FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Felipe Mendonca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, tive varias duvidas agora referente ao hormonio. NPK 30/10/10 eh justamente rico em nitrogenio, ou seja, estimula a brotacao e ao enraizamento, estou certo? Eu irei utilizar o hormonio separadamente ou pode ser conciliado junto com o NPK e outros adubos usados em bonsai.
Obg pelo post abraco!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 7:45 am    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Vamos separar as coisas, hormônio é uma coisa adubo é outra. Os NPK são adubos, (N - nitrogênio P - fosforo K potássio) e os números são as percentagens de cada elemento. Hormonio são compostos minerais que estimulam, induzem a formação de raízes. Outra questão é a seguinte, na imensa maioria das vezes não é necessário lançar mão de hormônios. Estes em geral são usados em plantas que apresentam baixo índice de sucesso em enraizamento. Em seu caso acho absolutamente desnecessário o uso deste, visto que a calindra responde muito bem tanto a estaquia quanto à alporquia.
Uma outra questão que se deve levar em conta quando estamos trabalhando com hormônios é a questão da correta diluição, pois se as doses forem acima do recomendado o efeito pode ser justamente o contrário , ou seja, pode haver a inibição da formação de raízes, por este motivo, se optar por usar, use-o sempre absolutamente dentro da dose recomendada, nem abaixo, nem acima.
Já que estamos falando de adubos e hormônios, só a título de curiosidade, tem uma outra questão que pode ser abordada, é bem verdade , que existem alguns adubos que podem ajudar no enraizamento, isto por conterem compostos minerias em suas fórmulas, como o Peters, por exemplo. Mas de maneira geral convém separá-los visto que ambos cumprem funções direfentes. (não use adubo em sua alporquia, você pode queimar as raízes frágeis que estão se formando)
Se me permite opinião, não se preocupe tanto neste momento com hormônios, faça sua alporquia sem utilizar produto algum que terá sucesso.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Mendonca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Wilson obg msm pelas dicas, pensei em usar as dicas desses posts http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4580&highlight=alporquia mas ainda farei sem os hormonios msm. O que vc teria a me dizer sobre minha planta ter 12cm de diametro. Pode ser feito? Teria uma previsao para o enraizamento? Obg, abraco!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 10:57 am    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Quanto ao diâmetro não vejo problema alguma, pode fazer, retire a casca da volta toda e ainda cave um pouco mais na madeira para garantir a completa interrupção da seiva.
O tempo pode variar, mas creio que 6 meses será suficiente, porém precisa avaliar antes de cortar. Faça a alporquia utilizando um vasinho plastico para que as raízes se acomodem bem.
Agora não tenha pressa em fazer, como nunca realizou este procedimento leia, prepare os materiais e faça somente quando estiver certo do que está fazendo, Ok.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Mendonca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson muito obg a vc pela atencao, alias, todos os que me ajudaram. Espero ter resultado satisfatorio, abraco!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: