Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lago
|
Enviada: Qua Ago 08, 2007 10:37 am Assunto: Regar com água morna... |
|
|
Ola amigos...
Tenho lido algumas matérias sobre regas... algumas falam sobre a rega com água morna...
Como e quando aplicar esta técnica... para que ela servira...
ou so devemos regar com agua morna...
gostaria de ouvir os caros colegas sobre esta técnica...
grato... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 12:46 am Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!
Lago, nunca ouví nada a respeito...
O que sei é sobre água gelada em azaléias e tenho experiência a este respeito....
Quando minhas azaléias começam a colocar seus botões florais, diariamente coloco sobre o substrato um copo de água bem gelada e aí as flores abrem divinamente...
e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 7:43 am Assunto: |
|
|
Isto que a querida Angela falou é verdade, eu já fiz o teste. Agora água morna nunca vi falar nada Se tiver mais alguma informação repasse a todos por aqui. Aonde vc viu falar ou leu sobre isso? _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 7:36 pm Assunto: |
|
|
Posso colocar o mesmo que os colegas acima.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 9:34 pm Assunto: Pensar |
|
|
Pessoal
Também não sei responder à pergunta inicial.
Mas vejamos o seguinte:
1) Água muito quente mata a planta. No entanto, em local com temperatura próxima de zero a água de rega a cerca de 20 graus estará "morna". Seria esta a explicação?
2) Por outro lado, água muito gelada não é absorvida. Coloque gelo no vaso e a planta murchará;
3) Um copo de água gelada é apenas um leve estresse passageiro, um pequeno estímulo para se reproduzir. Seria esta a explicação para o experimento da Ângela? _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 3:28 pm Assunto: |
|
|
Tem fundamento sua resposta Ferreira. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 6:58 pm Assunto: Re: Regar com água morna... |
|
|
Olá a todos
Lago escreveu: | ... algumas falam sobre a rega com água morna...
Como e quando aplicar esta técnica... para que ela servira...
ou so devemos regar com agua morna... |
Esse "morna" pode ter muitas variaveis...pode ser em relação a uma determinada altura do dia/do ano ou até relativamente a qualquer outro ponto geográfico.
Assim visto a frio, o que me ocorre é que talvez queira dizer regar com água à temperatura ambiente.
Se for isso, provavelmente terá haver com facto de tentar manter o estado natural da planta, sem alterações, principalmente a nivel dos poros,
Evita-se dessa forma possiveis choques térmicos, causados por água demasiado fria, em relação à temperatura existente na superfície das plantas.
Talvez seja isso...
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 12:03 am Assunto: |
|
|
Amigos vou colocar mais lenha na fogueira.
Aqui perto de casa tem uma senhora (bem velhinha) que no inverno rega suas plantinhas com água morna, dai pedi pra ela o porque disso e ela me disse que elas continuam crescendo durante o inverno. Quando fui lá ela regou suas plantinhas com água morna que devia estar girando em torno de uns 40ºC |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 7:36 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
só esperimentando para ver se dá certo.
Para quem tem poucas tudo bem. Para quem tem muitas fica complicado fazer algo desse tipo com todas. Ainda acho arriscado errar na dose da temperatura.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Editado pela última vez por darkaso em Dom Ago 12, 2007 7:31 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 10:18 pm Assunto: Perigo |
|
|
Pessoal
Acabei de ver o Episódio 18 dos vídeos da Bonsai Farm, onde um bonsaísta japonês transplanta uma linda azaléia e ao fim faz a rega abundante. Ele chama a atenção claramente para um cuidado: durante o verão a água da mangueira pode estar muito quente, de maneira que deve-se deixar a água quente escorrer, para somente depois regar. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 7:33 am Assunto: |
|
|
ferreira,
é sempre bom lembrar disto mesmo. Ao molhar algo com essa água podemos queimar a nós, imagine as raízes finas das plantas. Muitas vezes a mangueira fica no terreiro e esquenta mais ainda.
Episódio 18!!! estou atrasado.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
TITA

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 8:20 am Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Alô crianças !!!!!!!!!!!
Lago, nunca ouví nada a respeito...
O que sei é sobre água gelada em azaléias e tenho experiência a este respeito....
Quando minhas azaléias começam a colocar seus botões florais, diariamente coloco sobre o substrato um copo de água bem gelada e aí as flores abrem divinamente...
e |
Olá amiga Angela
Quanto à água gelada deve ser certo, pois em Portugal a época das azaleas abrirem é no fim do Inverno principio de Primavera e no Norte de Portugal faz ainda muito frio e aí elas abrem lindas e viçosas,e duram muito tempo abertas, enquanto na Algarve não acontece assim _________________
Clube Bonsai do Algarve |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 9:17 am Assunto: |
|
|
Olá a todos
TITA escreveu: | Quanto à água gelada deve ser certo, pois em Portugal a época das azaleas abrirem é no fim do Inverno principio de Primavera e no Norte de Portugal faz ainda muito frio e aí elas abrem lindas e viçosas,e duram muito tempo abertas, enquanto na Algarve não acontece assim |
a minha Azálea deve ser mesmo passada de todo , floresce-me 4/ 5 vezes ao ano, desde a Primavera, já vai na 3 vez, está inclusive a florir agora mesmo...para confundir mais floresce em pleno Inverno, como que num processo continuo
Segundo li algures, regar com água fria é excelente quando se pretende atrasar o processo de brotação, ou frutificação.
Acerca da água morna provavelmente terá a ver, com o facto de que a agua quente tem a propriedade de fazer abrir os estômatos da planta...agora para ser bem sucedido depende da altura do dia em se pratica.
Por ex: recomenda-se regar no pico do calor, porquê?? porque para evitar percas de humidade, as plantas baixam o seu metabolismo, fechando os seus estômatos.
Assim o que acontece, é que não existirá grande aproveitamento dessa água que administramos, além de que, por o solo estar demasiado quente corre-se o risco de quase "cozinhar" o seu sistema radicular.
Quando está frio passa-se o contrário, a árvore encontra-se em baixo consumo por questões de defesa, mas ao ser administrada água morna, vamos aumentar-lhe o metabolismo (como nos acontece por exemplo, num banho turco) os estômatos abrem e absorvem-na com melhores niveis de aproveitamento.
Quanto aos niveis de temperatura que deverá ter, desconheco de todo...
Por isso para evitar possiveis erros, rego sempre conforme sai da torneira
Se constatar ser necessário/urgente proceder a uma rega e esta por azar, uma vez ou outra seja na pior altura do dia, tambem o faço, porque pior que isso seria elas ficarem privadas dela.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
TITA

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 9:42 am Assunto: |
|
|
Antonio Castro escreveu: | Olá a todos
TITA escreveu: | Quanto à água gelada deve ser certo, pois em Portugal a época das azaleas abrirem é no fim do Inverno principio de Primavera e no Norte de Portugal faz ainda muito frio e aí elas abrem lindas e viçosas,e duram muito tempo abertas, enquanto na Algarve não acontece assim |
a minha Azálea deve ser mesmo passada de todo , floresce-me 4/ 5 vezes ao ano, desde a Primavera, já vai na 3 vez, está inclusive a florir agora mesmo...para confundir mais floresce em pleno Inverno, como que num processo continuo
Castro |
Olá António
Então estão todas passadas as minhas estão em flor e ainda por cima são estaquinhas e que foram mudadas em Junho, mais logo já coloco as fotos _________________
Clube Bonsai do Algarve |
|
|
 |
TITA

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 9:48 am Assunto: |
|
|
Olá
Aqui fica a foto, tiradinha mesmo agora
|