FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra sobre rocha. Fiz bobagem?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 02, 2009 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Pena q não tenho um nebari muito bacana pra fazer um trabalho assim!
Tem um pedaço do tronco com madeira morta, começando na base, naquele locar aonde aparece um "ferida" na casca!
Estou a fim de podar o tronco mais ou menos no meio, meter a retifica e dar uma abrida no tronco, deixando algumas partes fechadas.
Algumas arvores crescem com esse padrão!
Mas axo que vou tirala da pedra e botar num vaso pra dar um bombada na planta!
Posto fotos em breve!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 02, 2009 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

ricardo O que vc axa de eu fazer um poda igual a sua, mas ao mesmo tempo trabalhar com um sabamiki?
Trabalhar o tronco com a retifica...................deixar um buraco no tronco aproveitando o "podre" que ja existe????
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 03, 2009 4:12 pm    Assunto: Re: Caliandra sobre rocha. Fiz bobagem? Responder com citação

Oi Markus...

Antes de mais nada, faço 2 comentários:..... Rolling Eyes

1- Voce tem um material que me parece muito legal, tanto a planta, que tem um movimento interessante, como a pedra...
2- Voce fez mesmo uma poda radical na sua calliandra e, desconfio que levou um sustinho depois que desligou a moto-serra!... Rolling Eyes Laughing

Talvez fosse o momento de largar todas as ferramentas, respirar fundo e olhar prá ela até o início da primavera!...
Acho que nao seria legal tentar aperfeiçoar ou corrigir algo neste momento...

Pessoalmente acho que as calliandras se harmonizam melhor com estilos mais serenos, como hokidachi e moyogi...

Talvez eu fizesse uma única e pequena poda naquele galho que virou ápice da planta, deixando apenas aquele primeiro galhinho que nasce a direita da planta, na 1a. foto após a poda...
Com isso, a calliandra, que brota com intensidade, tenderá a lançar uma série de novos brotos em locais (mais baixos) onde voce poderá definir uma estrutura do moiyogi que voce imaginou, porém, com uma compactação quase próxima ao do hokidachi...
Acho que se voce mantiver o ápice com toda aquela altura, a tendência será brotar mais intensidade num altura que me parece deproporcional com a dimensao geral...

Sobre as grandes cicatrizes, também acho dificil que fechem, mas voce pode fazer um bom acabamento nos locais podados, de forma a seguirem a mesma linha do tronco... Em eguida, use uma boa pasta selante e, como tempo, este local assumirá uma coloração bem próxima a do tronco. Isto, somado aos novos galhinhos que surgirão, com ceretza disfaçará muito bem as podas...

Sobre fazer aquele shari prolongado e profundo, também acho que o tamanho das cicatrizes X o diametro do tronco, poderiam provocar um efeito desproporcional e, imagino, ruim para o porte da planta...

Resumindo... um poda muito pequena... e paciência muito grande!!!... e a mágica acontece!....

Os 2 anos de trabalho da calliandra do Ricardo lustram muito bem o que esperar de um trabalho bem feito... e com a sua voce poderá conseguir resultados muito legais!.... Wink

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 03, 2009 4:42 pm    Assunto: Responder com citação

Markus, as considerações do Charles foram perfeitas.
Quanto a sua pergunta de fazer uma poda igual a que fiz, acho que fecha com o que o Charles falou. Agora quanto ao sabamaki, acredito que você pode tentar mas precisará ser muito menor e muito menos profundo que os exemplos apresentados para manter uma proporcionalidade mais natural.
Eu sou louco pra fazer um trabalho assim, mas realmente precisamos de um tronco de porte bem grande para ficar bom.
Aguarde o final do inverno e manda ver na poda.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 03, 2009 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, aquela parte exposta do cerne, no topo do tronco não fui eu que fiz....... estava assim pois foi feita uma poda radical na floricultura, eu só fui limpando e ele foi ficando mais aparente! Fiz a limpeza pq achei que poderia apodrecer o tronco alí naquela região!
Essa é minha primeira caliandra....

Mas Eu não queria manter akele caroço morto alí no topo do tronco..... Ele é mais largo que o tronco e eu não gosto do visual.
Eu estou inclinado a fazer um poda drástica, podando o tronco em alguma altura abaixo dakela "porcaria" e esperar crescer!

Como visto não tenho pena de meter a tesoura.

Acho q tentar aproveitar a erstrutura que existe não vai ficar legal, pois permanescerá o caroço e o galho saindo a 90 graus e todos os outros defeitos.
Olho a foto e num consigo imaginar nada legal saindo dakele tronco!

RESUMINDO: Estou inclinado a cortar o tronco em alguma altura abaixo da lesão no tronco e começar um hokidachi ou moyoji do zero!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: