveitar ao máximo este espaço. Além das mudas de jabuticabas, quero plantar neste local também mudas de amora e romã de jardim que fiz através de estaca. Qual espaçamento entre as mudas vc acha adequado? Vc indicou a lajota; poderia ser substituído por um plástico, por exemplo? E quanto a terra; vc acha que devo adubar ou preparar o solo antes? Obrigado! E desculpe pelas inúmeras perguntas; é que quero fazer da melhor maneira possível, aproveitando as opiniões dos mais experientes. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|