|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 5:10 pm Assunto: bonsai |
|
|
Arzi, agradeço sua compreensão. Creio que consegui exprimir melhor a idéia a respeito desse tema. É importante, a meu ver, que saibamos distinguir e definir essa questão da identidade do bonsai nacional, ainda que ela esteja numa fase bem inicial, se comparada com a de outros países, orientais ou não.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 6:43 pm Assunto: |
|
|
nickyfury,
Consigo enxergar que artistas tenham essa assinatura sutil como no exemplo que deu de Rock e Hidaka, só não vejo uma assinatura nacional acontecer naturalmente.
Citação: | Por isso que eu digo que alguns bonsaistas brasileiros conseguir impor sua assinatura em seus trabalhos, enquanto outros não. Talvez isso seja pouco para se definir como uma identidade do bonsai nacional, mas é relevante. Os mestres japoneses que citei, Kimura e Kawabe, tem assinaturas próprias e seu estilo de trabalho, ainda que sigam a escola japonesa, são diferentes, facilmente reconhecíveis. |
Alem dessa citação, onde hipoteticamente estaria a assinatura nacional?
Pergunto até para poder acompanhar melhor o debate.
abraços
[/code] _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 7:23 pm Assunto: |
|
|
escreveu: | ...Alem dessa citação, onde hipoteticamente estaria a assinatura nacional? |
Com uma boa caneta...
ao fundo da pagina depois de se aprender a escrever!
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 11:48 am Assunto: |
|
|
Pow,
eu to falando de boa Antonio Castro, achei até que vc estava me zuando ... ainda bem q foi só impressão!
Nickfury alem de mostrar alguns pontos de vista que não conhecia me instigou a estudar mais, por isso perguntei. Quando chego a expressar oq penso em um assunto que não domino é pq tenho vontade de aprender. Me desculpem se eu disser mais bobagens....
Eu concordo com o q foi dito so não peguei o fio ainda.
vcs teriam uma literatura(mesmo q indiretamente) sobre o assunto ou isso tudo é muito subjetivo?
por exemplo, distinguir um trabalho chinês de um japonês eu acho q não é muito difícil, mas e um trabalho argentino q foi dito ter uma característica bem definida, é fácil saber so de olhar pra planta se o autor é argentino ou europeu?
Só lembrando, não estou sendo sarcástico, BASTA O katash rsrsrs... é duvida MSM!!!
eu msm escrevi na 1ª participação nesse tópico.
Citação: | (...)até agora não tive coragem de expor oq penso. Acho q pode ser uma besteira sem tamanho, mas vou expor assim msm... |
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 7:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Filipe
Filipe escreveu: | Pow,
eu to falando de boa Antonio Castro, achei até que vc estava me zuando ... ainda bem q foi só impressão! |
Não pretendi zuar contigo, foi uma metáfora ,....para haver uma Assinatura Nacional, se é que isso existe ou chegará a existir, primeiro tem que se aprender a fazer Bonsai (o aprender a "escrever" da minha msg acima) e depois então, assinar com a convicção de um objectivo alcançado!
Primeiro aprender...depois aprender....e aprender, se tiver que ser, o resto vem por si naturalmente.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 5:02 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
gostaria de fazer uma pergunta:
Se colocássemos bonsai inéditos e não os que já conhecemos, de nossos autores, como Hidaka, Bocabello, Tramujas, Valdir Hobus, Luciano, Sergivaldo, Roque Jr., Gerpe, Ratto, entre outros que não citei aqui, misturados aos trabalhos dos autores internacionais. Os espectadores estrangeiros, ou não, conseguiriam identificar quais são os dos brasileiros porque apresentam um estilo em comum e genuinamente brasileira? Eu não acredito que conseguiriam.
Concordo que existam autores que conseguem definir seu estilo, alguns até com padrões muito constantes, mas são características pessoais e que não refletem uma tendência no país inteiro.
Como já foi dito repetidas vezes, estamos engatinhando.
Salvo alguns descendentes orientais, o Brasil pratica bonsai a pouco mais de duas décadas.( Quem de vcs pratica a mais tempo que isso? )
Enquanto na China, Japão, entre outros países orientais chega a milênios, mesmo assim, ainda vemos trabalhos inovadores por lá.
Seria ótimo que chegássemos a ter uma identidade brasileira no bonsai, e eu gostaria de participar disso, mas não consigo ver que estamos próximo de conseguir tal façanha.
[]s
jackson _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 9:55 am Assunto: bonsai |
|
|
Bem, creio que há um impasse, aqui. Certamente, distinguir o trabalho do Hidaka, Gerpe, Tramujas e Ratto dentre outros trabalhos, não é tão simples, mas é possível sim. As diferenças entre trabalhos nacionais, japoneses, chineses, argentinos, americanos ou europeus, são sutis, minimas mesmo. Mas são distinguiveis.
Do contrário, para que então num evento nacional qualquer realizado em qualquer lugar, trazer personas diferentes para fazer demonstração? Afinal, bonsai é tudo igual mesmo, os estilos são sempre os mesmos. Se um demonstrador, digamos, mestre Hidaka, explana sobre determinada planta e o Tramujas ou o Gerpe tambem explanam sobre a mesma planta, e no final fazem uma demonstração, estilizando da mesma forma, o que iria distingui-los, não é mesmo? nada.
Se se pensa dessa forma, então é melhor estudarmos mais, aprendermos mais, observarmos mais. Pois certamente, essas pessoas todas fazem bonsai, trabalham os mesmos estilos, as mesmas espécies de plantas, mas o resultado de seu esforço é muitissimo diferente uns dos outros. Eu penso assim, mas ninguem é obrigado a concordar, é claro. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 6:03 am Assunto: |
|
|
Nick,
concordo com vc quando diz que ..."ninguém é obrigado a concodar"..., completando, nem com teoria A ou B., etc..,
assim como ninguém é dono da verdade absoluta.
posso estar enganado no meu modo de pensar, e terei humildade para reconhecer meu erro assim que o veja.
Porém minha intenção é colocar aos bonsaístas o questionamento:
- Será que existe uma constância nos trabalhos brasileiros, a ponto de dizer que é um estilo nacional?
Cada um que forme sua própria opinião, sobre o assunto e não simplesmente acredite em divagações ou suposições alheias.
Continuemos a fazer bonsai, independentemente de ser estilo brasileiro, regional, japonês, chinês, etc... o tempo nos mostrará se haverá, um dia, um estilo genuinamente brasileiro.
[]s
jackson _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 7:24 am Assunto: |
|
|
O texto abaixo coloquei em MATÉRIAS em 22.05.2005 e escrevi em 26.01.2004. Como tem alguma relação com as questões aqui colocadas, tomei a liberdade de acrescentar.
Espero que tenha algum valor a este tópico.
Notem que falo sobre "assinatura" e não identidade.
A FILOSOFIA DO BONSAI
"Postura ética"
Quando Chi Kuen Ki ( Nome fictício ) resolveu levar seus bonsai para o Japão não estava pensando em levar uma planta e sim uma lembrança de seu País, algo que lembrasse de onde veio, dos parentes, dos amigos, das pessoas... uma recordação. O bonsai estava em segundo plano. Era o caminho, não o destino.
Da mesma forma quando olhamos a foto de nosso pai ou mãe que já não estão entre nós e nos lembramos deles; a foto é um caminho. O importante é a lembrança dos momentos com nosso pai ou mãe ou quem quer que permaneça em nossa memória.
Vamos observando que o bonsai existe porque existimos, ou seja, somos mais importantes porque sem nós ele não existiria. Então é necessário, urgente, que enxerguemos esta verdade e saibamos organizar os nossos conceitos.
Não deixarmos que a vaidade nos coloque em situações ridículas por pensarmos que a verdade é nosso patrimônio pessoal. O melhor argumento é o “ sei que nada sei ”.
Ao longo dos anos venho observando mestre Hidaka trabalhar. Jamais ouvi em suas palavras, críticas a quem quer que seja; seu tempo é mais precioso. Fala de suas plantas como se estivesse se iniciando na Arte Bonsai (“sei que nada sei “); com ardor, com prazer mas, sem vaidade. Ao falar mostra a profundidade dos seus conhecimentos em anos de estudo. Como ele me disse certa vez: ¨ Mário, no Brasil as pessoas deveriam estudar mais para aprender melhor. ¨ Observando mestre Hidaka trabalhar uma planta, vi claramente o que pode ser notado por qualquer pessoa atenta aos detalhes: ele trabalha como se estivesse dentro da árvore. Repararam?! O tronco curvado para frente, quase a altura da árvore; seus olhos fixos e, vez por outra, balbuciando algumas palavras em japonês, vai dando retoques em pequenos pinheiros que ao longo dos anos cultivou. De repente sorri! A alegria, quase infantil, de encontrar um caminho.
Cada um de nós tem que buscar seu caminho, sua estrada. Esta é a grande dificuldade: um caminho próprio que, neste caso, é como uma propriedade da qual teremos documento, teremos a nossa assinatura de identificação. Nada que o tempo não resolva, ainda que entendamos que encontrar um caminho seja tarefa árdua. Mesmo que jamais o encontremos, façamos desta busca um prazer. Esta busca é que nos traz a maturidade, a compreensão e o entendimento da Arte Bonsai.
A busca da perfeição na Arte Bonsai
A perfeição é um objetivo de todos nós: queremos e devemos buscá-la. Jamais chegaremos lá mas a persistência em querer alcançá-la vai alargando os nossos horizontes e nos obrigando a crescer, porque dentro da perfeição estão contidos os melhores sentimentos, as melhores virtudes: amizade, tolerância, compreensão, dedicação, amor....
Podemos ver então que no caminho da busca da perfeição é que estão as nossas ferramentas de crescimento.
Não deixar que amigos se percam em comentários que não constróem. Mais que isto, tentar sempre ajudá-los a entender e, se não for possível, perdoar.
Infelizmente, todos nós temos visto, por diversas ocasiões, o dizque me diz predatório e desnecessário em eventos. É quase lugar comum, o que é lamentável, situações como esta. Precisamos, urgentemente, crescer! Devemos proporcionar aos que iniciam, um ambiente fraterno baseado na Arte Bonsai e, não o que se vê. Podemos adotar o lema:
¨AQUI FALAMOS DE BONSAI PARA AMIGOS DO BONSAI ¨
Se pretende falar de alguém, seja íntegro, fale com a pessoa e não dela! Assim teremos um ambiente a altura da ARTE BONSAI, conseguiremos a tranquilidade quanto ao assunto em dúvida. Isto será muito bom pois poderemos aprender a ouvir e, principalmente, percebermos que o nosso rancor pode ser maior que nossa queixa. Atenção!
Valorizar todo e qualquer Evento sobre Bonsai
Temos no Brasil, hoje em dia, um começo recente em encontros de bonsaístas: EVENTOS (6 ou 7 anos). Deveríamos, como regra, ajudar a propagar dentro das nossas possibilidades todo e qualquer evento que venha a acontecer onde quer que seja. Feito por quem quer que seja. Onde se apresentem este ou aquele bonsaísta. Será nosso esforço pessoal para o desenvolvimento da Arte Bonsai.
Propagar falando aos amigos; enviando e-mails ou no seu mailing; anotando em sua home page, comercial ou não. Quando falamos em valorizar queremos dizer apoiar, falar sobre o EVENTO como um acontecimento que vai, com certeza, trazer novos amigos interessados na Arte Bonsai. Se você realiza um EVENTO, divulgar todos os outros pois, sabe da dificuldade que é fazê-lo. Se você não realiza nenhum EVENTO, dentro do espírito de bonsaísta, divulgá-lo ao maior número de amigos. Evite ser egoísta quanto ao EVENTO realizado por qualquer outro bonsaísta, percebe-se o medo, que é oriundo da própria incompetência ou egocentrismo doente, em não falar deste ou daquele evento a não ser que se esteja participando. Tenho dito com certa constância que ¨ aquele que esconde o que sabe é incompetente no que faz ¨. É dando a ¨ cara ¨ para bater que saberemos se somos ou não capazes; muito mais para nós mesmos do que para os outros. Nada se consegue sem luta, mas lutar não significa pisar em alguém e sim fazer acontecer.
Ajudar as Associações existentes naquilo que for necessário para mantê-las vivas e atuantes, independente de ser um associado.
Devemos nos empenhar, sempre que possível ou necessário, em ajudar as Associações existente pois, são elas os pólos centralizadores dos bonsaístas nas diversas regiões do País. Associe-se! Quando tivermos uma quantidade interessante de Associações, fortes e bem estruturadas poderemos pensar grande... em uma FEDERAÇÃO.
Associações
Os méritos de uma Associação devem ser usados apenas como patrimônio, resultado de esforço e trabalho. Jamais usar qualquer resultado conseguido como, serem associados de alguma entidade Internacional; ter trazido este ou aquele mestre (Nos dois casos é só uma questão de pagamento!), para fazer comparações. Isto não se justifica! Usar com critério os valores agregados é sinal de competência administrativa. É claro que vamos falar destes acontecimentos, nem poderia ser diferente mas, com a alegria de ter conseguido um bom resultado para o trabalho realizado. Deixe que os feitos falem por si e tenha certeza, falarão.
Não devemos provocar o isolamento dos associados dentro da Associação mas ao contrário, mostrar a todos os sócios os caminhos a percorrer permitindo o desenvolvimento pessoal pelo favorecimento coletivo de uma Associação. Atitudes deste porte mostram a segurança dos dirigentes da Associação.
Valorizar ou no mínimo respeitar o trabalho de todo artista
O fato de não aprovarmos, dentro da nossa concepção pessoal, o trabalho de um bonsaísta não nos dá o direito de criticá-lo. Às vezes, e isto pode acontecer, não percebemos o nível mais avançado do outro por absoluta falta de compreensão e humildade. Faz alguns anos escrevi um conto ¨ O Primeiro Estilo ¨, onde procurei enfocar a crítica pela crítica como fato negativo além de destrutivo. Poderemos resvalar para o ridículo se não nos cuidarmos. Quando, entretanto, gostarmos de um trabalho cumprimentemos seu idealizador pois, nossas palavras podem ser, naquele momento, tudo o que êle precisa. Não se furte em proporcionar este momento!
Dar oportunidade a novos talentos
No maior EVENTO do Brasil, que acontece na Bonsai Center Romagnole, seria acertada a abertura de espaço para que novos bonsaístas pudessem mostrar seu trabalho. O fato de estar citando este EVENTO é que, neste instante, dentro do Brasil, é o único que comportaria esta atividade sem no entanto atrapalhar outras. Poderia ser um trabalho sob julgamento de bonsaístas escolhidos e que daria ao ganhador resposta ao seu trabalho além de inseri-lo no cenário da Arte Bonsai no Brasil. Esta seria uma maneira de descobrirmos e selecionarmos, entre tantos, novos talentos. É um incentivo que proporcionará a muitos bonsaístas motivo para crescer e se desenvolver. Seriam estabelecidas regras de conduta e de trabalho. As árvores poderiam ser todas da mesma espécie com características semelhantes com escolha por sorteio. Teríamos um máximo de participantes que seriam sorteados no dia do EVENTO entre os candidatos inscritos. Poder-se-ia nominar o prêmio e dar-se um diploma e troféu ao vencedor. Qualquer outro EVENTO pode adotar atitudes semelhantes.
Entender que o crescimento do outro pode ser a expectativa do nosso crescimento
Às vezes é difícil compreender que o sucesso de qualquer bonsaísta brasileiro, em qualquer dimensão, trará retorno para todos. São as seqüelas de um egocentrismo compulsivo. É sem dúvida um pensamento pequeno e sem sustentação de quem não parou para pensar. Se alguns de nós pudermos ou tivermos a oportunidade de aparecer no cenário mundial estaremos começando a mostrar que no Brasil se faz bonsai. Poderemos começar a despertar olhares para nosso País na possibilidade de mostrar trabalhos outros que não os que já estão sendo vistos lá fora. Temos que pensar que a renovação é necessária em qualquer lugar do mundo e mais, temos que acreditar e mostrar que temos condições de participar. E temos! Portanto é necessária uma comunhão entre todos para que possamos nos momentos necessários vestir a camisa uns dos outros. É um bonsaísta brasileiro mostrando a Arte Bonsai do BRASIL. É o bonsai brasileiro mostrando o seu valor.
Observações
Buscando trazer todos para um mesmo lugar: A ARTE BONSAI e, entendendo que se não comungarmos o mesmo pensamento nos dispersaremos, coloquei estas idéias para apreciação. Não tenho a verdade comigo como ninguém tem mas, estou tentando organizar para o bem comum alguns conceitos. Após alguns anos falando e pensando sobre uma “Postura Ética” resolvi compartilhá-la.
26.01.2004 _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 5:03 pm Assunto: Calma gente! |
|
|
Bonsai é paciencia.
O Resto do mundo vem fazendo bonsai antes mesmo do brasil existir como país, e o proprio bonsai chegou aqui a pouco tempo.
A preocupação nossa tem que ser em conseguir desenvolver primeiramente um trabalho que possa ser reconhecido como de qualidade. Bonsai é arte, e como toda arte, sofre imfluencia do meio onde está sendo desenvovida, penso que é só uma questão de tempo para que o bonsai brasileiro comece a ter uma cara definida.
Essa coisa de nacionalizar a arte de qualquer tipo que seja ao meu ver é completamente descabida. A arte não tem fronteiras.
Aqui mesmo no forum encontramos trabalhos que na minha opnião têm a cara do brasil. Posso citar como exemplos os trabalhos do nosso amigo Geraldo Inosencio com plantas frutiferas e nativas com muita qualidade.
Espero não está falando besteira, pois não sou nenhum bonsaista, sou apenas um invasor da arte. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 44 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 7:53 pm Assunto: |
|
|
Num pais desse tamanho!? com tantos referencias!? Nem culturalmente temos uma identidade una e coesa, ou sera que todos nós jogamos bola, gostamos de carnaval e sabemos fazer feijoada? só mesmo a rede globo, a publicidade ou o estado nacional pra tentar forjar uma identidade de massa com coisas do tipo: Sou brasileiro e nao desisto nunca, todo brasileiro é guerreiro é Brameiro e por ai vai.
Essa discussao é muito interessante, eu percebo que individualmente e com o tempo cada bonsaista apresenta um estilo de produção, uma determinada linguagem, tem gente que nao consegue produzir um bonsai de tronco ereto, ou o que dizer da predileçao, por vezes até inconsciente, pelos inclinados? a final de contas trabalhar com bonsai e com criaçao de um modo geral envolve uma dialetica constante entre subjetividade e objetividade, é um jogo que envolve projeçoes. Agora cravar termos de indentidade no bonsai brasileiro, acho mais facil com o fenomemo da interligaçao virtual do mundo pela internet, pensar em termos de bonsai mundial.
Viva o Bonsai e a Democracia dos Foruns, é bom estar aqui, poder ler e escrever sobre temas tao instigantes. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 12:57 am Assunto: |
|
|
Caros colegas,
Respeito as idéias de cada um, principalmente no que se refere aos trabalhos com carcteristicas individuais, mas apreendidas de mestres orientais, chineses e japoneses. E a admiração da aplicação mais perfeita dessas técnicas em plantas nativas do Brasil.
Pensando na flora brasileira, mas claro que inserindo a num contexto tropical, adaptei o cultivo de mini epifítas aos bonsai, principalmente as mini-orquídeas. O que eu chamo de Estilo Epifíto. Não é um estilo de conformação como estamos acostumados, mas de aparência, da mesma forma como existe o estilo ramos pendentes, tronco ôco, madeira exposta, etc, poderiamos pensar no epifíto.
Uma paineira plantada em 1976, e um Dendrobium em 1986. Claro que ela foi deixada crescer demais, tirando a atenção da árvore, mas é como uma azaléia florida, tira a atenção naqueles dias apenas.
Tenho trabalhado tb na elaboração de um estilo árvore epifíta, ou mata pau, que seria um ficus sobre outra árvore.
Mais fotos sobre o epifíto com mini-orquídeas vejam:
http://chaddadbonsai.wordpress.com/mini-orquideas-em-bonsai/ |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 10:49 pm Assunto: |
|
|
Estive ausente dos fóruns por algum tempo e quando volto me debato com um tema tão polêmico, e como sempre discutido democraticamente, dá gosto de ver tantos pensamentos diferentes expostos sem ofensas, creio que este seja o caminho.
Bom, vou dar minha opinião (como disse, "minha" opnião), concordo quando o amigo Castro falou que é preciso primeiro aprender a fazer bonsai para depois ter identidade própria, aqui no Brasil vejo muita gente trabalhando nossas nativas como se fossem coníferas ou juníperos, isso se torna até um desrespeito para com a árvore e o que é pior, lá fora os estrangeiros trabalham "nossas" nativas como nós deveríamos trabalhar e não o fazemos. O bonsai como é uma arte deveria ser aprendida em sala de aula, em uma escola, coisa que hj já está começando a acontecer no Brasil, vagarosamente mas está acontecendo. Temos ainda o costume de querer ver nosso bonsai pronto o mais rápido possível sem atentar realmente para regras básicas como proporção, conicidade, confecção de nebari, refinamento... por isso vemos tantas mudas plantadas em vasos que valem muito mais que a própria árvore nela contida. Já ví também muitos trabalhos feitos quebrando algumas destas regras citadas acima e que para não ter que refazer todo o serviço onde se perderia (na realidade ganharia) muito tempo prefere dizer que está direcionando para o natulalistic voltado para a nossa flora brasileira. Existe uma frase que aprendi a muito tempo atrás nas artes marciais que direciono sempre para o bonsai "há que se treinar exaustivamente a técnica para se libertar dela", e infelizmente no Brasil ainda não se treina exaustivamente (ou seja, domina) a técnica para se ter a pretensão de poder mudar e criar assim uma identidade própria. Um bebê jamais poderá correr como um velocista em uma pista de corrida, primeiro ele obrigatoriamente precisa aprender a engatinhar, depois andar com coordenação motora adequada, subsequentemente aprender a correr e finalmente treinar com afinco para se aprimorar e conseguir se destacar neste tipo de ambiente. Bom, em que estágio será que o Brasil está ? Na "minha" opnião, volto a frisar, devemos deixar de nos preocupar com identidade própria e devemos nos aprimorar na arte, quando chegar a época de amadurecimento necessário e conquistado a assinatura irá aparecer.
Grande abraço a todos e fico feliz de ver este espaço com tanta energia positiva. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|