Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Hegbert
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 11:34 pm Assunto: Musgo no bonsai |
|
|
Meu pai é grande apreciador de plantas e tem algumas mini-árvores que se parecem com bonsais. Em muitos desses bonsais, diz ele, nasceram lindos musgos que ficaram viçosos e verdejantes, aliás, são de 3 espécies diferentes. Daí, de vez em quando, ele repassa para outros vasos a título de enfeite. Pergunto: pode-se enfeitar o vaso de bonsai com musgo, ou isso poderá atrapalhar de alguma forma a boa forma e vitalidade da planta? |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 7:33 am Assunto: |
|
|
Desde que o musgo não ocupe toda superficie do vaso pode ser usado sim, você pode até dar uma olhada por sites de bonsai que muitos utilizam como enfeite.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Hegbert
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 11:27 am Assunto: |
|
|
Caro Junior,
Novamente obrigado pela resposta.
A aquisição de novos conhecimentos na área é muito importante.
Grande abraço.
Hegbert |
|
|
 |
mziede 1.o PASSO

Registrado: 21/05/07 Idade: 50 Mensagens: 158 Localização: Vila Velha E.S
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 3:50 pm Assunto: |
|
|
Amigo ..
Eu adoro usar nos meus e ate hoje nao tive problemas é so ter cuidado pra nao colocar no vaso todo como dise o nosso amigo ...apesar deu ja ter visto varios bonsai como o musgo no vaso todo ....
abrço |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 4:45 pm Assunto: |
|
|
Tb acho interessante a colocaçao de musgo nos vasos...
Ja tentei reproduzir musgo..... e até coloquei em um vaso mas nao durou mais que um asemana.
Vc saberia dizer o que seu pai faz para aumentar os musgos e para mantelos sebre verdinhos,??? _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 5:28 pm Assunto: |
|
|
O musgo quando vc remove ele do local onde ele esta e coloca em outro, a tendência é ele secar, mas ele se renova e vem verdinho, outra receita muito boa é vc coletar o musgo, tirar a terra que vem com ele, uns 200g adicionar meia latinha de cerveja e uma colher de açucar, bater bem no liquidificador e em seguida despejar onde quer que forme musgo. Em poucos dias estará bem verdinho. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 7:22 pm Assunto: |
|
|
Valeu Jr.
Mais um acoisinha..... é preciso deixar sempre úmido... ou pode passar uns dois a tres dias sem aguar?? _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
|
|
 |
Hegbert
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 12:00 am Assunto: |
|
|
Agradeço novamente a boa vontade do amigo Junior. Também agradeço o interesse de Mziede e Nivorley. Obrigado por suas intervenções. Por outro lado, não me pareceu que Newbe teve a paciência necessária para ajudar pessoa que se inicia na arte do bonsai como recomenda Mário Leal. Um abraço a todos! |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 12:59 am Assunto: |
|
|
Adianto que não tenho procuração do _newbe mas como você pode dizer que ele não "teve a paciência necessária", se foi até buscar o tópico em que o assunto já havia sido comentado anteriormente? |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 6:27 pm Assunto: |
|
|
Hegbert,
acredito que entendeu errado a colocação do newbe. Muitos colegas do fórum já estão acostumados uns com os outros de tal forma que nem ligamos para formalidades. Assim o newbe apenas colocou o assunto como se fosse colocado para a família, que é o fórum, sem se preocupar com formalidades. Não fique chateado, aos poucos você fará parte da família e verá que ele não fez nenhuma falta de educação ou preguiça. Aliás ele encontrou na ferramenta busca o tópico que teve melhor discussão sobre o assunto, você acha que ele ajudou menos que os outros colegas?
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 8:55 pm Assunto: |
|
|
Hegbert,
a colocação de um link do mesmo assunto ocorreu também na intenção
de ajudar como foi postado por outros Foristas...
Um abraço,
Ivanil |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 9:03 pm Assunto: |
|
|
Hegbert,
De forma alguma tive a intenção de ofendê-lo. Os amigos do forum que me conhecem (pessoalmente ou não) sabem que não sou disso. Muito pelo contrário!
Concordo com o amigo Darkaso quando diz que você me compreendeu de maneira equivocada.
O que ocorre é que ando com muitos afazeres ultimamente e não tenho tido tempo para postar no forum. Quando sobra um tempo (às vezes isso não ocorre num intervalo de semanas! ) acesso o forum, mas nem sempre é possível postar, justamente por falta de tempo.
Saio de casa quando está tudo escuro e quando volto já está tudo escuro de novo. Sou analista de sistemas e passo o dia no computador. Não é sempre que chego em casa com tempo e disposição para utilizá-lo novamente.
Quando vi seu tópico, lembrei-me instantaneamente que já havíamos discutido isso antes e que, naquela ocasião, tive a oportunidade de efetuar consultas em sites da internet e tentar enriquecer aquele tópico com informações que, tambem para mim, eram novidade.
Por isso, utilizei a ferramenta de busca do site para "ressucitar" aquele tópico e achei que estaria ajudando se indicasse o endereço aos amigos.
Perceba que encerrei minha postagem anterior com um "ajuda a reacender a discussão", pois este é o real objetivo de um forum, seja ele de bonsai eu não: discutir!
Você chegou a ler o tópico que postei? Nele tem bastante informação e responde boa parte das perguntas colocadas aqui. A repostagem do link não seria uma ótima forma de "refrescar" essas informações e fazer com que surgissem novas, de igual ou maior valor educativo?
Pense bem. Continuo a acreditar que fui mal entendido.
De qualquer forma, fica aqui meu pedido de desculpas, caso tenha feito com que se sentisse mal.
um grande abraço. _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 15, 2007 11:49 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!
Hegbert, aki na minha cidade, ao colhetarmos o musgo, o deixamos em um recipiente aberto e não o molhamos....fica alí muito tempo.
Quando desejamos utilizar, o colocamos numa bacia com água durante uns 3 minutos apenas e o colocamos sobre o substrato...tem dado certo.
Não acho interessante colocar sobre todo o substrato, acho melhor deixarmos um espaço sem musgo....
Quanto a mistura com cerveja...preciso deixar as cervejas no gêlo para os amigos....
Newbe....abraços com saudades
e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
mziede 1.o PASSO

Registrado: 21/05/07 Idade: 50 Mensagens: 158 Localização: Vila Velha E.S
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2007 1:13 pm Assunto: |
|
|
Hegbert Yamagami ...
Aqui tem algumas fotos pra vc ver o musgo no vasos e vou te falar mais eles colocam no vaso todo ...sera que estao errados ???? de uma olhada nos bonsai ....lindo fora de serio ...kkkkk
http://sidiao.myweb.hinet.net/2004_e.htm
 |
|
|
 |
|