|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Jul 24, 2007 8:10 pm Assunto: Romãzeira |
|
|
Olá a todos
Romãzeira
em Out/04
primeira tentativa de modelação...impaciência
EDIÇÃO para colocação de fotos do periodo em que a comecei a trabalhar 2004
.............................................
depois de alguns tempos&contratempos....
Não é nada de especial, nem sequer é uma grande muda, ou se é mesmo muda...
olhando para a foto, como a costumo ver, sem ser nada, pode ser "Wabi Sabi" sinto que me leva daqui...talvez precisamente, por não ser nada.
Contudo é muita luta, já teve algo próximo de um estilo, e vai irreverente como as Romãzeiras gostam de ser, mudou-me radicalmente os planos ao descartar uma série de ramos, que eu julgava fazer falta...erro meu, querer indicar-lhe o caminho, mesmo tendo sempre o cuidado de controlar a sua floração e frutificação .
Agora está como quer, apenas corto as pontas, que florifique e frutifique quanto quiser...para mim enquanto tiver o poder de me transportar de vez em quando, pode ser o que quiser ...talvez lá mais para frente a gente se entenda...
Romãzeira 08-04-07
Floração e Frutificação 22-07-07
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Editado pela última vez por Antonio Castro em Qua Mar 26, 2008 9:04 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 7:50 am Assunto: |
|
|
Castro, possuo algumas romanzeiras e também não as entendo....rssss estão indo como querem. A sua esta muito bela, parabéns, belos frutos. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 10:38 am Assunto: |
|
|
Muito bonita!!
A pouco tempo fiz um alporque aqui em casa, e já está bem enraizado.
Adoro Bonsai de frutiferas.
Parabens pela romã!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 6:24 pm Assunto: |
|
|
Olá Junior e Patrik
Muito Obrigado pelos comentários
Eu também gosto de Frutiferas, tenho esta porque foi o impulse do incio em querer ter algo para trabalhar...ai, quase tudo o que tiver folhas, "marcha", coisas de iniciante mesmo e todos, ou quase todos sabemos como é.
Esta espécie tem destes caprichos, e por isso o pessoal tem algumas reservas acerca dela...eu gosto, se bem que já vi que não é fácil...ela deita tudo a perder quando lhe apetece, por isso agora anda como quer.
Não me preocupo com ela, este ano não lhe tirei as flores, nem lhe vou tirar os frutos, há-de ser ao jeito dela .
Eu de frutiferas, se tivesse que escolher uma, e que talvez seja até uma escolha no futuro, seria o Prunus mume, é minha de eleição em frutiferas.
O meu espaço é que infelizmente não dá para mais, ou felizmente sei lá...provavelmente ainda bem que assim é, senão passava a ser quase uma prisão, saborosa, mas uma prisão...
[ ]s
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 11:46 am Assunto: Romã |
|
|
Olá a todos...
Antonio, muito bonita a tua romã.
Tenho algumas em casa. Nestes dias de inverno, precisei viajar por uma semana e deixei a rega pra minha mãe fazer. Quase morro de susto quando voltei e me deparei com duas delas com a folhagem toda seca. Pensei que haviam morrido, mas agora estão rebrotando. Era apenas o inverno castigando aqui no sul do Brasil... _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 8:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson0605
Muito Obrigado pelos comentários
De facto esse é um problema que todos passamos uma vez ou outra,... as ausências , com as férias à porta, vou ter que recorrer não à minha Mãe, mas à minha Sogra ...vamos lá ver
No seu caso, poderia ter sido devido aos rigores do inverno, ela ter começado a descartar a folhagem... por cá, elas caiem todas durante o inverno
Boa sorte,...e antes que me esqueça, seja bem vindo ao Fórum
Cptos.
 |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 7:13 pm Assunto: |
|
|
EStou participando de um curso ha 2 meses e meio e posso dizer é terrível ficar longe dos bonsai, só conseguindo cuidar dos meus no domingo, de resto ficam com minha esposa, que tenta fazer o possível. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 4:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Alexandre "Alfamega"
Eu tive recentemente um problema profissional que me obrigou a fazer alguns reajustes, ainda hoje tenho alguma dificulldade a nivel de assiduidade, é como recomeçar quase do zero, e afinal não vivemos disto, por muito que goste da Arte, não é o meu centro das atenções, nem tão pouco a mais importante das minhas actividades...
Porque também não posso estar presente em determinadas alturas, também é a minha esposa que por vezes tem de os regar ( não sendo assim tão poucas ), por outro lado também não foi/é mau de todo, porque também começou a haver por parte dela, uma maior aproximação à arte .
Pelo menos deixou de haver aqueles comentários irónicos, que o outro lado da barricada nos costuma agraciar.
PS: Como sei que gostas do tema, existe um livro de Eugen Herrigel
"A Arte cavalheiresca do Arqueiro Zen" , estou em querer que será um versão reduzida do "Zen e a arte do tiro com Arco" do mesmo autor.
Penso que será uma optima leitura, para se perceber o problema das "regras" comuns às várias artes deles, ou refinadas por eles, aqui numa actividade que já não tem o uso a que se propunha, e que nem tão pouco têm o interesse de fazer dela um desporto...resta dela apenas a Essência, que ajudará ou não ao auto-conhecimento
[ ]s
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 11:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Castro, parabens por seu trabalho abnegado com essa romanzeira. Adoro a espécie, embora tenha toda uma gama de dificuldades em se tratando de formação estrutural, principalmente galhos que secam sem mais nem menos, e outras singularidades.
Mas creio que, a exemplo de outras espécies não tão sensíveis, mas igualmente contrárias a nossa intervenção, a romanzeira é dentre essas a que mais me atrai. Tenho em meu viveiro algumas variedades, inclusive a conhecida NEJIKAN, que retorce todo o caule, como as voltas de um parafuso, ao crescer, e a variedade mini, que produz pequenos frutos, muito vendida nos mercados e feiras, considerada apenas pelo tamanho reduzido dos frutos e flores como sendo um "bonsai", mesmo quando~nada tenha sido feito nela para ser assim considerada.
O que gosto na romanzeira, é a possibilidade de trabalhar seu caule, formando madeira morta, que com o passar dos anos, dá a planta uma caracteristica muito peculiar e bonita.
Na ultima exposição que participei, expus uma romanzeira com madeira morta, uma arvore de aproximadamente 28 para 30 anos, obtida via yamadori, e que estou educando há seis anos:
Afim de evitar perda de galhos, retiro toda brotação floral tão logo surja, impedindo não só a abertura das flores, mas sua finalização, ou formação do fruto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 6:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Luiz Fernando
Eu também costumava retirar toda a floração, mas mesmo assim sempre perdi ramos nela.
Só me frutificou no ano passado, uma unica romã.
Sempre evitei cortar os seus espinhos quando eles estão presentes, porque vai ser dali que ela se irá desenvolver no próximo ano.
Esta é uma dessas, a Punica granatum nana
Muito interessante essa sua da exposição , agora "se fosse minha" talvez pensasse em fazer-lhe um enxerto.
Ela devia vir mais para baixo, de maneira a esbater-se/harmonizar-se com a madeira morta, opinião pessoal, hein , não estou a dizer que é fácil, nem tão pouco para o fazer
Continuação de um bom trabalho
Bonito vaso, com esse brilho metálico....parece aquelas panelas feitas em cobre ou latão, que levam centenas de marteladas
[ ]s
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 04, 2007 12:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Castro, desculpe "roubar" a cena de seu tópico, ao expor minha humilde planta. Claro que a opinião do amigo tem um valor todo especial para mim. Que tal se fosse um pouco mais longe e fizesse uma projeção sobre o trabalho sugerido por voce? Não importa se o desenho ficar ruim, vou entender perfeitamente a idéia, que talvez seja bem interessante para compensar a estrutura dessa planta.
Aguardo por vc, então, meu amigo.
Um abraço.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 04, 2007 7:29 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Olá Luiz Fernando
nickyfury escreveu: | Castro, desculpe "roubar" a cena de seu tópico, ao expor minha humilde planta. Claro que a opinião do amigo tem um valor todo especial para mim. |
Roubar a cena ? que nada...afinal isto é um local de partilha ...tenho muito gosto que assim seja , de facto é uma prazer para mim que os tópicos sejam complementados pelos amigos,...só assim podem esclarecer todos que têm dúvidas acerca delas "PARTILHA" de Experiências e Opiniões, mesmo que sejam contrárias, não te preocupes com isso...
nickyfury escreveu: |
Que tal se fosse um pouco mais longe e fizesse uma projeção sobre o trabalho sugerido por voce? Não importa se o desenho ficar ruim, vou entender perfeitamente a idéia, que talvez seja bem interessante para compensar a estrutura dessa planta.
Aguardo por vc, então, meu amigo. |
Claro que podemos ir mais longe na nossa imaginação e tentarmos fazer um virtual, agora não prometo nenhuma obra de arte .
Quanto muito, talvez apenas mais uma possibilidade de trabalho ...e baseada na foto que com que nos brindaste.
Assim que tiver um tempinho, logo arranjo um.
Um abraço ,
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 04, 2007 6:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Luiz Fernando
Então aqui vai o virtual com uma das possibilidades.
Não é nada de mais, mas dá para ver a volumetria...se fosse meu, era para ali que o empurrava
É apenas uma ideia, ok
Boa sorte
Abraço
 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 2:36 pm Assunto: |
|
|
essa planta não e nada facil de lidar com ela .
ela e meio canseira.
uma bela planta mas e dificil .
parece que tem uma personalidade muito forte. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 6:46 am Assunto: bonsai |
|
|
Castro, meu chapa, só agora tive a oportunidade de visualizar sua excelente projeção. Certamente, irá dar um pouco de trabalho conduzir essa minha plantinha no estilo ora proposto por voce, mas é algo a ser tentado, esteja certo disso. Obrigado por sua paciencia e interesse.
Vou salvar esse "modelo" e tentar trabalhar essa planta visando uma boa aproximação com o exemplo. E quanto ao vaso, o que recomendaria para "casar" melhor com esse novo estilo proposto por voce?
Flávio, a grande dificuldade com essa espécie é formar essa densificação sugerida pelo Castro, em termos de estruturação da copa. Mesmo com adubação intensa, o máximo que consegue-se é o aumento da brotação, que "pipoca" por todo o caule, incluso na area de madeira morta!!!
Mas, convenhamos, a projeção do Castro realmente ficou muito boa. Não teria pensado em "montar" um esquema desses, pelo menos não para essa planta em particular.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|