FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Piracanta
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
elcotta

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 1:12 am    Assunto: Ajuda com Piracanta Responder com citação

Fala Galera...
comprei um bonsai de Piracanta... que sofreu drásticas mudanças no dia em que comprei (no começo desse mes)...
Foi, no mesmo dia, Replantada, Reestilizada, Aramada e podada...
não sei se é certo, creio que não, fazer tudo isso de uma só vez... e ainda trouxe de Teresopolis...
sei que é uma planta resistente... ela tem pego sol direto, de manha, e a tarde, ja que eu moro num predio em que o sol bate, e ela fica na janela...
mas, e aí? quem pode me dar umas dicas?
Tenho 3 tipoos de adubo aqui, quero saber se devo por algum:
O de bolinhas (n lembro o nome)
Biofert
e Torta de Mamona...
Em qual época ela costuma dar as frutinhas?
Abraço a todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 7:11 am    Assunto: Responder com citação

Rafael, se vc fez tudo isso de uma vez só, é melhor vc deixar ela se recuperar de tudo antes de pensar em adubar, ela também não deveria estar recebendo sol direto, pelo menos por alguns dias. Seria interessante passar que tipo de solo usou.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
elcotta

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 12:28 pm    Assunto: Responder com citação

cara, com relação ao solo, eu não tenho certeza, pq quem fez foi o bonsaisa que me vendeu...
sei que a grande maioria dele é de terra preta, e parecia ser de excelente qualidade.
E ele, na hora de replantar, não desfez o torrão de terra em que ela tava... como o vaso era maior, ele só preencheu com terra e pronto.
Eu devo então tirá-la do sol, né? Durante quanto tempo vc acha que eu devo deixá-la longe do sol? E sem o Adubo?
obrigado pela resposta!
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, sem uma foto não tem como a gente passar uma informação correta a respeito do substrato usado, mas essa terra preta que vc menciona ser de boa qualidade, pode ser para plantas no chão, já para bonsai não se usa muito este tipo de substrato, é bom vc dar uma olhada em tópicos a respeito, agora estou meio sem tempo, mas amanhã se estiver mais folgado passo o link a vc. Quanto a deixar longe do sol, não precisa ser muito tempo não, uns 10 dias esta bom, adubação só depois de 30. Espero ter ajudado, mas acho que logo vc deve trocar essa terra preta por algo mais adequado a bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 6:09 pm    Assunto: Tambem sou principiante Responder com citação

Rafael acho que foi muito afoito em realizar tantos procedimentos de uma so vez. A piracante é uma planta bem resistente, porém nas proximas seções realize um procedimento por vez, aprenda a observar a planta e saber quando ela esta recuperada.
Quanto ao substrato utilizado, a piracanta é uma planta que gosta de muita materia organica, nas minhas utilizo caco de telha misturado com terra vegetal, 50% de cada. Não foi colocada nenhuma foto de sua planta, logo não sei se seria o caso de coloca-la numa mamadeira (tecnica que pode ser observada maiores detalhes no fórum), caso seja necessario utilize esterco curtido. Em relação a adubação não utilize nenhuma por enquanto, sua planta necessita recuperar e avaste ela da luz solar direta.
A frutificação depende muito da região que ela se encontra as minhas é comum frutificarem fortemente na primavera, no entanto mesmo em pleno inverno ela tem algumas frutinhas.
Quando for adubar, acredito que dentro de uns 2 a 3 meses utilize adubos de preferencia organicos, tipo torta de mamona, farinha de osso etc, adubos com baixo indice de nitrogenio. O adubo de bolinha que voce menciona tem varios. Um deles é o osmocote, excelente adubo, pois sua liberação é lenta. Adubos quimicos geralmente são muito forte e podem queimar as raizes de nossas plantas facilmente, principalmente por sermos principiantes.
No mais, aproveite este tempo de recuperação de sua planta e navegue pelo fórum, é de excelente qualidade e voce aprenderá muito sobre sua planta e outras tantas.

Estas informações são de um principiante, que adora a arte mas que esta começando a querer engatinhar.

Abraço

Edmilson
elcotta

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 12:41 pm    Assunto: Amigos Responder com citação

muito obrigado pelas orientações...
já tirei do sol indireto. A noite, vou bater umas fotos, e coloco aqui para que você examine melhor.
Acho que o adubo de bolinhas é esse mesmo, o osmocote... nem ele, com sua liberação lenta, seria uma boa colocar, para acelerar essa recuperação? Alias, existe algum meio de acelerar a mesma?
Bom essas mudanças todas foram feitas no sábado, dia 9 de junho. Será que seria uma boa eu mudá-la de terra, agora? Faço a mesma pergunta em relação à mamadeira. Será que devo colocá-la?
elcotta

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

mais uma coisa, vcs acham q eu devo tirá-lo do sol completamente, ou deixar pegando sol tipo, atras da janela, ou com uma cortina branca fina na frente?
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 10:00 pm    Assunto: Tenha paciencia Responder com citação

Rafa, coloque em sol indireto.

Meu conselho é não realizar mais nenhum procedimento por enquanto, deixe a planta recuperar neste mesmo substrato que esta.

Colocar osmocote ou qualquer outro adubo na sua planta neste momento, mesmo que de liberação lenta, seria como dar feijoada para um paciente na CTI. Somente um comparativo, na minha opinião sua planta esta so recuperando e seu estado não é grave, mas não vamos abusar.

Pessoal do fórum, quero ver mais opiniões, vamos ajudar o Rafael.

Abraço

Edmilson

PS Aguardo as fotos da planta
elcotta

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

Ed (posso te chamar assim? Very Happy )
Me aconselharam em outro forum retirar as folhas... eu n acho que seja uma boa, mas o que vc acha?
O sol que bate durante metade do dia, atras de uma janela seria um sol indireto? OU Atras da cortina? Ou o que?
Desculpe, mas eu nunca entendi direito esses termos e tal... hehehehe
E eu moro em Apto... isso dificulta um pouquinho, ja que eu tenho um bom parapeito para colocá-la no sol pleno, quando for preciso...
elcotta

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 2:01 am    Assunto: Conforme prometido... Responder com citação

segue o album de fotos da minha Piracanta...
nao liguem para a pasta de dente... fiz isso pq aprendi a algum tempo que ela é um bom selante... e como algumas partes ficaram bem feridas, usei a pasta pra ajudar na recuperação... espero nao ter errado! hehehehe
http://picasaweb.google.com.br/elcotta/Piracanta
se quiserem podem ver a minha cerejeira tb...
http://picasaweb.google.com.br/elcotta/Cerejeira
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 7:47 am    Assunto: Responder com citação

Rafael, me paarece que vc está bastante afobado, está começando na arte e com poucas plantas, recomendo a sugestão do Dom Mário.
1° Paciência
2° Paciência
3° Paciência
...
...
..
10° Paciência e volta ao primeiro quando chegar ao décimo. Amigão, você deve deixar a sua piracanta se recuperar, deixa ela no vaso que esta, no substrato que esta pelo menos um ano, depois disso vc já terá mais informações e poderá fazer o replantio em um substrato melhor e mais adequado. Wink Em quanto isto, dá uma garimpada em floriculturas e ache mais algum exemplar para ir matando essa sua vontade de mexer. Digo isto porque já senti o mesmo que me parece q vc esta sentindo.
盆栽、ライフスタイル。
elcotta

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:53 am    Assunto: Responder com citação

gente, não sou eu o afobado...
foi o bonsaista que me vendeu... aconteceu que ele fez todas essas alterações de uma vez só! E eu só estou preocupado com a minha plantinha...
ela está bem, está brotando... mas só tenho preocupação de não perdê-la, pois quando eu fiquei sabendo que o cara fez tudo ao mesmo tempo, já era tarde, eu já tinha comprado...
não me arrependo, óbvio... mas talvez deixasse passar um pouco mais de tempo, antes de levá-la!!!
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Oi Rafael,

Acho q o Júnior te deu assistência completa, siga o q ele te recomendou, não creio que sua planta vá sofrer muito para se recuperar, foi feito uma desfolha parcial também, isso já ajuda a nova brotação sair de dormência, só que estamos entrando no inverno, onde a seiva circula muito lentamente, por isso, não faça mais nada, deixe neste vaso até primavera q vem 2008, daí pode fazer o que quiser.

Sol indireto é aquele que pode rebater em paredes, através de vidro escuro, cortina, enfim, muita luminosidade natural, sem raios solares diretos na planta! Wink

Grande abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
elcotta

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

fabiano... mto obrigado pela dica...
vc viu as fotos???
entao, vc acha q eu devo defolhá-lo? ou deixar com as folhas que ele tem?
e como eu vou saber que ele já está recuperado??? quando começar uma boa brotação???
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Veja bem, tenho quase certeza q já houve uma desfolha parcial, temos q nos atentar que sua planta n sofreu agressões a nível de raíz, o q foi ótimo. Smile

Qto a podas e aramações, tbm faço alguma coisa agora, muitos fazem, por isso n precisa deixar tanto tempo fora da luz solar direta, 10 dias realmente tá legal. Wink

A brotação vigorosa e sadia vai te mostrar q ela reagiu, porém n deve mexer nela por um bom tempo(raíz), pois suas raízes capilares começam a se desenvolver e poderia haver uma reação desagradável por parte dela! Crying or Very sad

No mais, depois de ficar bem, falaremos sobre a estilização dela...

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: