FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CONCURSO NACIONAL ATELIER DO BONSAI - Mário A G Leal
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 17, 2009 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta, Mário.

Estou entendendo da seguinte forma:

Primeiramente, todas as plantas inscritas serão submetidas à apreciação de um júri formado de dez bonsaístas brasileiros, que podem ou não ter plantas inscritas.

Caberá a esses juízes, obedecendo os critérios básicos de formação, estrutura e apresentação da arte bonsai, selecionar as plantas que considerarem aptas a participarem da segunda etapa;

As plantas selecionadas pelos juízes nacionais receberão um segundo julgamento, a cargo de uma comissão formada por grandes nomes do bonsai internacional, com notas individuais.

Das plantas que não forem selecionadas escolher-se-ão as três "melhores", que receberão certificados de colocação.
. Em outras palavras, seriam escolhidas "x" plantas menos ruins, já que o critério de seleção seria a eliminação das plantas que não atendessem aos critérios acima citados.

Sinceramente, eu acho que é justamente com uma pré-seleção que estaremos impedindo que todos possam participar de um Concurso Nacional de Bonsai, sem discriminar ninguém.

Imagina se uma pessoa inscreve sua planta e espera poder contar com uma análise crítica de um mestre internacional e, de repente, ele vê que a mesma foi eliminada da segunda etapa pelo júri nacional.

No Concurso de Shohin não havia essa pré-seleção e não foi por isso que as pessoas deixavam de participar. Eu por, exemplo, comecei a cultivar shohin justamente incentivado por esse concurso e continuo trabalhando para que, num futuro próximo, tenha alguma coisa que possa ser apresentável.

[]'s
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Obrigado pela resposta, Mário.

Estou entendendo da seguinte forma:

Primeiramente, todas as plantas inscritas serão submetidas à apreciação de um júri formado de dez bonsaístas brasileiros, que podem ou não ter plantas inscritas.

Correto

Caberá a esses juízes, obedecendo os critérios básicos de formação, estrutura e apresentação da arte bonsai, selecionar as plantas que considerarem aptas a participarem da segunda etapa;

Correto. Estas plantas passarão para o painel NACIONAL

As plantas selecionadas pelos juízes nacionais receberão um segundo julgamento, a cargo de uma comissão formada por grandes nomes do bonsai internacional, com notas individuais.

Não! As plantas que ficarem no painel INTERNACIONAL serão julgadas pelos juízes internacionais. Apresentaremos para estes juízes as melhores plantas. Independente de quem seja o bonsaísta. Veja que poderá ser um principiante pois não saberemos até que seja votada.Assim como, no painel NACIONAL poderão estar plantas de bonsaístas conhecidos, só sabermos depois. Pode acontecer de um juiz da área NACIONAL entender que uma planta "x" deve ir para o painel NACIONAL e, esta planta será de um dos juízes. Verique: estamos votando em plantas não em juízes.

Das plantas que não forem selecionadas escolher-se-ão as três "melhores", que receberão certificados de colocação.
. Em outras palavras, seriam escolhidas "x" plantas menos ruins, já que o critério de seleção seria a eliminação das plantas que não atendessem aos critérios acima citados.

Sergivaldo, como estou trabalhando buscando a melhor opção, poderia apenas citar, sem certificados, plantas que tivessem por seu trabalho mostrando uma indicação de que o participante, que, com certeza será um principiante ou precisando aprender, um INCENTIVO.
Vou repetir, não estou separando por bonsaísta, o juiz não sabe quem é o dono do CÓDIGO. O padrã internacional estará representado por plantas neste nível, o padrão NACIONAL, na busca de novos valores. É para todos mas com bom senso, meu amigo.

Sinceramente, eu acho que é justamente com uma pré-seleção que estaremos impedindo que todos possam participar de um Concurso Nacional de Bonsai, sem discriminar ninguém.

Sergivaldo, este CONCURSO NACIONAL DE BONSAI é abrangente. Para todos. Mas, vamos ser um pouco mais exigentes no material apresentado na área internacional. É o mínimo que podemos fazer em respeito aos juízes internacionais. Não estaremos descriminando mas, atendendo a regras básicas.

Imagina se uma pessoa inscreve sua planta e espera poder contar com uma análise crítica de um mestre internacional e, de repente, ele vê que a mesma foi eliminada da segunda etapa pelo júri nacional.

Meu amigo, você não está acreditando que os juízes irão fazer comentários sobre todas as plantas, ou está? Pela quantidade de plantas, que acredito teremos, será exigir demais destes profissionais. Não sei se você consegue visualizar. Experimente!
Você é um juiz internacional e tem, digamos 200 plantas, por foto, via internet, e tem que classificar todas. Visualizou ou melhor, você se imaginou fazendo isto?!

No Concurso de Shohin não havia essa pré-seleção e não foi por isso que as pessoas deixavam de participar. Eu por, exemplo, comecei a cultivar shohin justamente incentivado por esse concurso e continuo trabalhando para que, num futuro próximo, tenha alguma coisa que possa ser apresentável.

Estou vendo que é difícil a percpção de quantidade e dificuldade. Mesmo no SHOHIN BONSAI se tívesse pedido aos juízes para darem notas a todas as plantas e veja que tivemos 84 no ano passado. Honestamente, não sei com quantos juízes contaríamos.

COMO ÚLTIMA OPÇÃO QUE VEJO SER VIÁVEL E PRÁTICA. PEDIRIA A ALGUNS JUÍZES INTERNACIONAIS QUE MARCASSEM QUAIS PLANTAS PODERIAM ESTAR PARTICIPANDO DE UM CONCURSO NACIONAL DE BONSAI.
ACREDITO SER A SOLUÇÃO.
AS QUE NÃO FOREM ESCOLHIDAS PASSARÃO PARA O JULGAMENTO NACIONAL, COM JUÍZES NACIONAIS E CERTIFICADOS PARA AS TRES PRIMEIRAS COLOCADAS.
UFA!

[]'s

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 11:14 am    Assunto: Responder com citação

Mário,

Sei que é cansativo ter que estar respondendo repetidamente tanta coisa, perdoe-me a insistência, mas o tópico iniciou com um pedido seu para que enviássemos opiniões.

Citação:

"Correto. Estas plantas passarão para o painel NACIONAL"

"Não! As plantas que ficarem no painel INTERNACIONAL serão julgadas pelos juízes internacionais. Apresentaremos para estes juízes as melhores plantas. Independente de quem seja o bonsaísta."

É só uma forma de enxergar as coisas, na minha ótica os juízes nacionais estariam selecionando as melhores plantas, aquelas que farão parte do painel Internacional e que, obviamente, serão julgadas por juízes Internacionais. As plantas que não forem consideradas aptas ao painel Internacional farão parte de um painel Nacional, sendo novamente julgadas , desta vez entre si, para ver quais as menos ruins. É só minha opinião.

Independente de quais critérios a serem adotados, com pré-seleção ou não, estarei presente neste Concurso. Pediria apenas que não me incluísse no júri, vez que estarei participando do certame, além de discordar dessa modalidade de julgamento.

[]'s
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 11:28 am    Assunto: Responder com citação

Sem problema Sergivaldo mas, parece que você não leu o último paragrafo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 11:52 am    Assunto: Responder com citação

Claro que li, Mário.

Serão dois Concursos.e caberia ao júri nacional escolher o melhor entre as consideradas piores pelos juízes internacionais.

Obrigado pela atenção.

[]'s
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Gostaria de sua opinião. Se parece ser uma solução interessante, se podemos deixar com a primeira hipótese. Veja que estou tentando de todas as formas encontrar uma solução conjunta.
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Mário,

Vou citar as palavras do Arzivenko por considerá-las bastante sensatas:

Arzivenko escreveu:
Eu não tenho comentado neste tópico, mas tenho acompanhado ele com cuidado. Obviamente que não pretendo participar deste concurso, pois nenhuma de minhas plantas estaria pronta para isto. Creio que um concurso nacional é para mostrar ao mundo o que temos de melhor, e não o que teremos de melhor.

Como dito anteriormente por vários colegas, o concurso é para premiar o melhor bonsai, e não o melhor bonsaista, portanto, o foco é motivar os iniciantes lhes mostrando as plantas magníficas que serão premiadas, e não premiar as suas plantas razoáveis. Existe uma diferença clara aí, pois se estamos evidenciando O BONSAI, então teríamos que criar uma categoria "pré-bonsai" ou "bonsai em treinamento", ao contrário de "iniciante" (que se refere ao bonsaista, e não ao bonsai). Obviamente que tais classificações seriam ridículas em um concurso nacional, pois o mesmo tem repercussão internacional, e queremos mostrar nossos melhores BONSAI, não bonsaístas, ou pré-bonsai, ou bonsai em treinamento.

Portanto, creio que o participante deve ter muito discernimento na hora da inscrição, deve ter consciência do nível de seu bonsai, e creio que os juízes deveriam sim, dar nota, para todas plantas concorrentes. Se é um concurso Nacional, então deve ser levado a sério, até mesmo pelos árbitros, mesmo que alguém envie para concorrer plantas não tão boas, se sua nota for ruim, a planta mereceu, e o participante sabia que sua planta estava lá para ser avaliada.

Os avaliadores internacionais estão acostumados com isto, e não se sentem constrangidos em dar notas ruins para plantas ruins. A classificação de todas as plantas é muito boa para todos, mesmo para quem recebeu notas ruins, pois saberá que deve melhorar, e também para qualquer outro que ao ver aquela planta saberá que ela não mereceu uma classificação melhor, pois ao lado dela existem plantas que mereceram suas notas altas.

Espero que este concurso seja um sucesso, parabenizo todos que estão lutando para que ele se torne realidade, creio que todos os comentários devem ser lidos e discutidos. Espero que daqui cinco ou dez anos, quando eu tiver alguma planta digna, eu possa participar ao lado de nomes que hoje admiro.

Eu acho justo que todos possam participar, num concurso único: o CONCURSO BRASILEIRO DE BONSAI. Que todos os trabalhos possam ser avaliados por cada um dos juízes Internacionais.

Serão esses escores ou notas que irão mostrar a cara do bonsai nacional e caberá a cada um dos participantes avaliar as notas que forem atribuídas aos seus trabalhos para, a partir daí, procurarem aprimorá-los.

Não adianta (opinião minha) querer dar prêmio de consolação: isso não ajuda a crescermos. Aliás, acredito que a grande maioria aqui é formada de pessoas adultas, que sabe o que é certo e o que é errado.

Por isso discordo de uma classificação dentre as plantas não selecionadas para participarem do painel Internacional. Chegaríamos ao cúmulo de rejeitar uma planta porque ela não atende aos requesitos básicos exigidos e depois premiá-la como melhor entre todas as sem requesitos. Não consigo absorver isso.

Para mim, é simples: um único Concurso, uma única etapa, com trabalhos a serem julgados por juízes Internacionais e que as Associações espalhadas pelo Brasil afora, promovam em seus eventos regionais, exposições e Concursos locais, estimulando a todos a participarem e, consequentemente, evoluirem.

[]'s
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Talvez, ninguém tenha percebido a razão principal para que eu esteja separando os BONSAI e não os BONSAÍSTAS. É para evitar o rídiculo no cenário mundial!!!

Vejam bem que a colocação: "Ah! se fulano não tem planta boa que não participe!", isto sim e mais descriminatório do que querer separar em MASTER e INICIANTES. Separação esta que não concordo.

Vou repetir, temos que ter exames para o secundário mas, tem que ser diferente do primário. E, se não dermos esta oportunidade aos que começam, muitos não participarão. Então, aqueles que não queriam a separação de MASTER e INICIANTES na prática estão se contrariando pois, não estaremos dando condições para todos. Agora, querer dar condições a todos sabendo que alguns estarão se expondo ao ridículo não é muito correto. Ou é?

O que eu quero e desejo mesmo é que todos tenham oportunidades e oportunidades mais ou menos iguais. Julgar BONSAI de nível mais elevado em um PAINEL é justo; os outros, também participarão em um painel dentro do seu nível.
Estou falando de BONSAI e não de BONSAÍSTA.

O painel NACIONAL poderá começar a mostrar para alguns de nossos amigos que o seu trabalho está melhorando ou que não tem condições nenhuma no momento mas, sem expô-los ao RIDÍCULO desnecessário.

Estaremos expondo não só aquela pessoa mas o trabalho do bonsai brasileiro. É uma forma de elevar o trabalho de todos dentro da sua condição de trabalho nos níveis em que eles, os bonsai, se encontram.

Este sim é um CONCURSO NACIONAL DE BONSAI, onde bonsai de vários níveis estarão buscando, dentro de suas condições elevar o bonsai brasileiro sem a desnecessária exposição a nível mundial do, me repetindo, DESNECESSÁRIO.
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, me parece que duas pessoas ou mais citaram as sua palavras como ponto de apoio iclusive agora, o Sergivaldo. Gostaria de sua opinião sobre as minhas colocações e, me permita entender se não estou sendo objetivo. Coloquei este tópico para criar um Concurso onde a concordância fosse unânime. Se você está acompanhando a página onde estou alivanhando as questões verá que já fiz várias alterações baseadas nas solicitações que aqui aparecem então, agradeceria que você lesse os tópicos onde fiz minhas colocações e, agradeceria a sua intervenção.

Devido ao sucesso do SHOHIN BONSAI e, entendendo a limitação que o Shohin Bonsai traz, em tamanho, resolvi ampliar o Concurso para todos os padrões. Poderia ter feito como fiz no SHOHIN BONSAI, criei o Concurso coloquei online e pronto.

Neste momento, sabendo que a quantidade de participantes será maior, haverão muitas participações, quiz e quero que todos participem e opinem. Está sendo muito bom pois vemos que vários amigos estão se posicionando.

No seu aguardo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

Mário,

Eis-me aqui de novo, tentando ajudar.

Tudo o que escrevi nos meus posts refletem apenas meu pensamento.

Se você faz tanta questão de seja feita uma pré-seleção, e eu respeito teu ponto de vista (embora discorde), me permita mais uma sugestão:

Haverá uma pré-seleção, onde serão eliminadas as plantas que não atendam aos pré-requesitos básicos do bonsai.

Essas plantas não concorrerão entre si, não havendo premiações, pois o objetivo dessa pré-seleção é salvaguardar seus proprietários de possíveis cosntrangimentos perante à crítica mundial.

A razão justificaria suas palavras??

[]'s
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Mário,

Eis-me aqui de novo, tentando ajudar.

Tudo o que escrevi nos meus posts refletem apenas meu pensamento.

Se você faz tanta questão de seja feita uma pré-seleção, e eu respeito teu ponto de vista (embora discorde), me permita mais uma sugestão:

Haverá uma pré-seleção, onde serão eliminadas as plantas que não atendam aos pré-requesitos básicos do bonsai.

Essas plantas não concorrerão entre si, não havendo premiações, pois o objetivo dessa pré-seleção é salvaguardar seus proprietários de possíveis cosntrangimentos perante à crítica mundial.

Preservar não só o proprietário da planta como, principalmente, o BONSAI BRASILEIRO.

A razão justificaria suas palavras??

Seria uma idéia, como não! A pessoa faz a inscrição a seu livre arbítrio e, sabendo que sua planta poderá não estar concorrendo por não estar adequada aos parâmetros essenciais de uma planta para este Concurso.

[]'s

vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 1:24 pm    Assunto: Responder com citação

Tá dando quase pra escrever uma bíblia já... kkkk
Mas vamos tentar resumir.
Qual o objetivo desse concurso?
Respondendo essa pergunta, respondemos todas:
1. Premiar o melhor bonsai brasileiro?
2. Dar medalha de consolação aos menos afortunados? (entenda-se aqui, que ainda nao tem a "sorte" de ter plantas boas o suficiente para tal. Digo sorte, pois parece que não é questão de mérito, trabalho, esforço e capacidade. Pois se assim fosse, não teria que premiar os melhores dos piores).
3. Fazer um concurso onde todos saem felizes?
4. Fazer dois concursos?
5. Separar os bons dos ruins?
6. Salvaguardar as pessoas de criticas?

Coloco esses pontos pois são idéias que transparecem ao longo desse debate.

Mário, Sei que tua idéia é premiar os melhores do país. Sendo assim, que tal um concurso nacional de bonsai, simples e objetivo?
Quem quer participar, se inscreve. Quem tem medo de crítica, faça como achar melhor.
O shohin foi assim, e deu certo. Pq nao pode ser nos mesmos moldes?

Mário Escreveu: Vou repetir, temos que ter exames para o secundário mas, tem que ser diferente do primário.
Exato. O primário faz seu exame na escola primária, não junto com os do secundário ou os universitários.

Simplifiquemos, pois....
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

É, vou concordar.
CONCURSO NACIONAL DE BONSAI

Neste caso, continuarei com 3 plantas por particpante.

VEJAM ALTERAÇÕES RETIREI A PARTE DE PRÉ-SELEÇÃO E NOME DOS JUÍZES NACIONAIS:

http://www.atelierdobonsai.com.br/concursonacional.html
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Ufa... Parece que agora "começou o final" deste tópico Laughing Laughing Laughing

Mário,
4. Será permitida a inscrição de 3 (Três) árvores por participante.
Ou três árvores por categoria, para cada participante???

Uma sugestão... Dividir os jurados por categoria, assim cada um não precisaria votar no nº de inscrições total Idea

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

Com certeza 3 (Três) árvores por categoria

É uma boa idéia, aliviaria um pouco para cada um.

Alteração na página:

http://www.atelierdobonsai.com.br/concursonacional.html
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Próximo
Página 9 de 11

Ir para: