FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu primeiro bonsai!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2007 3:11 pm    Assunto: Meu primeiro bonsai! Responder com citação

Olá Pessoal!

Gostaria de plantar meu primeiro bonsai, e gostaria da ajuda de vocês pois sou leigo no assunto.
Tenho em mente começar plantando uma dessas árvores:
Oliveira (caroço de azeitona)
Pinheiro (um desse de árvore de natal rs)
Macieira
Jabuticabeira

com exceção do pinheiro, eu vou plantar o restante desde a semente.
O que vocês acham? são espécies com um grau de dificuldade alto para um iniciante?

2ª dúvida: sobre o substrato. Tenho terra vegetal, humus, e irei quebrar alguns tijolos... preciso de algo mais?

3ª dúvida: começo plantando num escorredor? e como q funciona. embaixo do escorredor eu coloco uma outra vasilha, certo? q eh chamada de mamadeira?? foi isso q eu entendi durante minha pesquisa sobre como plantar um bonsai.

Tenho mais e mais duvidas, mas com o tempo vou repassando à vocês!

muito obrigado pela ajuda Wink
espero logo já poder postar uma foto da plantinha

abraços! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2007 6:36 pm    Assunto: Primeiras respostas Responder com citação

Romeu

Seja bem vindo ao local certo para aprender bonsai. Percebi que você já andou passeando pelo Fórum para se informar. Continue a ler e pergunte o que desejar.

Quanto à sua escolha de espécies para iniciar, já que você não incluiu um Ficus, eu sugeriria começar pelo fim da lista, pelos seguintes motivos:

1) Oliveira - as sementes em conserva são mortas e não deverá ser fácil conseguir frutos in natura (vivos) para plantar;

2) Pinheiro - a maioria das espécies vendidas em supermercados não são fáceis de cultivar e morrem com certa facilidade;

3) Macieira - alguns colegas conseguiram fazer germinar as sementes, mas primeiro veja a técnica que eles utilizaram;

4) Jabuticabeira - o único problema é que o crescimento não é rápido.

Respostas à suas dúvidas:

1) Eu faço a sugestão de que você adquira um Ficus de viveiro com um bom tronco, para começar a trabalhar enquanto espera o crescimento das mudas de suas sementes;

2) Estes são os componentes necessários do substrato. Use uma peneira grossa para garantir grãos maiores que dêm boa drenagem;

3) O escorredor/mamadeira só deve ser usado depois que a muda estiver crescidinha. Faça a germinação em potinhos menores ou em garrafas Pet.

Boa sorte com suas plantas.

"Recife (PE)"
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2007 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

hum... legal Ferreira... obrigado pelas dicas... com relação à oliveira, huahuah, eu certamente iria comer uma azeitonas antes para tentar fazer o plantio! hehehe

é uma pena que a Jaboticabeira demore... pq eu uma arvore q eu gosto, mas ja tinha lido sobre essa demora, entao ficou como uma segunda opção mesmo...

bom, como a coisa num todo demora, o jeito é plantar varias arvores neh... e ir fazendo os teste, e ver como reagem.. e para eu ir aprendendo.

verdade, em todos os sites eu li sobre o ficus, pode ser um bom começo... vou tentar tbm eh facil de se achar?

bom, vou plantar algumas coisas, e minha avo tem um quintal cheio de arvores, entao da pra eu me deliciar e testar todas! hehehe

obrigado pelas dicas!

EDITADO:

Mais 2 perguntas (heeh falei q eu tinha varias...)... sobre alporquia (esta certa a palavra?)
da certo colocar algodao e um pouco de terra vegetal, no lugar de po de xaxim, por exemplo, ??? pq fica bem umido e com nutrientes, nao?

2) Xaxim foi proibido de vender certo? pelo menos aki no estado de SP, eu tenho visto as pessoas usarem casca seca de coco, q substituem bem o xaxim tbm... da pra usar na alporquia tbm?
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 04, 2007 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Romeu,

acho que o Ferreira já te deu boas dicas.

Eu te recomendo dar uns passeios por viveiros e comprar umas mudas já mais desenvolvidas, não muito. As jabuticabeiras são melhores se forem compradas mesmo. As alporquias são ótimas opções, manda ver. Pode usar a casca de côco sim, mas não me lembro quem fez com bucha vegetal e deu certo.

Algodão não acho uma boa, não dá passagem para as raízes entratem nele e elas podem não desenvolver ou ficar para cima, tortas.

T+
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2007 8:31 am    Assunto: Responder com citação

hum.. entendi a parada do algodão darkaso... e tbm estamos no inverno neh.. pelo q ja li, nao eh uma boa época para fazer alporquia... estou indo para Ubatuba, litoral norte de SP, e la minhas avós possuem várias especies... vou ver se consigo pegar alguma muda, ou mesmo sementes, para ir treinando.

obrigado pelas dicas!
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2007 10:14 am    Assunto: Responder com citação

