Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 7:15 pm Assunto: |
|
|
Edson, bem lembrado o uso do entortador!
Quanto ao shari ou jin, mencionado acima pelo mortykus, são artifícios mais usados em coníferas, em especial Juníperus. Mas, nada impede de se usar.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 10:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Sérgio, tem duas boas sugestões mas confesso que o dar aquele movimento no tronco deste ficus não sei se será fácil. Tenho um que há anos tento que ele fique num determinado formato mas ele teima em se modificar.
Acredito mais no entortador pois no exemplo que citei, utilizei a técnica, muito bem registrada, mostrada pelo Ezequiel.
Eu ainda tenho mais uma sugestão para dar: enxerto de galhos no tronco mais próximo da base. Vi está técnica no site do Sidião e me parece uma boa opção para sua planta.
No meu blog tem a matéria traduzida:
http://ricardopaiva.wordpress.com/tecnicas/enxerto-em-ficus-2-metodos/
Alguém conhece ou já aplicou? Sei que o exemplo é aplicado em um microcarpa e o do Sérgio é boni, mas ... _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 10:23 am Assunto: |
|
|
Agradeço a opinião de todos, estou muito feliz por ter encontrado eco em vcs. Acham que posso aproveitar a copa fazendo uma alborquia ? Vou conversar com ela durante as regas, e no final de semana, faremos o nescessario . Acredito que , depois de 15 anos já aprendi algumas coisas basicas para um iniciante aprendiz: 1- consigo manter viva e saudavel uma planta num pequeno vaso . 2- levei anos somente aprendendo a regar corretamente , aprendi . 3- as podas das raizes e trocas de vasos são feitas sem que as plantas sintam ou morram . 4- consigo desfolhar, aramar, pinçar, podar e tudo mais com capricho . 5- dominei minha ansiedade que no inicio me fazia perder muitas mudas por pura falta de paciencia . Mas , caros amigos , ainda me falta o dominio sobre os estilos , apesar de perguntar a cada planta qual a forma que ela deseja ter , muitas vezes não escuto e religiosamente todos os dias ao regar faço novamente a pergunta ... Acredito que me faltava exatamente o que encontrei aqui : Conselhos e opiniões de pessoas que ouvem as plantas mais que eu . MUITO OBRIGADO . |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 10:32 am Assunto: |
|
|
Sergio eu acho q pode parecer meio forçado, sobretudo p/uma planta que tu cultivas há 15 anos, mas eu acho que tu podias fazer 2 alporquias.
Uma para aproveitar o topo, que já está +- orientado p/hokidashi e outra no galho da esquerda, pegando um pouco do tronco p/orientar p/han-kengai.
A base, com esse nebari fortíssimo, iria p/um vaso gande ou p/chão mesmo p/começar uma nova planta do zero, engrossando mais esse tronco. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 11:32 pm Assunto: |
|
|
Sergio
O bom é que sempre estamos aprendendo nesta arte viva!
Realmente este ficus cresceu um pouco, acabando sem uma forma de "arvore" que buscamos no bonsai...
Pensei numa "doideira menos radical" por aqui e vou somar mais uma sugestão para o amigo pensar
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 8:31 am Assunto: |
|
|
É uma boa saída amigo Alexandre, gostei do conjunto, nota 10! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 5:54 pm Assunto: |
|
|
obrigado pela idéia Alexandre .. gostei muito e seria possivel aproveitar o galho .. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 12:16 am Assunto: |
|
|
SERGIO BONSAI,
esse ficus parece com um ficus boni... acho q sera dificil dar movimento pra ele do jeito em q esta...
o literat é um opção mas não gosto do estilo(minha opnião , claro) e é dificil se fazer um q chame atenção... a arvore tem q ter muita "personalidade" hehehhe
eu cortaria no talo, .. ficus cicatriza e cresce bem rapido...
.
.
.
Alexandre,
minhas e as do romulo vc sugere q corte no 1° galhos né, o mais raddical possivel !!!
huehuehuaheu
com os colegas aqui vc tá pegando leve?
mas como sempre... é um bom caminho caminho a sua sugestão!
that1s it
abraços aos amigos foristas
t+
ps: tenho postado pouco mas leio sempre q possivel... ando meio sem tempo. _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 04, 2009 9:54 pm Assunto: |
|
|
Realmente tá dificil decidir ... rsrsrsrsr. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 16, 2009 1:27 pm Assunto: |
|
|
[img]http://img147.imageshack.us/gal.php?g=fotos149.jpg[/img]
Depois de pensar muito ...resolvi agir com calma .. e reenvasar..
tirando apenas aquele galhos estranho ... espero ter melhorado em alguma coisa...continuo pedindo opiniões... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 16, 2009 1:36 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 16, 2009 1:42 pm Assunto: |
|
|
algumas fotos do resultado..
Editado pela última vez por Sergio Batalini em Sáb Jan 09, 2010 1:45 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 16, 2009 1:53 pm Assunto: |
|
|
é isso ... este ano ficará assim ... Penso que brotará no alto e terei um novo apce... estou tentando disfarçar o tronco reto e fino , fazendo os galhos baixarem ... peço criticas e sugestões aos mais experientes... se tiver muito ruim podem dizer....  |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 16, 2009 2:03 pm Assunto: |
|
|
Desculpem-me .. alem de demorar um tempão prá mandar a foto , fico mandando foto repetida... perdoem..
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 16, 2009 4:29 pm Assunto: |
|
|
Olá Bomsergio!
Tá ficando show!
Acho que vc conseguiu achar um estilo pra ela e ficou bem harmônico.
Agora é só cuidar para que as brotações e folhas novas não fiquem espetadas para cima. Procure manter só as que ficarem na horizontal.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|