FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

MAME SERISSA
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 12, 2009 12:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Voce encontra esses vasinhos a venda nos principais sites: Mizuno, Nipon e Terra Bonsai. Os mais baratos são os da Petropolis, vendidos em lojas e floriculturas geralmente (como esse azul escuro, por exemplo). O primeiro vasinho é de fabricação do Sergio Onodera. Mas o Sami, o Izumi e o Jorge Ribas tambem fazem, por encomenda ou então encontra a venda nos sites deles. Very Happy

Algumas plantas podem ser cultivadas em tampas de garrafões de amaciante ou garrafas pet de refrigerante. É só fazer um furo no fundo e ponto. Depois, quando conseguir o vaso, fica mais facil transplantar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 12, 2009 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Rogério .. Essa dificuldade com os vasos , acredito existir para todos nós .. De uma olhada neste site da fabrica . Como tenho CNPJ { firma } fiz um pedido com eles , os preços são realmente baixos e a variedade muito grande ... A unica dificuldade é que o pedido minimo é de 300,00 . Mas se conseguir juntar alguns amigos , o problema esta resolvido . Boa sorte..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 12, 2009 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui esta o site: www.cerpetropolis.com.br fone : (19)35814253 , fui bem atendido e o pedido chegou perfeito ..
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 12, 2009 6:31 pm    Assunto: POW VALEU Responder com citação

BRIGADÃO SÉRGIO,,VOU TENTAR SIM,,,TEM UNS AMIGOS QUE PRECISAM TBM.
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 3:59 pm    Assunto: TROCA DE VASO Responder com citação

TROQUEI DE VASO O QUE ACHARAM?

GuilaTeipel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 22, 2010 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

e ai.. como se encontra passado um ano aproximadamente dessa ultima fotinho?
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 5:01 pm    Assunto: Re: bonsaik Responder com citação

nickyfury escreveu:
Os melhores bonsai de serissa são obtidos justamente com as raízes. Queimamos uma etapa, vez que geralmente as raízes tem movimento bem mais interessante do que aquele que poderíamos conseguir aramando a própria planta. Very Happy

Aliás, em meu viveiro costumo desenvolver ótimas mudas com raízes de ficus, ulmus, piracanta, caliandra, além é claro da própria serissa. Very Happy

Quanto mais grossa a raíze e com maior movimento/sinuosidade, mais interessante ficará o resultado final. Very Happy Eis tres exemplares de minha coleção formados com a raiz (serissa), para vc comparar:

Geralmente, não uso arame, prefiro apenas a poda de manutenção e condução para formar uma estruturação mais interessante. As flores só devem ser permitidas quando a estrutura aerea estiver definida. Até lá, corto todas, bem como as ramas longas, deixando apenas um par de folhas, de onde irá partir novas brotações e melhorar os galhos. Very Happy

Parabens pela planta, vc está no caminho certo. Very Happy

Falaaaa Mestre Nick!
Estou com duas Serissas mame, que envasei há duas semanas +ou-.
Uma delas murchou e está sem folhas a outra está figorante e florida.
Gostaria de seu "humilde" conhecimento como proceder com elas, se tem que ter alguns cuidados diferenciados dos demais e se a que murchou pode voltar a brotar, detalhe é que não ficou sem água. Tem mais ou menos 3 anos cada uma. Postarei as fotos mais para frente mais se puder ir me ajudando para que eu não as perca, te agradeço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 10:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Silas, não sou mestre em nada não. Minhas dicas são apenas um leve acréscimo, no sentido de tentar ajudar com o pouco que sei. Mame, independente da espécie, requer certos cuidados na manutenção: como estão plantados em vasos pequenos, o substrato deve ser drenante, mas conter um pouco mais de areia e material organico. Manter as plantas em local sombreado, onde favoreça uma umidade mais alta, tambem é um pré requisito essencial.

Eu costumo usar um escorredor ou uma bacia plastica retangular, perfurada no fundo e na lateral, contendo basicamente areia grossa, casca de pinus e carvão, para servir como base acondicionante para os mini bonsai. Dessa forma, mantenho uma boa umidade, vez que com o tempo as raízes tendem a sair pelos orificios de drenagem e se firmarem no solo. Claro que devem ser cortardas periodicamente, bem como as plantas devem ser podadas tambem, renovando o aspecto delas, além de preservar sua saúde, que é o fundamental.

A bacia plastica retangular ou o escorredor, devem ser regados abundantemente, quando por ocasião da rega diária. Se perceber que a umidade está muito alta, pode até dispor em local onde receba maior incidencia solar pela manhã, resguardando novamente no período da tarde, quando o sol é mais forte. Observe, ainda, que o substrato do vasinho seca bem entre uma rega e outra, ainda que o substrato da bacia/escorredor se mantenha umido.

O termo "mame" caiu um pouco em desuso. É mais certo dizermos mini bonsai. Essa forma de cultivo é muito divulgada no Japão, país que possui um território pequeno, se comparado ao Brasil, e onde o espaço reduzido é muito valorizado. Talvez por isso, essa variedade de cultivo encontre por lá tantos adeptos:

Como o clima no Japão é bem mais definido que aqui, eles optaram por conservar a umidade nos vasinhos usando pedriscos, ao invés do substrato que eu uso, mas a finalidade é a mesma, de qualquer forma:

[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/8b/7f/ruupu2880/folder/1038992/img_1038992_49438556_0?1259409303[/img]

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: