FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jasmim Branco
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 09, 2010 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente... a murta tem seu desenvolvimento muito lerdo. Ou seja, ela está bem avançada. Bom desenvolvimento!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 3:37 pm    Assunto: AJUDA! Responder com citação

Pessoal,

A murta parece estar morrendo ou com alguma doença. As folhas estão murchando, os novos brotos nao se desenvolveram (murcharam ou secaram). perdi vários galhos e as folhas que nao estão estão murchando estão secas e amareladas. O que poderá ser isso? Excesso ou falta de adubação? Estou adubando com farinha de osso e um NPK granulado que me disseram ser 10-10-10. Coloquei em dois potes pequenos e "emborquei" no substrato. Fora isso estou agoando com um pouco (menos da metade da dose indicada no frasco) de fertilizante liquido.

Bem, é isso. Conto com a ajuda de vocês. Obrigado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ibreath, tu tens colocado o adubo e o enraizante desde logo após o replante da árvore no escorredor?
Ou deste um tempo para ela descansar?

Eu não adubaria antes de 20-25 dias.

Se isso ocorreu, sugiro colocares a árvore em local sombreado e não fazer mais nada além das regas. Cancela e retira todo o adubo dela.

Vamos ver se ela reage.

Boa sorte!

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 3:53 pm    Assunto: Responder com citação

Ao chegar, só fiz a troca do substrato por um mais drenante e reguei com hormonio. já está comigo há uns 3 meses, só a partir de uns 2 meses é que comecei a adubar quimicamente. Ela nao só descansou como estava reagindo muito bem. Não sei o que está acontecendo, no entanto, seguirei suas orientações e fico no aguardo de mais opiniões dos colegas.

Abraço!
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 5:12 pm    Assunto: Mal... Responder com citação

Já retirei os potinhos com adubo, parei um pouco com as regas (achei q podia ser excesso de umidade apodrecendo as raizes) e estou deixando a planta em meia sombra. O fato é que nao tem adiantaado e ela continua murchando suas folhas e parece estar morrendo. lembrei que há uns dias atrás, haviam pequenas moscas (bem pequenas mesmo) emcima do substrato e eu coloquei um pouco de citronela no ambiente onde elas ficam. será que pode ter sido a citronela que fez mal a planta?

Bem, conto com vossa ajuda.

Abraco!
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Ter Maio 18, 2010 5:29 am    Assunto: NOVAS! Responder com citação

Pessoal,

Cá venho eu com algumas noticias. A murta estava definhando entao resolvi tirá-la da bacia e dar uma limpada no substrato. Para minha surpresa, limpando as raizes, comecei a perceber que elas estavam bem enroladas/amarradas com uma malha de plástico amarelo, algo parecido com aquelas sacas de frutas, arroz, etc...

Limpei bem tudo e aproveitei pra lavar as raizes e, digamos, recomecar tudo denovo. Lavei bem as raizes e tirei todo o plastico e toda a terra que estava dura e presa entre elas. Ao limpar tudo, nova surpresa, nao era tronco duplo e sim, duas plantas que separei e envasei separadamente. Replantei num substrato bem drenante e estou deste entao regando com solucao de 1,5L com 2 comprimidos (600mg) de Tiamina. O problema é que até agora nada de brotacoes. será que a planta se foi? Aguardo ajuda dos amigos.

Obrigado desde já.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 8:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

ibreath, veja só: o enraizador só deve ser usado quando vc deixa as raizes de molho numa solução contendo ele. Depois do plantio, ou replantio, regue apenas com agua mesmo, sem nada nela, sempre ao final da tarde, e apenas quando notar que o substrato está seco. Very Happy

Não adianta ficar colocando enraizador ou qualquer outro produto na agua da rega, que isso não irá fazer com que a planta retorne mais rapidamente. Pode, isso sim, dificultar ou mesmo acabar com qualquer chance de recuperação. Shocked

A murta, ou jasmim laranja, murraya paniculata, deve ser cultivada a pleno sol. Não deixe em local sombreado, então. Prefira um local onde ela possa receber ao menos o sol pela manhã, e muita luz solar, pois isso é que irá ajudar na sua rápida recuperação. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 6:21 am    Assunto: Novas... Responder com citação

Bem, vivendo e apredendo...não conhecia muito sobre a planta que estava lidando e provavelmente fiz tudo errado. Mas vamos aos fatos...

Desde o excelente post do Nick (aproveito pra agradecer muito a atenção do colega!) eu mudei o que estava fazendo e deixei a planta pegar sol boa parte do dia e, no finalzinho da tarde, fazia uma rega com o solo já seco (o substrato é basicamente pedrisco)

O fato é que a planta não apresenta reação. nenhum sinal. existe alguma forma de eu descobrir se ela ainda "tem chances"? já pensei algumas vezes em desistir, porém, percebo que ela ainda apresenta algum "verde" em seus galhos mais finos e tenho medo de estar me precipitando.

Enfim, espero mais dicas dos colegas sobre como analisar as chances da planta.

Novamente agradeco imensamente à todos pela atenção e paciencia.

Abraço!
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 6:43 am    Assunto: Fotos Responder com citação

Nada de novo no front, mas como sei que nós gostamos de fotos que ilustrem toda a situação, aí vâo algumas:

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: