Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Sex Ago 17, 2007 7:34 pm Assunto: Estaquia em Serissa |
|
|
Olá!
Hoje fiz a poda em minha Serissa e resolvi tentar o processo de estaquia nos galhos retirados. Já venho lido bastante sobre o processo e sobre o cultivo de bonsai como um todo, e acredito ter seguido todos os passos corretamente. Minha única dúvida é a seguinte: O saco que é colocado para se fazer a estufa nas mudas deve ser furado? Ou simplesmente se coloca ele sobre o vaso? Não há perigo da planta não respirar?
Espero que possam me ajudar!
Obrigado! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 7:17 am Assunto: serissa |
|
|
Gustavo, eu quando faço podas em minhas serissas simplismente coloco os galhinhos que escolho em um substrato normal e rego normalmente junto com outros bonsai. Elas tem uma facilidade tremenda de pega por estaquia, enraizam muito bem e rápido. Não faço estufa nem nada. O sucesso é de 100% _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 10:35 am Assunto: |
|
|
Beleza Júnior, obrigado!
Espero que dê certo. É minha primeira muda que estou tentando transformar em bonsai e estou meio ansioso.
Obrigado! |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 5:55 pm Assunto: Estufinha |
|
|
Gustavo
Se você achar necessário e resolver fazer a "estufa" de saquinho transparente, ele não deve ser hermeticamente fechado. É necessário que haja aberturas em baixo ou nas laterais, para escapar o excesso de umidade, de calor e os gases da respiração da planta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 8:00 pm Assunto: |
|
|
Ok, Ferreira.
Eu já tirei o saco. Fiquei com medo disso mesmo. Aí quando o Júnior falou que não precisava, eu retirei.
Obrigado pela ajuda! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 10:16 pm Assunto: Serissa |
|
|
Gustavo,
eu tenho várias mudinhas que fiz de uma serissa que comprei na feira. Eu simplesmente enfiei as estacas nas garrafas PET sem estufa nem nada. Obtive 100% de sucesso. Inclusive tenho duas que plantei em garrafas mais altas, para daqui a um ano tentar fazer um bonsai raiz exposta e um raiz sobre pedra, seguindo as dicas do amigo Luciano de como desenvolver as raízes da serissa, postado no fórum MATÉRIAS. Dá uma olhada, pode te interessar...
Um abraço...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 2:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
E como o nobre colega está ansioso, aí vai outra dica preciosissima: a estaquia de raízes de serissa proporciona melhores resultados ainda que dos galhinhos, com brotação vigorosa.
A vantagem em estaquear as raízes é óbvia: os caules terão um movimento mais naturalmente sinuoso, dispensando-se arame para essa formação. Pode-se obter excelentes plantas a partir delas, pois o crescimento da serissa é sempre vigoroso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

Registrado: 31/07/07 Mensagens: 128 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 3:01 pm Assunto: |
|
|
Pedindo permissão ao Gustavo, gostaria de agradecer a todas as informações prestadas pois foram muito esclarecedoras.
Gostaria de saber mais detalhes sobra a estaquia das raízes... Alguém pode ajudar???
E gostaria de saber também se o procedimento correto é retirar todas as folhas da estaca quando for por no vaso, deixar todas as folhas ou isso vai depender da espécie...
Desde já muito Obrigado.
Um abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 3:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Gustavo, no meu site voce poderá visualizar um trabalho que fiz em conjunto com outros amigos associados, mostrando o passo-a-passo na formação de estacas de raízes. No caso, fizemos isso com ulmus e serissa. (http://www.brasiliabonsaiclube.com.br).
Quanto a desfolhar ou não as estacas, fica a critério. Depende, no caso, de fazer apenas na epoca adequada (primavera) ou não. De qualquer forma, as folhas irão cair mesmo, quando houver o enraizamento da estaca, com o surgimento de novas brotações.
Alguns dizem que retirando-se as folhas, evita-se a perda de umidade por parte da estaca e seu ressecamento. Outros, dizem que isso acelera a perda de seiva por parte da estaca, comprometendo o enraizamento. Se for feita de maneira correta, cortando-se a estaca em bisel ou cunha, creio ser de bom tom retirar todas as folhas, para acelerar o processo da "pega" da estaca.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 3:07 pm Assunto: |
|
|
Ja ia esquecendo, e com relação a por a estaca em solução enraízadora???
Devemos por mesmo, ou o melhor é por direto no vaso???
Se afirmativo, quanto tempo devemos deixar, 24 ou 48 horas???
Já li também que essa época não é muito propícia, será que mesmo agora conseguimos resultados???
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 3:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
A solução enraizadora (a mais usual é a biofert raiz, produzida pela empresa biokits), auxilia na pega. Use diluida em um litro de agua em torno de umas quarenta gotas (aquele frasco pequeno, encha a tampinha dele, que dá aproximadamente essa quantidade de gotas).
Deixe as estacas de molho por uns vinte ou trinta minutos, depois plante.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 5:21 pm Assunto: |
|
|
Muito Obrigado, vou procurar o BioFert...
E quando ao procedimento de retirada das folhas, devemos retirar as folhas da estaca, depende da espécie ou não devemos tirar as folhas para efetuar o plantio??? _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 5:29 pm Assunto: |
|
|
Edson, já havia lido essa matéria sobre as raízes em pedra e gostei muito da idéia. Mas como essa é minha primeira planta, resolvi não me empolgar muito e fazer coisas mais simples. Mas com certeza eu vou tentar essa técnica no futuro.
Nicky, como é isso da estaquia de raízes? Enterra-se ela inteira ou só a ponta dela? Interessante isso. Já está na época de troca de terra e poda de raízes? Não me lembro agora...
Vou entrar lá no site recomendado pra dar uma olhada. Esse eu não conheço ainda.
Rodrigo, eu desfolhei as mudas nos 2/3 inferiores, deixando as folhas na parte superior dos galhos, pois havia lido em algum lugar que isso dá uma "equilibrada" em relação a esses dois problemas apontados pelo nicky. |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 5:38 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, pelos comentários de nossos colegas mais experientes, não parece difícil obter mudas da Serissa, mesmo nesta época.
Vamos tentar e ver o que conseguimos...
Mande notícias sobre o desenvolvimento das estacas....
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 6:18 pm Assunto: |
|
|
Ok Rodrigo.
Boa sorte nas suas!