|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
victor.opini

Registrado: 02/05/07 Mensagens: 73 Localização: Mogi MIrim - SP
|
Enviada: Sex Maio 25, 2007 3:10 pm Assunto: Raiz Pivotante??? |
|
|
Ola pessoal..
mais uma vez escrevo para solucionar uma duvida
esses dias, visitando alguns sites, e materiais de estudo, me deparei com as "raizes pivotantes"
como devo proceder com essas raizes?
ela é a raiz principal? posso corta-la?
enfim, oq é a raiz pivotante?
muito obrigado pela atenção
abraços!
victor  |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Maio 25, 2007 4:02 pm Assunto: |
|
|
Salve amigo,
pelo meu pouco conhecimento, sei que a raíz pivotante serve para sustentar a planta e que para o Bonsai ela não tem utilidade. Para nós o importante são as raízes de alimentação ( aquelas finas e com bastante ramificação). Você pode poda-la, mas não esqueça de selar o corte. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Maio 25, 2007 7:28 pm Assunto: |
|
|
Vitor,
a raíz pode ser cortada, mas procure deixar alguma raíz ainda, já que ela precisa de alimentação. Se for do tipo de planta que apresenta apenas a pivotante e poucas laterais espere mais para ela formar raízes, fazendo podas pequenas, por partes, dando tempo para que ela desenvolva raízes laterais.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Maio 26, 2007 8:35 pm Assunto: |
|
|
Vitor
De que planta estamos falando?
É uma muda de que tamanho?
Tudo isto é muito importante saber, pois existem plantas que suportam mais ou menos esta agressão. Inclusive saber se vc pode fazer isto nesta época!!!
Se puder postar fotos, é melhor, dá pra ver pelo menos em q fase ela está!
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Maio 26, 2007 9:16 pm Assunto: |
|
|
Victor,
Como bem disseram o Felipe e o Darkaso, a raiz pivotante tem a função de sustentação da planta, ela desenvolve verticalmente e geralmente é a mais grossa. Quando faço poda e reenvase ela é a primeira que corto tendo sempre o cuidado de utilizar uma pasta selante sempre que o diâmetro da raíz for igual ou superior a um cigarro, mas como lembrou muito bem Darkaso vc deve atentar para a eventualidade de praticamente só ter a pivotante e às vezes brotando dela própria algumas raízes radiculares ou capilares, que são as raízes de alimentação, acontecendo desta forma siga os conselhos de Darkaso. se for uma muda jovem coloque em um escorredor de macarrão com um substrato bastante drenante(alto percentual de areia e pedrisco) para que possa aumentar a produção de raízes capilares não esquecendo de alimentar sua jovem planta com adubos apropriados. Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 1:13 pm Assunto: |
|
|
Ola!!
bom, entao ja estou entendendo um pouco sobre a tal raiz
estamos falando de uma Primavera, uma jaboticabeira, uma acerola, um buxinho, e uma azaleia..
no momento nao tenho fotos.. mas estou prestes a providenciar, principalmente para a azaleia, que nao tenho a minima ideia de como sera o formato no futuro, e a primavera, que penso ser um exelente kengai, mas nao sei muito bem como fazer..
conto com a ajuda de vcs!!
abraços
victor  |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 10:52 am Assunto: |
|
|
Ola!!
bom, nao sei se vou conseguir postar as fotos, nunca fiz isso antes.. rsrsrsrs
mas se nao aparecer, eu fiz um fotoblog..
http://victoropini.nafoto.net
Abraços
Victor 
Editado pela última vez por victor.opini em Ter Maio 29, 2007 1:27 pm; num total de 5 vezes |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 11:53 pm Assunto: |
|
|
Victor,
Amigo, vc realmente acertou no fato de ter colocado em um escorredor, suas terão um crescimento mais vigoroso, o único problema é que vc não está fazendo as podas para controle de tamanho e aumento de ramificação, a tendência de suas plantas é crescerem es esticarem(estão em local com bastante sol ? pelo crescimento parecem estar em local sombreado e estão esticando em busca de luz). O pingo de ouro eu podaria logo após a primeira brotação para que ramifique a partir dalí, além de aramar para dar movimento ao tronco aproveitando que ainda está com o tronco fino e mais maleável. A Primavera vc pode sim fazer um kengai ou Han Kengai, quanto ao tamanho das folhas depois vc pode controlar com desfolhas, mas lembrando que esta variedade de Primavera tem folhas maiores que as outras mesmo. O Pau ferro está com um bom desenho embora fino, vc precisa começar podas para forçar brotação no intuito de formar a copa, não vou me arriscar a dar mais opniões sobre sta planta por não ter nenhuma e portanto desconhecer os procedimentos. Quanto a seu buxinho, lamento mas acredito que está morto, ao menos aqui em minha região esta é uma das plantas que morrem mais fácil, ou seja, hoje está linda e radiante, amanhã começa a secar as folhas e não recupera mais. Espero ter colaborado. Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 1:04 am Assunto: |
|
|
Ola Glauco..
oq eu devo fazer em primeiro caso? devo podar o apice das plantas para que elas nao fiquem esticadas? realmente elas estao em um local que pega pouco sol durante o dia..
se eu podar a ponta dos galhos cresce mais ramificações?
como devo podar a primavera? ela nao tem nenhum galho, só o ramo principal, e as folhas, a algumas flores que ja estao caindo
e o pingo de ouro, eu devo podar os galhos para ficarem com mais ramificações?
alguma sugestao para a azaleia?
pois é.. sinto pelo buxinho
muito obrigado pela paciencia e pela atenção
abraços
victor  |
|
|
 |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 5:19 am Assunto: |
|
|
Vitor, vou tentar ajudar um pouco com o pouco que sei do que aprendi aqui no forum
Quanto ao pau ferro ele esta ficando com a copa alta e o tronco ainda muito fino. Acredito que ele seja muito parecido com pau brasil entao acho que o melhor a fazer é ver onde existem brotações mais baixas e fazer um pequeno corte em cima da brotação para que o broto nasça.
Ai esta o link da matéria http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4423
Fiz isso com meu pau brasil, sem querer, e realmente funcionou, depois é que acabei vendo a materia.
Como me parece que vc é novo aqui no forum (desculpe se estiver errada), alem da parte do forum, sou principiante, a parte MATÉRIAS, tem muiiiiita coisa boa,
vale a pena sempre passar por lá. conseguimos sanar uma imensa quantidade de dúvidas lá
Grande abraço |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 10:19 am Assunto: |
|
|
Oi Victor,
Amigão, lhe direi como eu procederia caso essas plantas fossem minhas:
Bouganvile:
Deixa livre, ela tem que brotar muito, e ela brota, põe em lugar de bastante sol, até ajudará na redução de tamanho de folhas e sem podar nada agora, o tronco principal engrossará.
Duranta (pingo de ouro):
tira o arame, para deixar reto basta um tutor qquer amarrado ao tronco, a não ser que vc queira dar movimento à ele, daí vc estuda como fazer quem sabe um moyogi, para sair deste projeto de shokan.
Pode as extremidades tentando fazer uma melhor triangulação da copa, ele brota bem nas gemas anteriores.
Caso opte pelo moyogi, veja muitas fotos deste estilo aqui no forum, estude, e faça tbm a aramagem das filiais, dando tbm movimento a elas, sabe, tem uma coisa de tronco sinuoso, galhos sinuosos, e fica legal mesmo...
Pau ferro,
Acho q a copa está muito alta, caso vc n opte pelo literati e queira algo menor, pode nas ramificações mais baixas, deixando com 3 galhos somente, incluindo o ápice. Ficará sem folhas, tem q ver se vc pode fazer isso agora, tendo em consideração seu micro clima e reação desta planta com esse tipo de agressão.
Buxinho
Descasque um pouquinho da casca na base, se tiver marrom esqueça, é assim mesmo, caso ainda esteja vivo, pode os galhos secos identificando-os da mesma forma.
Tenho uma observação:
Mamadeira é necessária qdo as raízes saem por baixo do escorredor, fora esta situação, ela está apenas fazendo papel de suporte para seu escorredor, n existe ligação entre um e outro caso não haja raízes entrando no substrato da mesma.
Se ajudei, fico contente,
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 11:00 am Assunto: |
|
|
Ola!!
Fabiana, pois é.. sou novo por aki
entao, agora que estou começando a descobrir o forum.. visitando outras categorias, etc.. tem muita coisa boa msmo!!
fabiano,
obrigado pelas sugestoes, ajudaram bastante msmo..
e agradeço tbm pela paciencia e pela atenção, e vou seguir seus conselhos
obrigado
abraços
victor  |
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 11:04 am Assunto: |
|
|
ah, entao o buxinho nao esta totalmente morto!! rsrsrs
raspando a casca da pra ver que ainda esta verde..
rsrsrs |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|