ROMEU,
VOU TE PASSAR A MINHA ESPERIENCIA DE INICIANTE "QUE TBÉM PODE SER CHAMADO DE SERIAL KILLER DE MUDAS, QUE NADA MAIS É QUE CONCORDAR COM OS COLEGAS DE FORUM,COMPRE REALMENTE UM FICUS, TENHO UM, ELES SÃO BEM RESISTENTES E DESENVOLVEM RÁPIDO, TRABALHO COM BONSAI A SÓ DOIS ANOS, E SÓ AGORA COMECEI A PRODUZIR MINHAS MUDAS (SEMENTES, ALPORQUE, ESTACAS), POIS OUTRAS VEZES TENTEI COMEÇAR COMO VC PLANTANDO E TAL, MAS A FRUSTRAÇÃO DE NÃO TER REALMENTE UM BONSAI ME VEZ DESISTIR, PORTANTO COMPRE UMA MUDA JÁ DESENVOLVIDA, PARA JÁ COMEÇAR A TRABALHAR E PLANTE SUAS SEMENTES, QUE VÃO DEMORAR MAIS PARA SE TORNAR BONSAI, UMA DICA É, EM FLORICULTURA TEM MUDAS PORÉM SÃO MAIS CARAS, TENTE ACHAR OS VIVEIROS QUE PRODUZEM ESTAS MUDAS, QUE GERALMENTE FICAM EM CHACARAS NOS ARREDORES DAS.
BOA SORTE!!
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2007 10:36 am    Assunto: Responder com citação

Romeu,

se for a única oportunidade de passar um tempo nessa chácara arrisque umas alporquias se tiver pelo menos um mês de férias lá. A possibilidade é de que se tentar a única coisa de ruim é não pegar.

T+
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 8:18 am    Assunto: Responder com citação

Patrik,

eu acho q vou comprar uma muda mesmo, ou entao pegar alguma com minha avo, q tem um quintal repleto de arvores... tem pitanga, jaboticaba, laranja, amora, limao, acerola, jaca(tem como fazer bonsai?!?! hehehe) bom, tem varias especies... acho q vou pegar umas 2, 3 mudas e sementes tbm... nao custa nada tentar neh...

desde q eu comecei a ler o forum, agora td arvore q eu vejo na rua, ja procuro por um galinho mais grosso, vejo se poderia ser um bonsai.. hahahah mudou meu jeito de ver as arvores..

bom, eu vou tentar de tudo darkaso, vamos ver no q vai dar! hehehe logo eu coloco uma foto aki do meu primeiro vasinho!

abraços!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 10:22 am    Assunto: Responder com citação

Romeu!
Quanto ao uso do substrato para alporque, é claro tem os mais indicados e os menos. O musgo (esfagno) seria o ideal. Mas não vai deixar de fazer alporque por falta de material.
Quando não tive disponível material ideal à mão, fiz dezenas de alporques com areia e terra, cerca de 60% areia 40% terra, nunca medi, faço no "olho". E sempre tive ótimos resultados com as mais diversas plantas: ácer, camélia, caliandra, juníperus, romã, chuva de ouro, louro, e aí vai, só para ter uma idéia. Veja abaixo o enraizamento de um alporque de ácer palmatum em arreia e terra. E ele é mais grosso que um cabo de vassoura.
Então, não tem erro.

Abraços

Elio Luis Secchi

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

areia e terra dão bem certo para o alporque, mas eu nunca vi o uso do algodão, você sabe de algo do tipo? Acredito que não daria certo mesmo.

T+
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

E aí amigoDark!
Pois eu nunca tentei com algodão. Mas vou tentar. Acho que pode dar certo. Talvez não se deva apertar muito.
Vamos fazer uns testes. Nem que seja só para saber, pois não veria razão em usar algodão tendo tantas outras opções à mão, como a simples areia e terra.Já fiz com musgo de árvore, em uma caliandra e enraizou. Mas vale a pesquisa. Depois se coloca aqui o resultado.

Abração

Elio Luis Secchi
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

é o melhor a fazer. Se coloca o resultado aqui, mas o tempo ainda não está bom para alporque. Como experiência é melhor esperar a primavera para experimentar.

T+
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 11:09 am    Assunto: Responder com citação

é verdade, areia e terra sao tao simples de se achar, nao preciso inventar moda e usar algodao! hehehe bom mas vale a pena a experiencia...

acabei de voltar do "quintal da vovó" hehhe e fiquei interessado na arvore de acerola dela... a um tempo atras fizeram uma poda, cortaram uns galhos, e sobrou um galho de uns 10 centimetros, q eu achei q eu poderia usar para bonsai... perguntei se havia como criar raizes a partir de um galho, ela disse q sim, se eu cortar o galho bem na junção do galho e do tronco, pode ser q eu consiga raiz a partir dai...

é assim mesmo q funciona?? ai logo ja pensei na solucao enraizadora, q vcs tanto falam... esse galho me chamou atencao pq esta bem grosso e ja tinha uns brotos nascendo. Infelismente eu nao pude pegá-lo ainda pois como nao tenho carro e viajo de onibus, fiquei com medo de o galho chegar danificado aqui em são paulo.

essa tecnica de criar a partir do galho eh a estarquia certo?
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 11:29 am    Assunto: Responder com citação

A técnica é estaquia sim Romeu, não sei se funciona bem com acerola, mas eu fiz algumas estaquias de resedá esses dias e estão respondendo muito bem.

agora 20 dias depois já está com um broto

e mais uns

A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 11:38 am    Assunto: Responder com citação

hummm interessante! vou tentar usar esta tecnica tbm.. para ganhar tempo... acho q essa semana eu ja comeco a plantar alguma coisa, estou ansioso para comecar! Smile
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: