|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Mar 22, 2007 1:34 pm Assunto: |
|
|
Oi Duprat...
Este fim de semana verifico minhas outras calliandras, e te dou um retorno sobre minha suspeita!....
Independente disto, as vezes consegue-se nas calliandras, novos galhos no tronco que, ao longo dos anos, assumem uma proporçao bem legal, mesmo em relaçao aos mais antigos...
Vou procurar uma foto de algumas das calliandras que trabalho, logo após o momento da coleta, para dar uma noção dessas brotaçoes...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sáb Mar 24, 2007 6:51 pm Assunto: exemplo |
|
|
AMIGO CHARLES, Ja vi este topico quase uma centena de vezes! A palavra que me vem sempre a cabeça e : GENIAL!!!! ATT.LUCIANO. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 28, 2007 10:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
Charles, creio que voce deveria pensar seriamente em enviar essas fotos para a revista de bonsai, para que o pessoal possa estar fazendo uma matéria sobre tão apaixonante trabalho de refinamento.
Certamente, isso é algo que iria agradar não somente a nós, foristas, mas a todos quanto amam o bonsai, além de ser uma ótima oportunidade de outras pessoas, mesmo leigos, estarem conhecendo um verdadeiro bonsai, construido em todos os pormenores, por um grande nome do bonsai nacional.
Essa última foto me lembra a construção que visualizamos naqueles bonsai fenomenais na pagina do Bonsai Shari Sidiao:
Creio que um trabalho altamente técnico como esse, fruto de sua pericia e paciencia, merece ser destacado, ainda que por uma publicação nacional, mas que tem um grande alcance, possibilitando a todos admirar o verdadeiro bonsai nacional.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Mar 28, 2007 11:54 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - o Nicky está coberto de razão....pense nisso com carinho, todos vão sair "ganhando".....
Aprendizagem é aprendizagem e todos somos ávidos e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 30, 2007 8:32 pm Assunto: |
|
|
Nick, menina Angela...
Me agrada partilhar meus trabalhos aqui no fórum, não apenas para dividir o pouco que sei, mas muito pelo retorno que recebo dos colegas.... e que muitas vezes me fazem refletir e enxergar coisas que não via!....
Talvez seja uma questão pessoal mas, se eu consigo passar algo aos colegas, por mínimo que seja, partilhando tanto nos meus êrros como acertos, isso faz sentido prá mim....
Por outro lado, não me vejo vindo aos fóruns apenas para divulgar fotos de meus bonsai.... não me sentiria bem fazendo isso.... ... e nao faria para mim o sentido que me motiva....
Compliquei demais ou me fiz entender!??...
Abraços,
Charles
P.S.... perdi toda uma galeria de fotos no Megagaleria, inclusive fotos desta calliandrinha e de outras postagens que fiz... Comuniquei o fato a eles, mas até o momento nao tiver retorno...  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 01, 2007 2:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Charles, tambem perdi alguns arquivos de fotos no Megagaleria. Eles enviaram um email, explicando que houve problemas no servidor, mas que haviam resolvido, embora o material perdido não possa mais ser recuperado. É algo lastimavel, é bem verdade, mas fazer o quê, né?
Quanto a postar fotos de suas plantas, embora voce não faça disso um modismo, é muito útil termos a oportunidade de ver, nas fotos, o resultado de seu trabalho, bem como sabermos a maneira que ele foi feito, algo que certamente nos auxilia a todos, pois com suas preciosas informações, podemos tentar melhorar tambem a qualidade daquilo que fazemos.
Eu concordo com voce, quando diz que é prazeiroso compartilhar, aqui no forum, seus conhecimentos. O pouco que sei, tambem sinto-me quase que num certo sentido, em dever orientar, aconselhar ou ceder dicas, que sei que, como serviram para mim anteriormente, certamente poderão vir a ajudar alguem a fazer melhor com o material que possuem.
Creio que esse desprendimento é que nos torna melhores, pois ao oferecermos uns aos outros o conhecimento que temos sobre determinado assunto, estaremos formando para nós e para todos aqui, como que um "livro" ou "manual" de instruções, do qual sempre poderemos lançar mão naquela hora em que nada mais temos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 26, 2008 9:03 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Charles escreveu: | Essa calliandra agora está novamente toda enfolhada e, no final do ano, talvez em novembro, pretendo fazer:
1- Desfolhamento total para nova aramação. Pretendo reduzir um pouco os espaços vazios entre os galhos mais baixos e os mais altos...
2- Poda de raízes e replantio. Ela está nesse vaso há cerca de 2 anos, já bastante enraizada
3- ao replantar, penso em fazer uma pequena rotação da planta no vaso, no sentido horário, visando desviar um pouco aquele galho mais baixo (que se bifurca), e que hoje aponta diretamente para o observador...
4- Talvez eu elimine (ou arame) alguns galhos menores, próximos da copa, alguns porque se cruzam, outros porque apresentam linhas muito retas...
Assim que tiver feito este trabalho, colocarei novas fotos! |
Oi pessoal...
As idéias acima eu havia postado em set/2006 !!!...
Vou postar algumas fotos do trabalho que estou fazendo com esta caliandra, visando cumprir alguns dos ítens acima...
Um dos meus principais objetivos foi fazer uma simplificação da estrutura que, embora me agradasse, eu sabia que parte dela só existia devido à uma certa "poluição visual", galhos se cruzando.. etc..
Aqui o ponto de partida, onde se pode notar perto do ápice, um nó de galhos que parte em direção ao observador. Este nó me incomodava porque vários galhos que partima de lá, embora compusessem a copa, também faziam cruzamentos pouco estéticos...
No Bonsai 2007 em Ribeirão, as irmãs Teresa e Ana Paula me reforçaram a opinião da "poluição" daquele nó, enfatizando que Hidaka era de mesma opinião...
Galhos retirados, predominantemente do nó citado acima...
Aqui os nós, propriamente ditos, retirados depois de podados os galhos que partiam deles, facilmente visíveis de onde partiam....
Podas menores....
Resultado das podas citadas acima, onde se pode ver o local de onde foi retirado o nó...
Nova aramação visando uma nova redefinição de copa, ocupando parte dos espaços vazios, resultantes dos galhos eliminados...
Aqui a caliandra já está enfolhando, após troca de vaso, substituindo um de Bryan Albright por um "by Sami"... Fiz também a pequena rotação da planta citada no ítem 3 acima, além de uma muito pequena inclinação para a esquerda, tentando re-estabelecer o equilíbrio, após a retirada dos galhos...
Com essas podas eu reduzi a altura em cerca de 2cm...
Hoje ela tem perto de 22cm, a copa está um pouco mais cheia e, no final do inverno pretendo retirar os arames e reavaliar os resultados...
Sei que o efeito desejado acontecerá no longo prazo, mas se eu conseguir o que imagino, talvez esta caliandra tenha um visual um pouco mais compacto e simples....
Hoje a planta já está um pouco mais enfolhada... mas não tenho fotos ainda...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Abr 26, 2008 10:01 pm Assunto: |
|
|
Charles,
você conseguiu melhorar muito algo que já era muito bom. Se não me engano esta caliandra já foi premiada em concurso. Agora com esta grande modificação que deu a ela uma nova copa e uma estrutura muito mais refinada. Gostei do vaso, ficou melhor e mais apropriado. talvez uma pouco mais largo, mas ficou muito bom.
Parabéns. _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Abr 27, 2008 1:37 pm Assunto: |
|
|
Não tinha visto esse tópico ainda que coisinha mais linda. Em pensar que tudo começa com uma semente para se transformar nessa obra de arte. Parabéns mesmo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 10:56 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Darkaso...foi essa caliandrinha mesmo que partcipou do Shohin Bonsai 2006 e ficou bem posicionada...
Ela ainda vai demorar um pouco prá ficar como imagino, mas eu tinha que fazer essa mexida nela...
Esse vaso é menor que o outro e mais baixo... apenas é redondo, enquanto o outro era oval... Eu reduzi o tamanho porque também abaixei um pouquinho a altura da planta...
Marcos... legais seus comentários... De fato essa caliandrinha foi uma das primeiras plantas que trabalhei e, no inicio, ela era só uma varetinha longa.... daquelas caixinhas do CEAGESP que a gente compra por R$ 10,00, com 12 mudinhas... algo assim...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 02, 2008 12:23 am Assunto: |
|
|
oi Charles
òtimo trabalho que fez nessa calliandra, já era boa e ficou melhor
ps: acho que vou seguir essa dica das mudinhas da CEAGESP  _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 03, 2008 9:33 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcos....
Legais seus comentários... valeu... Com mais tempo espero chegar onde imagino!...
Eu recomendo mesmo "garimpar" mudas na CEAGESP e chácaras em geral!... As vezes encontramos plantas muito interessantes por verdadeiras pechinchas!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Jan 23, 2009 11:49 am Assunto: |
|
|
Como será que está esse bonsai heim??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 07, 2009 2:52 pm Assunto: |
|
|
show de bola adora as caliandras. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Sáb Ago 29, 2009 12:30 am Assunto: |
|
|
muito linda sua planta Charles tenho uma caliandra como posso densificar + pois ela tem poucas folhas
e novamente linda planta estou empolgado com a minha abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|