FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mini viveiro bonsai
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Idade: 56
Mensagens: 519
Localização: Goiania - Go

MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 11:22 am    Assunto: Mini viveiro bonsai Responder com citação

Olá pessoal, opine sobre este mini viveiro para bonsai, está em faze de criação ainda.









obrigado
_________________
Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Jonatã Fernandes Leite



Registrado: 03/11/05
Mensagens: 73
Localização: São Gonçalo - RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 12:40 pm    Assunto: muito show Responder com citação

muito show mesmo, mas quais as medidas?
vc fez em OPEN GL?
FICOU ÓTIMO, EU ESTOU PARA FAZER UM DE MADEIRA DE IPÊ ASSIM
PARA MIM, SÓ DE MADEIRA, MEU AVÔ É MARCENEIRO E CONSIGO BOAS
SOBRAS, A COBERTURA DE SOMBRITE 50% NUM ESTRADO DE MADEIRA
TAMBÉM, MAS TALVEZ NO FUTURO EU COLOQUE UM TELHADINHO
CERÂMICO NO LUGAR POIS AQUI ONDE MORO É MUITO QUENTE,
IMPEDIRÁ APENAS O SOL DE 11 àS 14 hs, VAI DEPENDER DO 13º.
VALEU!
_________________
Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
farmsid



Registrado: 28/07/06
Mensagens: 53
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa,

fantástico, e o melhor é daqui da minha terra, Goiânia.

Ajudo a construir. kkk

Sidney
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Idade: 56
Mensagens: 519
Localização: Goiania - Go

MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

sim Jonatã foi rederizado em openGL.

A extrutura e de metalon e revestido com madeira, conpenssado, sobrite de 50%, mas a vantagem e que vc pode colocar onde achar melhor. Ainda não tenho os custo, mas em breve estarei passando os valores de custo, altura 1,20m 1.50m largura por 2m de comprimento. bom para feiras e exposições.

Bom saber que tem mais um goiano forista, farmsid, se tem tecnica em serralheria seria de boa ajuda. vc mora em que bairro de goiania?

abraços
_________________
Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 2:58 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei muito da sua idéia, parabéns, vou pensar em algumas alterações e adaptar para aqui no sul, pois aqui no inverno é muito frio.

Muito criativo mesmo.


Um abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,


o viveiro ficou muito bom. Apenas que a grande maioria das plantas que trabalhamos para bonsai necessitam de muita luz solar, ou em pleno sol. Portanto somente seria necessário colocar o sombrite em uma pequena parte do viveiro, não em todo. Mesmo que o sol bata por uma parte grande do dia é melhor não colocar.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Ago 05, 2006 8:09 am    Assunto: Responder com citação

Astolpho,

Gostei muito do projeto, seria desmontável? Se for, é uma ótima opção para feiras de artesanato ou algo parecido.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
farmsid



Registrado: 28/07/06
Mensagens: 53
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Sáb Ago 05, 2006 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

Astolpho,

moro na saída pra Trindade. Setor Santos Dumont.

Num sou serralheiro não. Adorei foi seu desenho. Fez em autocad?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Fabio Cristiano
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/06
Mensagens: 484
Localização: Campo Limpo Paulista- SP

MensagemEnviada: Sáb Ago 05, 2006 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Astolpho,,

Muito boa essa idéia do viveiro!!!

Parabéns,,

Fábio Cristiano
_________________
BONSAI, UMA ESCULTURA VIVA!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Idade: 56
Mensagens: 519
Localização: Goiania - Go

MensagemEnviada: Seg Ago 07, 2006 8:07 am    Assunto: Responder com citação

"Portanto somente seria necessário colocar o sombrite em uma pequena parte do viveiro, não em todo" Boa observação Darkoso, o sombrite fica a critério de cada um eu não usaria o sombrite porque em minha casa o sol só pega na parte da manhã.

"Gostei muito do projeto, seria desmontável?" Olá Claudio, sim possível faze-lo com encaixes para feiras igual as barracas de feiras livres. AI vai da necessidade de cada um, lembrando não estou vendendo o projeto.

Olá farmsid, não o fiz em cad, usei o soft 3DSMax. trabalho com desenvolvimento de senários para simulação de vôo.

Poderiamos juntar a galera de goiania pra fazer um encontro em algum lugar ou casa para mostra de bonsai. o que acha? sei q tem outros goianos no forum, mas não conheço nehum. se conhece alguns podemos ver isso. abraços
_________________
Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Ago 07, 2006 11:37 am    Assunto: Responder com citação

Oi Astolpho, tudo bem?

Parabéns pelo seu projeto! Muito interessante!

Não sei exatamente as condições em que este viveiro será utilizado e, se me permite, vou fazer alguns comentários, mais ligados ao seu uso a longo prazo, pressupondo ainda que ele fique exposto ao tempo:

1- receio que a madeira compensada não resista ao uso prolongado exposta ao sol e chuva... e regas.. mesmo que receba tratamento com produtos ou vernizes conservantes,
2- nao sei o que é metalon!... resiste bem ao tempo?
3- a medida de 1,5m de largura me fez imaginar 5 prateleiras com cerca de 30cm de largura, é isso? Acho que seria bastante dificil uma pessoa em pé, na frente do viveiro, colocar ou retirar um bonsai colocado nas 2 prateleiras mais altas, ou mesmo as 3 mais altas. Sugiro voce simular pegar uma planta nestas condições,
4- essa medidas de prateleiras são recomendadas para bonsai de pequeno porte. Copas mais largas encostariam nas prateleiras superiores,
5- a prateleiras seriam em tábuas de madeira maciça? Ou ripas ou invés de tábuas? Penso que tábuas ou ripas com 2m de comprimento e apoio no meio, devem ser bem dimensionadas para não envergarem sob o peso dos bonsai mais efeitos de chuva e sol. Talvez pensar em fazer também um suporte metálico sob as tábuas, no comprimento.
Minhas prateleiras são feitas de pranchas de fibro-cimento (material de caixa d'água), apoiadas em vigas de peroba.
6- qual seria o motivo do fechamento lateral do viveiro em madeira? Seria para guadar materiais dentro? Caso fosse aberto, a parte inferior poderia ser usada para colocar bonsai em recuperaçao, mudas, etc...

Quanto ao sombrite, penso que a fixação na parte inferior traseira do viveiro poderia ser feita usando-se um tudo de PVC de diâmetro grande, de forma a voce poder enrolar o sombrite quando o clima for mais ameno!
Ou seja, seria um "teto conversível"... Rolling Eyes

Bem Astolpho, com te falei, são comentários apenas para sua reflexão!

Boa sorte,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Idade: 56
Mensagens: 519
Localização: Goiania - Go

MensagemEnviada: Seg Ago 07, 2006 3:25 pm    Assunto: prateleira Responder com citação

1- Olá Charles, realmente e um caso a se pensar, qual seria o material apropriado? creio que qualquer que for o material vai depender da conservação, mas olhando pro lado de ficar exposto ao ar livre pode resistir menos, mas creio que uns 10 anos resiste bem...

2- Metalon e o nome que se da a uma barrade metal ocado, sim bem feito resiste bem...

3- eu errei na medida, ja pensando nisso a distancia da pessoa na ultima prateleira. sendo cinco taboas de 20 cm... total um metro.

4- sim seria para bonsai pequenos.

5- sim tabuar bem resistente para não selar no meio, a distancia é de um metro, vc pode ver que no meio tem um apoio.

6- sim, a ideia é essa, fazer um baú para guradar materiais, mas essa ideia que vc deu é bem aceitével.

7- achei mt legal sua ideia de sombrite, seria tipo um toudo que enrola e desenrola...

te agradeço, esse é o motivo de ter postado as imagens da prateleira. te agradeço... valew

abraços
_________________
Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 4:29 pm    Assunto: Re: prateleira Responder com citação

Oi Astolpho, tudo bem?

Desculpe nao ter visto antes sua postagem! Embarassed

Sobre qual seria o material apropriado para o ponto 1, e considerando que taoda a estrutura será metálica tratada para resistir a ferrugem, penso o seguinte:

- que tal pensar em fazer também uma estrutura metálica removível para as prateleiras (como se fossem molduras), sobre a qual voce apoiaria pranchas de fibro-cimento (material de caixa-dágua, antigo cimento-amianto).
Este material tem a vantagem de ser resistente a água e o inconveniente de se quebrar, se levar pancadas mais fortes! Rolling Eyes

Minhas prateleiras são desta forma, com a diferença das pranchas de fibro-cimento serem apoiadas em caibros de peroba tratados, que não servem para o seu projeto devido ao peso.

Sobre o ponto 6, penso que desde que as laterais sejam removíveis, fica a critério de cada um usar como guarda-volumes ou abrir para colocar plantas em recuperação.

Sobre o ponto 7, a idéia é essa mesmo.. um toldo enrola-desenrola!

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 7:55 pm    Assunto: Bancada Responder com citação

Amigo Astolpho,

Gostei da sua bancada, faço trabalhos em madeira e tenho as ferramentas apropriadas para tal.
Posso te doar minha mão de obra. A hora que quiser/puder e tiver os materiais em mãos, marcamos um final de semana para fazer.
Tenho mais 3 amigos de Bonsai aqui em Goiânia, eles também ajudariam com certeza, pois já montamos um viveiro em mutirão, inclusive as fotos estão aqui no forum: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=2274&postdays=0&postorder=asc&start=0
Farmsid, vamos marcar todos juntos, vai ser legal.
Já comprei até dois alicates japoneses, o bola e o lateral, muuuuuito bom, nem se compara com os outros

Abraços

Fellini
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Idade: 56
Mensagens: 519
Localização: Goiania - Go

MensagemEnviada: Qui Ago 24, 2006 11:20 am    Assunto: Agradecido Responder com citação

Claudio, estive vendo os encontro da na casa dor Sr. Rubens, ele monra 3 casa acima da casa da minha mãe, eu o conheço e já estive lá trocando umas ideias com ele... ele tem excelentes plantas... obrigado por dispor de suas ferramentas, abrços
_________________
Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil