|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Dantas

Registrado: 29/06/09 Idade: 46 Mensagens: 42 Localização: Salto-SP
|
Enviada: Sáb Jul 11, 2009 9:13 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Paulo,
Eu tenho um ficus e quero que ele engrosse as raizes (melhorar o nebari).
O que você aconselha? Planto direto na mamadeira?
Abraço,
Dantas |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sáb Jul 11, 2009 9:30 pm Assunto: |
|
|
Dantas, o colocando-se a planta no escorredor, e quando as raizes começarem a sair pelo fundo, colocar em uma bacia grande, vc. terá um grande desenvolvimento da planta, engrossando o tronco.
Acho interessante vc. abrir um tópico com sua planta para podermos opinar e ver como estáo nebari dela, para uma melhor opinião.
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Dantas

Registrado: 29/06/09 Idade: 46 Mensagens: 42 Localização: Salto-SP
|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 1:07 pm Assunto: |
|
|
Paulo, valeu pela informação.
Obrigado,
Dantas |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 03, 2009 7:24 pm Assunto: |
|
|
No final de julho reenvasei essa planta, o vaso ainda não é definitivo, mas era o que tinha disponível...
Espero que gostem!
Ps.: as datas das outras fotos estão com atrazo de dois anos (acabou a bateria e não ajustei a data)
Um grande abraço a todos e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 04, 2009 3:08 pm Assunto: |
|
|
Ninguem?? _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Set 04, 2009 3:53 pm Assunto: |
|
|
Apesar de ser uma muda nova ela já apresenta um ar de personalidade, parabéns, aconselho a deixar o tempo fazer a sua parte.
abraços! |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 51 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sáb Set 05, 2009 4:02 pm Assunto: SHOW |
|
|
TÁ FICANDO MUITO LEGAL MESMO,,,,, _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Hanke
Registrado: 18/08/09 Idade: 46 Mensagens: 17 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 09, 2009 3:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Paulo,
Como o Arzivenko já disse, agora eu deixaria a planta fazer a sua parte, pois ela ainda precisa brotar muito e fortalecer os galhos mais baixos, para ai sim começar a formar um Bonsai na sua forma final!
Apenas gostaria de deixar aqui algumas dicas para quem sabe deixar o estilo da planta mais harmonico...
1 - na minha opinião, um dos jin que estão proximos a primeira curva deveriam sair... na minha opiniao, o mais alto deles;
2 - eliminaria o 1° galho da direita, pois esta para dentro da curva;
3 - baixaria um pouco mais a copa, para deixar a planta mais baixa, e com isso, dar a impressão de que a 2° curva é menor;
4 - colocaria num vaso maior com um pouco de sfagno misturado no substrato, para auxiliar no desenvolvimento da planta... OBS : esta técnica do sfagno no substrato não deve ser usada por mais de 6 meses, correndo o risco de perder a planta por apodrecimento das raizes.
Finalizando... com relação a aramação, tente sempre usar arames no diametro condizente com o tamanho do galho, sempre tentando respeitar a regra dos 45° (43° de acordo com nosso grande mestre Liporace), e atentar a ancoragem dos arames, para que eles façam o serviço de forma eficaz.
Dentro de alguns anos poste novamente fotos da planta com a evolução da mesma.
Abraço,
André Hanke
APB - Associação Paranaense de Bonsai |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|