|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 11:53 am Assunto: |
|
|
Parabens ...Eu tb inclinaria o tronco .. Os frutos são bonus extras...  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 8:43 pm Assunto: |
|
|
Mortykus, realmente, se não conseguir entortar esse tronco, a melhor solução será a inclinação e o re-arranjo da copa.
Salo, eu tenho o entortador mas é pequeno. Para esse porte teria que fabricar um.
Matheus, pessegueiro precisa de enxerto para ter esses pêssegos grandes e bonitos (comerciais).
Para fazer bonsai, não precisa, já que o importante é a estrutura do tronco que, no meu caso, por ter comprado uma muda enxertada, cujo enxerto foi feito alto, ficou fora do padrão.
Sérgio, frutíferas têm esse problema: Ou vc prioriza os frutos ou a estrutura da planta...............os dois é muito difícil.
Mas eu não desisto!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 4:15 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Safra deste ano. Ano passado deu 3; esse ano, 10! Um já caiu e outro comi............rsrsrs!
Agora irei tirar o resto dos pêssegos, usar um entortador para tentar dar um pouco de sinuosidade nesse tronco e, no próximo outono, transplantá-lo para um vaso maior.
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 42 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 4:28 pm Assunto: |
|
|
Eita que coisa mais linda esses frutos.
Elio você saberia me dizer qual é a variedade desse pêssego? E se pessegueiro aceita alporquia?
O meu é da variedade "Douradão" e apesar de ser enxertado ainda não deu uma florzinha sequer. Embora esteja comigo a pouco tempo. Deve ser a época.
Estou tentando uma alporquia nele, para aproveitar a parte de cima.
Me fala qual é a adubação que está usando. To doido pra ter uns frutos assim no meu.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 1:54 am Assunto: |
|
|
Que beleza Élio, parecem lanternas chinesas ... parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
GuilaTeipel 1.o PASSO

Registrado: 18/10/07 Idade: 49 Mensagens: 150 Localização: TRES PASSOS-RS
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 11:13 am Assunto: |
|
|
muito bacana mesmo..
vou dar um pitaco..talvez furadíssimo.. mas vamos lá..:
e se enxertasse mais algum (alguns) galho ao longo do tronco..?!?!?!?!
dessa maneira
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATthreadgrafting.htm
mais uma vez.. parabens.. _________________ Guilherme Teipel
Três Passos - RS |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 6:49 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Olá Salo, a espécie só sei que é a de pessego branco, bem doce. Alporquia nem pensar. 90% de chance de não dar certo. Conversei muito com o meu xará Elio Luis.
Adubação: Osmocote. No outono, Phytus Garden (0-40-20). Depois da florada retirei o osmocote para inibir o desenvolvimento da planta e privilegiar a floração e frutificação.
Valeu, Ricardo...................lanternas comestíveis.......hehehehe!
Guilherme, excelente idéia!
Alporquia não dá!
Entortar........vai ser difícil
Como o cavalo deve ser pessegueiro comum, deve aceitar alguns enxertos dos próprios galhos do cavaleiro. Depois, se não der certo, nada se perde. Valeu, amigo!
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 26, 2009 9:28 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, resolvi e consegui dar uma entortada! Para março, pretendo acentuar ainda mais a curva.
Apesar das boas sugestões do amigos, acabei optando pela mais simples........vamos ver!
abraço
 _________________ Elio
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Nov 27, 2009 7:45 pm Assunto: |
|
|
Amigo querido Elio !!!!!!!!!!!!!
Quero um poste telegráfico igual ao seu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nossa !!!!!!!!!!!!
Que coisa mais linda !!!!!!!!!!!!!!!!
Que frutificação !!!!!!!!!!!!
Isso demonstra plenamente a forma com que você trata sua planta.....
O entortador ficou legalzinho....Gostei e serve como sugestão !
Quisera eu ter ganho um frutinho !!!!!!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Nov 28, 2009 10:45 am Assunto: |
|
|
Se for besteira[2]
Baseado na sugestao de enxerto:
O galho acima deste da projeção eu o colocaria um pouco mais na posição vertical. Uma vez que o tronco foi entortado ele nao deixaria com aquela impressao de poste telegráfico _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 28, 2009 6:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, meu chapa, parabens por essa linda planta e por seu excelente trabalho com ela até agora. Certamente a solução encontrada por voce para dar um pouco de movimento ao tronco foi supimpa!!! Falta agora apenas aramar a estrutura aerea para harmonizar com o movimento do tronco.
Quanto a plantar no chão para engrossar, sugiro que opte por uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, com um bom substrato drenante e orgânico. Com isso vc ganha em termos de engrossamento mais acelerado, vez que ocorrerá uma maior emissão de raízes capilares (no chão, as raízes engrossam primeiro, para firmar a planta, só depois é que surgem as capilares).
Além disso, enquanto a planta engrossa na bacia, vc pode ir fazendo as intervenções que ela requer, sem nenhum prejuízo: poda de manutenção, aporte de adubação, aramação, etc. facilitando seu trabalho, que de outra forma, ficaria comprometido caso a planta estivesse no solo.
Gostei do detalhe da foto mostrando os frutos: vc eliminou todas as folhas. Essa "técnica" eu vejo muito nas minhas revistas japonesa, principalmente as que mostram uma nativa frutifera deles, o KARIN, uma espécie de marmeleiro, que produz frutos maiores que seus pessegos, inclusive. Hidaka san tem karin, mas diz que ainda não estão "prontos" para serem comercializados. Coisa de mestre, né? rss.
Pelo andar da carruagem, se na primeira foram tres frutos, na segunda dez, imagine quantos não virão agora, depois dessa entortada? Segue mostrando aí, garoto. Não iremos comer, mas nos regalamos só de olhar. rss rss.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 28, 2009 7:59 pm Assunto: |
|
|
Laudir, a tua dica, na tua primeira postagem era uma das minhas opções, embora fosse mais demorada. Como parti para uma ação mecânica, depois dela se recuperar, pode ser que eu tente um enxerto. Valeu pela sugestão, amigo. Obrigado!
Velho amigo Nicky!
É bem provável que eu coloque em uma bacia mesmo. Como ele suportou todas as intervenções que fiz desde que o tenho, entendo que é uma planta bem resistente, assim, vale a pena eu tentar com que ele fique com um porte maior.
Quanto ao Karin, já vi mas, não temos por aqui.
Outra planta que me surpreendeu este ano foi a Sakura Benesuzume, de flores pequenas, abundantes e..........deu frutos, verdes, depois bem vermelhos quando maduros, até os sabiás comerem.........rsrsrs!
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 04, 2009 10:49 am Assunto: |
|
|
linda planta, parabéns!!!!! |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 05, 2009 9:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Markus!
Com certeza, com o entortador, você consegue!
(Veja abaixo foto do entortador)
Mas, pense, faça um projeto dele, com o tachiagari sinuoso ou permanecer assim, diminuindo de tamanho e fazer um hokidachi.
abraço
 _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|