|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ralile
Registrado: 01/05/07 Mensagens: 11 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 10:05 pm Assunto: Azaléia - 6 anos |
|
|
Pessoal,
gostaria de poder contar a ajuda de vocês para sanar algumas dúvidas que tenho.
Acabei de pegar uma Azaléia, a 2 meses, e durante este período não fiz qualquer adubação. Perdi os meses de Março e Abril, mas ainda devo fazer algo agora em Maio, ou aguardo até Setembro? Acredito que antes de me entregarem, realizaram a adubação normalmente, pois a procedência é de confiança.
Caso deva realizar alguma adubação, qual seria a sugestão para este momento?
Outra dúvida que tenho é sobre a quantidade de substrato próximo ao tronco. Acho que com a rega, as raízes começaram a ficar um pouco a mostra, pois o arame que amarra ao fundo do vaso ficou aparente no solo. Posso completar com terra vegetal, tipo Plantax? Alguma sugestão?
Muito obrigado pelas dicas. _________________ Rodrigo. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 11:12 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!
Ralile.....gostaria de ver uma foto da sua planta porque você é do RJ e precisamos além de ver a planta saber o município porque varia muito a adubação de município para município em virtude da temperatura entre outras coisas e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
Ralile
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2007 2:55 pm Assunto: Azaléia - 6 anos |
|
|
Angela,
Muito obrigado pela a atenção.
Moro na zona sul do RJ, próximo a muito verde, com temperatura agradável mesmo nos dias de sol. O vaso fica em uma bancada de mármore, base da janela. Coberto, pegando sol pela manha, e com luz solar indireta durante todo o restante do dia.
Já que estou mandando algumas fotos, aproveito para fazer mais uma pergunta. Que insetos são estes, como o que aparece na ultima foto? Vivem na terra e aparecem sempre que realizada a rega.
Seguem algumas fotos:
Obrigado. _________________ Rodrigo. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 9:20 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo
Sua azalea tem muito potencial, parabéns pela escolha.
Você pode completar o substrato com aquela matéria orgânica, pois sua planta irá gostar. Mas tome cuidado para não colocar uma quantidade demasiada, pois pode compactar o substrato.
Não sei que bichinho é aquele, nem mesmo se é inseto, pois não vi a quantidade de patas (insetos têm 3 pares). _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 9:33 pm Assunto: |
|
|
Oi Rodrigo,
Me confirme se esta azaléia é a Satsuki. Vamos por partes:
- Em relação a adubação nós já estamos chegando na época em que não se aduba mais para que a planta possa descansar, mas se vc quiser fazer uma adubação utilize um foliar de preferência com NPK 4-14-8 e recomendo da Biofértil, utilize uma vez por semana, mas só se sua planta estiver saudável. Mas pare quando o inverno chegar realmente, o produto via foliar é absorvido em menor quantidade mas age mais rápido, é como se vc estivesse dando comida direto na boca da planta, rsrsrs.
- Quanto ao substrato vc pode colocar o plantax, mas eu pessoalmente misturaria com um pouco de areia grossa para aumentar a drenagem evitando assim a compactação do solo.
- E este ilustre morador da sua azaléia é um tipo de baratinha que gosta muito de umidade, aconselho a vc toda vez que encontrar faça uma catação manual, digamos que eles não são muito benéficos para seu bonsai.
Espero ter ajudado, e não se preocupe que vários companheiros irão te ajudar.
Abraços fraternos. |
|
|
 |
Ralile
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 10:20 pm Assunto: Azaléia - 6 anos |
|
|
Ferreira, Glauco,
mais uma vez muito obrigado pelos comentários. É uma Satsuki sim.
Abraço,
Rodrigo. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 6:19 pm Assunto: |
|
|
Ralile,
sua azaléia tem futuro, mas precisa de umas correções para ter um desenho melhor. Em vermelho tem um galho que precisa de adequação de tamanho em relação aos outros. A única possibilidade é poda nos outros e deixá-lo crescer. Ele deve alcançar os outros em pouco tempo. Em laranja galhos que precisam de poda para adequar a proporção com os outros e fazer brotar galhos mais próximos do tronco. Em amarelo precisa de poda que já seria na melhoria da conicidade da copa e ápice.
Como tudo é questão de poda e espera, fica fácil de resolver. Só tem que esperar o início da primavera ou pelo menos até fim de agosto para fazer as podas, no outono/inverno não é uma boa.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ralile
|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 8:43 pm Assunto: Azaléia - 6 anos |
|
|
Darkaso,
bem legal a sua didática, muito importante para os principiantes.
Obrigado pelas dicas, sem dúvida vou pesquisar muito até o momento da poda, para realizar da melhor maneira possível.
Abraço,
Rodrigo. |
|
|
 |
Ralile
|
Enviada: Sex Maio 18, 2007 9:13 pm Assunto: Azaléia - 6 anos |
|
|
Pessoal,
estou tendo dificuldade em encontrar Plantax e areia grossa para comprar aqui no RJ. Alguém tem alguma indicação?
Obrigado.
Rodrigo |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 18, 2007 9:41 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Vc pode usar terra vegetal de boa procedência e areia grossa ou de aquário ou de filtro para piscina, que inclusive tem 03 granulações, veja a que mais se adequa a sua planta. Abraços. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Ralile
|
Enviada: Qua Maio 23, 2007 9:07 pm Assunto: Obrigado |
|
|
Fabiano,
mandou bem, realmente são tatuzinhos. Encontrei algumas espécies muito parecidas com esta, pela web, mas o fato é que estes que habitavam meu jardim não tinham a característica de se enrolar quando ameaçados.
Lendo neste mesmo site que indicou, descobri que para controlar estes crustáceos, deve-se diminuir a quantidade de matéria orgânica e umidade do solo.
Porém dizem ainda: "Dificilmente necessitam ser controlados e devem ser deixados por serem úteis na incorporação de matéria orgânica ao solo."
E agora? Será que esta orientação é geral, em função de determinadas espécies serem prejudiciais e outras não? Afinal, devemos fazer o que?
Obrigado.
Abraço,
Rodrigo |
|
|
 |

|
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 8:46 am Assunto: |
|
|
Ralile,
Amigo, siga o conselho de Fabiano e aproveite o transplante da primavera para retirá-los, pois algumas espécies destes bichinhos não prejudicam muito "plantas normais" mas popdem ser fatais para nossos bonsais, por via das dúvidas retire-os. Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 10:36 am Assunto: |
|
|
Glauco,
Como filosofia minha, após 180 anos de pensamentos profundos, recluso numa caverna em Katsuyama, que:
Ser vivo no meu vaso só pode ter o bonsai, tvz um musguinho, controlado, no mais uma plantinha de assento à poucos centímetros, mas meu negócio é flora, fauna tem que ficar longe do vaso de bonsai...
kakakakakaka
Abração à todos, desculpem a brincadeira,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|