|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 23, 2007 7:19 pm Assunto: Futura muda de Pinheiro Negro Japonês |
|
|
Olá pessoal, como alguns aki já sabem, a um tempo eu comprei semente de Pinheiro Negro......plantei no dia 28/06, e começou a brotar algumas dia 15/07, ou seja, 17 dias pra brotar......
As futuras mudas estão com mais ou menos uns 6 cm, por aí....ainda estão com sementes em cima, penduradas.....rssssss...... mas algumas já posso notar que estão para sair entre amanhã ou depois...e posso ver tb que tem vãozinhos ali onde a semente esta "segurando" que acho q são as futuras agulhas......
Pois bem......eu tava lendo em um site que depois de 30 dias após o inicio da brotação, tem que ser feito o corte para retirada das raízes ( estaquia ), e então banha-las em hormonio enraizador e planta-las novamente em outra sementeira preparada para recebe-las......... Pq isso irá fazer com que os primeiros galhos não fikem mto allto............eu queria saber qual é a experiência de vcs com essa técnica, em mudas jovens de Pinheiro Negro........pq to meio com medo de estragar as mudas..........relatem pra mim......
Obrigado e Abraços _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 23, 2007 9:48 pm Assunto: |
|
|
Amigo assim como você estou na minha primeira "safra" de mudas de pinheiro negro, já fiz a estaquia e plantei-as numa sementeira usando substrato 90% caco cerâmico e 10% terra granulada. No meio onde "finquei" a mudinha usei areia de rio tamanho médio. Já fazem 30 dias que cortei as raízes e plantei na sementeira e todas ainda estão verdinhas. Estou regando com água de torneira e borrifanco água com açucar uma vez por dia. Quando elas estiverem prontas pretendo postar aqui pra você ver.
Abraços |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 23, 2007 9:56 pm Assunto: Sashiki |
|
|
Djalma
Utilize a ferramenta de busca com a palavra sashiki, que você vai conseguir mais informações sobre o processo.
Estou transferindo seu tópico para SOU PRINCIPIANTE, onde mais adequadamente receberá ajuda. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 24, 2007 7:43 pm Assunto: |
|
|
Legal Stokman....e pela as minhas contas devo fazer a estaquia nas mudas lá pelo dia 15 de agosto, será que é uma época boa ???
Sobre borrifar com aguá com açucar, não fica melada as mudas? E pra que serve isso ???
E sobre a rega?? Vc rega todo dia em abundância, ou só pra manter a mesma umidade, tipo, mesma umidade com que elas brotaram ??????
Gostaria que vc me mandasse uma foto de sua sementeira pra mim ver como vc colokou elas lá........se puder claro........
E Ferreira, td bem vou procurar mais sobre o assunto, e td bem por ter transferido o tópico, relaxa...........
Obrigado a vcs......abraços......... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 24, 2007 10:30 pm Assunto: |
|
|
eu fiz a estaquia com média nuns 30 a 35 dias da brotação.
eu borrifo bem pouquinho justamente pra não ficar melada. Isso serve pra fornecer a planta energia já que ela nao possui raizes. Eu li um artigo nao me lembro a onde sobre isso, e estou usando como experiência.
Eu rego pela manhã justamente para manter a umidade.
Infelizmente no momento nao tenho nenhuma foto pra postar, mas assim que eu tiver eu posto.
Abração |
|
|
 |
Emerson
Registrado: 27/07/06 Idade: 57 Mensagens: 39 Localização: Curitiba
|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 8:29 am Assunto: Re: Futura muda de Pinheiro Negro Japonês |
|
|
Djalma escreveu: | Olá pessoal, como alguns aki já sabem, a um tempo eu comprei semente de Pinheiro Negro......plantei no dia 28/06, e começou a brotar algumas dia 15/07, ou seja, 17 dias pra brotar......
As futuras mudas estão com mais ou menos uns 6 cm, por aí....ainda estão com sementes em cima, penduradas.....rssssss...... mas algumas já posso notar que estão para sair entre amanhã ou depois...e posso ver tb que tem vãozinhos ali onde a semente esta "segurando" que acho q são as futuras agulhas......
Pois bem......eu tava lendo em um site que depois de 30 dias após o inicio da brotação, tem que ser feito o corte para retirada das raízes ( estaquia ), e então banha-las em hormonio enraizador e planta-las novamente em outra sementeira preparada para recebe-las......... Pq isso irá fazer com que os primeiros galhos não fikem mto allto............eu queria saber qual é a experiência de vcs com essa técnica, em mudas jovens de Pinheiro Negro........pq to meio com medo de estragar as mudas..........relatem pra mim......
Obrigado e Abraços |
Bom dia. Você irá encontrar todas as informações com foto inclusive no site da nipon bonsai, não deixe de ver. A propósito onde você comprou as sementes de pinheiro? _________________ Gostaria de informações para acelerar crescimento de pinheiro-negro e acer tridente, obrigado. Qual é a melhor terra, etc. obrigado |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 8:50 am Assunto: |
|
|
Só para esclarecer um pouco esta questão do "açucar" que ficou meio confusa : na verdade agente costuma usar soro glicosado 2,5%, pois usando açucar fica mais difícil, pois tem que se fazer a diluição correta. O soro glicosado é possivel encontrar em farmácias e estabelecimento que trabalhem com material hospitalar, normalmente ele vem a 5.0%, é só utilizar a mesma quantidade de água e o teremos a 2,5%. Esta solução deve ser borrifada de 3 m 3 dias , fazendo-se de 7 a 8 aplicações após a estaquia. Isto serve justamente para darmos para a planta a glicose, principal produto da fotossíntese que nesta fase fica prejudicada. Com isso aumentamos em muito o sucesso deste procedimento. Esta solução pode ser usada também após o replante. Só um detalhe, é preciso fazer o borrifamento à noite, justamente quando a planta esta consumindo a glicose, pois durante o dia ela não terá condições de absorver. Em linhas gerais é isto.
obs. Um detalhe muito importante, o soro comprado não pode ser soro glicofisiológico, pois este contem cloreto de sódio, o que será extremamente prejudicial à planta, é preciso comprar o soro glicosado, glicose e água apenas. |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 9:03 am Assunto: |
|
|
Emerson no Mercado Livre tem diversos produtos para bonsai, inclusive você encontra sementes de pinheiro negro, acer, zelkova... |
|
|
 |
Emerson
Registrado: 27/07/06 Idade: 57 Mensagens: 39 Localização: Curitiba
|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 9:59 am Assunto: |
|
|
stokmann escreveu: | Emerson no Mercado Livre tem diversos produtos para bonsai, inclusive você encontra sementes de pinheiro negro, acer, zelkova... |
Certo obrigado _________________ Gostaria de informações para acelerar crescimento de pinheiro-negro e acer tridente, obrigado. Qual é a melhor terra, etc. obrigado |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 2:27 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal, primeiramente, muito obrigado pela ajuda de vcs aki heim...........
Sobre o soro glicosado........se for de 5%........por exemplo 250 ml.........é só diluir ele em 250 ml.........neh ?????
E as sementes eu comprei no mercado livre mesmo......
Eu li a matéria do Site que vc me recomendou...mto bom heim......
Estou pensando em fazer a estaquia daqui uns 35 dias mesmo Anderson.........
Muito obrigado a vcs, e conforme os andamentos aki e seu conseguir fotos, eu tb posto..........
Obrigado e abraços............ _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 3:00 pm Assunto: |
|
|
Djalma
É isso mesmo, comprando o soro a 5%¨é só acrescentar o mesmo volume em água e o terá a 2,5%.
boa sorte |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 4:10 pm Assunto: |
|
|
Blz Wilson, aí com o soro glicosado, eu borrifo a noite em abundância, ou faço como o Stokmann fez com a aguá com açucar, só um pouquinho ??
Obrigado e abraços..... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 8:24 am Assunto: |
|
|
Eu prefiro o soro glicosado, borrifo até que molhe bem todas as folha. |
|
|
 |
edubessa 1.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Mensagens: 168 Localização: campos dos goitacazes
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:02 am Assunto: |
|
|
Essa de borrifar soro glicosado nas plantas eu não sabia, vou começar a testar, aproveitar q estou com varias estacas la, vai ser uma otima esperiencia.
Abraços _________________ EduBessa |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:40 am Assunto: |
|
|
Se as estacas não tiverem folha não terá valia nehuma, Ok, a absorção é foliar. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|