FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Semi-cascata com raiz sobre rocha?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lee

MensagemEnviada: Qui Fev 15, 2007 10:26 am    Assunto: Semi-cascata com raiz sobre rocha? Responder com citação

Eu andei procurando e não achei alguém que tivesse feito ou pensasse em fazer a mistura de cascata ou semi-cascata com raiz sobre rocha. Acho que ficaria uma composição bem interessante e natural, especialmente se a pedra for alta, e estava pensando em fazer com um de meus bonsais, mas esbarrei na regra que diz que o ápice real da árvore deve ficar abaixo da borda do vaso. Acho que num semi-cascata, com uma rocha elevando ainda mais a árvore, ficaria difícil e estranho. Será que estou sonhando alto? Alguém já fez ou já viu essa composição? Ou existe um outro estilo parecido que resolveria o problema?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 15, 2007 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Lee

Respondendo em "tese": acho que não haveria nenhum problema em aplicar os dois estilos em conjunto. Aliás, dependendo do arranjo executado, pode ficar como na natureza, onde as plantas que caem normalmente têm pelo menos parcialmente as raízes expostas.

Quanto a contrariar a regra, também não vejo problema, desde que o resultado seja harmonioso.

"Recife (PE)"
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 15, 2007 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Lee, já vi algumas fotos e fica muito bom. Na verdade é a forma mais natural de uma árvore plantada numa rocha alta.

Em relação a "regra" na verdade ela indica que a árvore cresce para baixo, abaixo do nível do solo e/ou da area de fixação das raízes, o que é encontrado em encostas íngremes ou penhascos.
A suposta borda do vaso é o nível do solo ou área de origem das raízes dependendo se você vai fazer um raíz sobre rocha (itshizuke) ou um plantado na rocha (sekijoju).

As fotos vi em revistas e vou escanear e posto aqui.

Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Fev 15, 2007 9:49 pm    Assunto: duas tecnicas Responder com citação

AMIGO, Eu adoro fazer isto, mixar duas tecnicas, no topico REVISITANDO O VIVEIRO DO EBREO, acho que estao duas ou tres de minha autoria! Nao sao nenhum XPTO. mas cumprem sua funçao plastica! O proprio JHON NAKA, mostra varias regras em seus doi livros e quebra varias quando mostra suas plantas! O que importa e a mensagem ea beleza da planta! ATT. LUCIANO.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Lee,

acredito que está esclarecido sua pergunta, mas só para reforçar, acho que é sempre válido esta mistura, até porque fica bem intreressante. Mas muitas vezes vemos plantas que possuem um estilo tão variado que não se define um exatamente, ficando a critério do observador aquele que acha como predominante. O que vale mesmo é a beleza, como frisou o Ebreo.

T+
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 11:11 pm    Assunto: Responder com citação

Lee acho essa mistura realmente interessante, aliás, estou fazendo uas experiência com finípeus, um kengai e outro han-kengai, não sei se uma pedra muito "alta" tiraia a estética, mas vale tentar...nas duas plantas eu usei coral, com aproximadamente 10-15 cm de latua com pantas de +/- 25-30 cm. Ainda estão em fase de fixação das raizes, mas estão postadas
na sessaõ "minha árvore e sua opinião", se quizer dar uma olhada....
Um grande abraço e boa sorte com a estilização.
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe o erro da outra mensagem, eu quis dizer JUNIPERUS, ok!
Té mais...
Lee

MensagemEnviada: Ter Fev 20, 2007 9:38 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, agradeço muitíssimo pelas orientações e incentivos, como sou principiante não sei se conseguirei fazer algo à altura, mas vou me esforçar. Agora só falta achar a pedra... Rolling Eyes
Campolina, vou aguardar você postar as fotos, quem sabe me ajudem a visualizar melhor o que estou pretendendo fazer.
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 21, 2007 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Lee, mais uma coisa que lembrei, o estilo ishitsuki, predominará sobre os outros, não importa o estilo que esteja a copa, se em moyogi, shakan, kngai, a planta será sempre um ishitsuki, ok.

Um abraço e té mais
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Fev 26, 2007 11:15 pm    Assunto: raiz sobre rocha e kengay Responder com citação

EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Fev 26, 2007 11:20 pm    Assunto: mixagem Responder com citação

EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Ter Fev 27, 2007 8:23 am    Assunto: mixagem Responder com citação

AMIGOS, Acima estao dois exemplos da mistura de tecnicas ! LEE, se voce procurar em livros e na NET , vera varias plantas , inclusive de origem japonesa! O negocio e tentar ! ATT. LUCIANO.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 7:20 pm    Assunto: outra Responder com citação

Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 28, 2007 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Alô crianças !!!!!! Laughing Laughing Laughing

Trouxe trabalho para fazer em casa e não consigo nem começar....entro no forum para dar uma olhadinha e você não me deixam sair...... ME DEEM UM TEMPO POR FAVOR !!!!!

MEU AFILHADO..... TÁ D+++++++++++++++ você é fantástico !!!!! e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2007 7:52 am    Assunto: mixagem Responder com citação

PODEROSA, Queria mostrar a mistura de duas ou tres tecnicas e possivel! E so entrar em sites japoneses, que voces veram o descuprimento a todas as regras, plasticas e metricas! ATT. LUCIANO.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: