Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 3:54 am Assunto: Goiabeira |
|
|
Pessoal,
Eu tenho uma amiga que começou a fazer bonsai de uma goiabeira, mas ela desistiu porque as folhas são um pouco grandes e também porque ela não sabia combater as cochonilhas de carapaça.
Mas a minha dúvida é: dá pra fazer bonsai de goiabeira? E se dá, alguém poderia postar uma foto?
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 6:04 am Assunto: |
|
|
Olá Fábio,
Eu também não gosto de fazer bonsai com plantas de folhas grandes, embora reconheça que tem colegas que o fazem muito bem.
Quanto às cochonilhas, basta usar um cotonete embebido com álcool ou mesmo uma bucha de cozinha, removê-las e depois aplicar o óleo mineral.
Uma opção para quem gosta de goiabeira é o Araçá. Alguns possuem as folhas bem menores e produzem mais precocemente as "goiabinhas".
Eu tenho dois, não são lá essas coisas mas eu gosto deles bastante. Abaixo o link com fotos desses araçás.
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/guia_de_especie/especies_nativas/araca_de_jacu.htm
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 6:28 am Assunto: Araçá |
|
|
Sergivaldo,
Muito bonito o seu bonsai de araçá. Gostei de saber que dá pra utilizá-lo no lugar da goiabeira.
Obrigado pelas dicas!
Fábio |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 11:52 am Assunto: Goiabeira |
|
|
Olá Fábio !!!!!
A araçá também é conhecida como goiaba do mato. É uma fruta em extinção aqui pelas nossas bandas. Talvez em Pádua vc a encontre.
Sergivaldo.... eu conheço sua planta, é lindíssima de verdade.
Ah !!! Algumas floriculturas do RS possuem araçá. Creio que esta planta se adapta em qualquer clima
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 12:15 pm Assunto: Re: Goiabeira |
|
|
Fábio escreveu: | Pessoal,
Eu tenho uma amiga que começou a fazer bonsai de uma goiabeira, mas ela desistiu porque as folhas são um pouco grandes e também porque ela não sabia combater as cochonilhas de carapaça.
Mas a minha dúvida é: dá pra fazer bonsai de goiabeira? E se dá, alguém poderia postar uma foto?
Abraço!
Fábio |
Amigo Fábio,
Atendendo ao seu pedido posto uma foto de uma Goiabeira que adimiro e mtoooo, o artista para mim é desconhecido mas, talvez algum amigo do forum saiba quem a fez o site é:
http://public.fotki.com/FrostG/bonsai/goiabeira.html
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 1:10 pm Assunto: |
|
|
Que coisa linda é essa goiabeira, Illex!
Gostei muito.
Por aqui dá para eu fazer uns yamadoris de goiabeira...
Um abraço.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 2:19 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
São plantas como essa mostrada aqui pelo Illex que nos fazem mudar nossos conceitos. Uma imagem vale muito mais que mil palavras.
Ângela, obg pelos elogios à planta. Sabia que iria se lembrar dela.
Aproveitei para dar mais uma pesquisada na Net e também encontrei outro bonsai de goiabeira (Psidium guajava), vejam que maravilha:
[img]http://www.tropikbonsaiclub.com/autres2b.htm[/img]
Lando, mãos à obra!!
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 7:47 pm Assunto: |
|
|
Sergivaldo escreveu: | Olá Pessoal,
São plantas como essa mostrada aqui pelo Illex que nos fazem mudar nossos conceitos. Uma imagem vale muito mais que mil palavras.
Ângela, obg pelos elogios à planta. Sabia que iria se lembrar dela.
Aproveitei para dar mais uma pesquisada na Net e também encontrei outro bonsai de goiabeira (Psidium guajava), vejam que maravilha:
[img]http://www.tropikbonsaiclub.com/autres2b.htm[/img]
Lando, mãos à obra!!
Um abração,
Sergivaldo |
Realmente uma belissima arvore amigo Sergivaldo. Linda msm.
Illex |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 9:27 pm Assunto: |
|
|
em visita a bonsai brasil vi uma mini goibeira que se não me engano era importada da china e tinha as folhas bem pequenas, pra dar uma noção a folha delas eram bem menores que as dos ficus digamos que uma folha em tamanho normal de um ficus tem a medida de 4 folhas da goiabeirinha. _________________ André Monteiro
www.artenopalito.com.br |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 10:45 pm Assunto: |
|
|
Até pouco tempo era meu sonho de consumo um Bonsai desses...
Tudo começou com uma muda que coletei dentro da calha aqui de casa, gerada a partir de semente da árvore do vizinho... tinha uma curva linda no caule, uns 60 cm e alguns bons anos (largura)... a pivotante cresceu lateralmente dentro da calha... eu tive todo cuidado, mas infelizmente ela não aguentou... pois já vinha desidratada e debilitada (pouca chuva, muito sol quase sem matéria orgânica envolvendo as capilares, etc.) e não houve tempo para adaptação antes da retirada (conserto da calha)...
Quem tem alguns Bonsai de Goiaba é o Geraldo Inocêncio.
http://www.bonsaimorrinhos.com/
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sáb Maio 28, 2005 10:37 pm Assunto: |
|
|
Gostei das três ...............muito bacanas mesmo !
Sergivaldo cheio de modesta e me apresenta uma linda dessas .....Como não é lá essas coisas ?
É sim, viu ?
Também acho sua página bem legal......com informações bem pertinentes....Valeu !
Vou correr e apressar os trabalhos de modelagem de uma goiabeira que ganhei .......vamos ver no que vai dar.......hehehehe !
Abraços a todos, |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 5:28 am Assunto: Goiaba |
|
|
Pessoal,
Muito obrigado pelas dicas e pela postagem desses maravilhosos bonsai de goiabeira. Agora estou bastante estimulado a começar um bonsai dessa espécie.
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 2:14 pm Assunto: |
|
|
Fala, Sergivaldo!
Gostei do araçá, hein! Lindo!
Sua página está excelente. Muito bem organizada e de bom gosto.
Parabéns!
Felipe, a página que você mostrou também é muito legal.
Por coincidência, tem um bairro aí em Búzios chamado Morrinhos, certo?
A equipe desta página é de que estado?
Um abraço para vocês.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 3:44 pm Assunto: |
|
|
Certo Lando.
O Geraldo Inocêncio de Oliveira Filho é de Morrinhos - GO
Ele é que cultiva o Veludo do Campo... uma espécie que eu procuro faz tempo e nem sementes consigo...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 8:16 am Assunto: |
|
|
Ratto, Lando...
Muito obrigado pelos elogios.
Vou corrigir dizendo que a planta ainda não ESTÁ lá essas coisas. Ainda falta encher mais a copa e dar uma trabalhada no corte que tem à frente, transformando-o num uro.
Futuramente postarei novas imagens para analisarmos sua evolução.
Um abração,
|
|
 |
|