Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JulioRJ 1.o PASSO

Registrado: 31/01/10 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 1:24 pm Assunto: |
|
|
bom dudu, o Rio de Janeiro é muito quente, coloquei terra adubada normal com pedriscos, sempre foi assim e esses anos todos ela respondeu muito bem.. adubei com torta de mamona e farinha de osso mesmo .. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 6:55 pm Assunto: |
|
|
É uma planta linda, parece bastante vigorosa e sadia, porém peca em estilo.
O nebari está uma bagunça, provavelmente foi negligenciado por anos. Quanto tempo faz que o substrato foi trocado completamente? Cogite fazer isto, organizando melhor as raízes, da mesma forma que podes, sem pressa, começar a analisar e cortar algumas raízes que cruzam e não poderão ser realocadas.
A estrutura primária do tronco não é harmônica, mesmo em um estilo naturalistic ela pecaria em balanço.
Obviamente que não vou nem sugerir uma poda mais radical em uma planta com 40 anos, agora ela já conquistou a afeição de todos. Sugiro que então faça a desfolha e nos mostre a estrutura dela, para ver se surge outra alternativa. |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 9:31 pm Assunto: |
|
|
vou desfolhar essa semana .. a situaçao é que todas as minhas plantas se percebeu, sao artificiais, as raizes entrelaçando sao artificiais .. tento buscar formas que na natureza seria dificil de encontrar .. minhas plantas nao sao para parecer com uma arvore adulta, e sim parecer uma obra de arte . onde a natureza nao faria uma forma que eu faço ..
obrigadooo |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:37 pm Assunto: |
|
|
Me desculpe, mas esse nebari está mais para o que você deixou de fazer do que algo que tenha buscado fazer.. Você pode dizer que deixou a planta mostrar o caminho, mas de forma alguma que este é o caminho que pensou para ela, ou então, tua obra está longe de ser arte. |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:55 pm Assunto: |
|
|
ué .. posta uma foto de uma pitangueira sua e vamos ver o que o publico diz .. segue seu rumo de arte que eu sigo o meu |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 10:57 am Assunto: |
|
|
entao .. quando voce acertar esses yamadori e fazer um nebari descente neles voce chega pra falar da minha pitanga .. acho que quando todos elogiam e somente voce critica minha arvore .. acho que seria um pouco de inveja sua .. nenhum de seus links comparam-se a minha pitanga .. trabalho nela a 20 anos . e nao somente yamadori facil facil |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:06 am Assunto: |
|
|
Certamente, como eu disse, nenhuma de minhas plantas tem 20 anos de trabalho... Concordo plenamente contigo.
Mas uma certeza eu tenho, quando elas tiverem 20 anos de trabalho, elas não terão raízes cruzadas, conicidade invertida, ausência de estrutura secundária e acabamento tosco.
E ao contrário de você, o que me motiva não é a opinião dos outros, mas sim minha consciência, sei que existem plantas muito melhores que as minhas, e meu objetivo é chegar lá, e não me ceder a comodidade.
Ah, se quiserem tecer críticas e comentários sobre as minhas plantas, estou aberto as tuas sugestões, pois faço bonsai a um ano e meio, provavelmente você tenha algo a me ensinar. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:06 am Assunto: |
|
|
Realmente tua planta está um espetáculo.....
do tronco pra cima _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:09 am Assunto: |
|
|
Te pegaram pra Cristo, né moleke! A maioria das plantas postadas por nós são cheio de defeitos, mas é mania nossa de mostrar para que possamos observar e podermos empregar métodos de correção e melhoria. Eu gosto desta tua planta pela imponencia de seus 40 anos. Pode ser melhorada a copa, e o Nebari acredito ser natural, apesar de seus defeitos. Ela pode ser considerada um Bonsai, está próximo das caracteristicas de um Hokidashi. Com um pouco de técnica e aramação a copa vai ficar melhor ainda. Absorva as criticas positivamente e procurarei fazer criticas construtivas também. Construa, não destrua! Evolução é a palavra em questão! Abraços! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:17 am Assunto: |
|
|
pois eh joao .. aceito criticas suas , do rodrigo .. admito que vcs sao muito bons, vc tem plantas otimas .. agora existem menbros que se voce observar criticam todas as plantas .. e quando nao fazem isso, criticas a planta 100% .. o nebari desta planta permaneceu enterrado durante 20 anos .. entao nao tem como ser artificial pois foi a natureza que fez .. so que existem usuarios que colocam defeitos em tudo .. por isso aceito suas criticas e de outros .. mas nao aceito criticas de usuarios que colocam defeito em 99% das plantas .. |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:19 am Assunto: |
|
|
entendeu gente o nebari permaneceu enterrado 20 anos .. a 2 anos eu a transplantei e coloquei mais alto .. entao nao tem como ser artificil .. quanto a conicidade invertida .. chama-se vassoura invertida |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:21 am Assunto: |
|
|
Aguardo ela desfolhada, então, rs! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
|
|
JulioRJ escreveu: | acho que quando todos elogiam e somente voce critica minha arvore .. acho que seria um pouco de inveja sua |
Por acaso eu não elogiei também? vou retomar o meu primeiro comentário:
Arzivenko escreveu: |
É uma planta linda, parece bastante vigorosa e sadia, porém peca em estilo.
O nebari está uma bagunça, provavelmente foi negligenciado por anos. Quanto tempo faz que o substrato foi trocado completamente? Cogite fazer isto, organizando melhor as raízes, da mesma forma que podes, sem pressa, começar a analisar e cortar algumas raízes que cruzam e não poderão ser realocadas.
A estrutura primária do tronco não é harmônica, mesmo em um estilo naturalistic ela pecaria em balanço.
Obviamente que não vou nem sugerir uma poda mais radical em uma planta com 40 anos, agora ela já conquistou a afeição de todos. Sugiro que então faça a desfolha e nos mostre a estrutura dela, para ver se surge outra alternativa.
|
Repito, é uma planta linda e imponente do alto de seus 40 anos, mas se você olhar para o título de nosso forum, verás que se chama MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO. Eu dei minha opinião e embasei ela. Vejo sim falhas na tua árvore, as quais poderiam ser corrigidas ou mitigadas.
Caso não aceite críticas, busque postar tuas plantas no forum ao lado, que se chama CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA e é imune a qualquer crítica ou opinião ténica, lá poderás receber teus "linda, maravilhosa, perfeita" e massagear teu ego como estás acostumado. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
|
|
joão josé escreveu: | Te pegaram pra Cristo, né moleke! A maioria das plantas postadas por nós são cheio de defeitos, mas é mania nossa de mostrar para que possamos observar e podermos empregar métodos de correção e melhoria. |
como disse meu amigo e meu personal master: tá na chuva é pra se molhar.
Citação: |
Eu gosto desta tua planta pela imponencia de seus 40 anos. |
tb gostei e elogiei (do tronco pra cima)
Citação: | e o Nebari acredito ser natural, apesar de seus defeitos. |
neste quesito eu discordo. uma das primeiras coisas q eu aprendi é que nebari natural em bonsai tem q ter "radialidade"
Citação: | Ela pode ser considerada um Bonsai, está próximo das caracteristicas de um Hokidashi. Com um pouco de técnica e aramação a copa vai ficar melhor ainda. |
como disseram os outros foristas: desfolha
Citação: | Absorva as criticas positivamente... |
ninguem quer desmerecer teu trabalho. mas estou vendo q nao quer aceitar as opiniões. ae eu pergunto: PORQUE PEDIU OPINIÃO?
desculpa a comparação mas: parece a mulher que passeia de mini-saia na bicicleta e nao quer q os homens vejam a calcinha dela.
lembrando q sou iniciante... nao tenho bonsai... tenho pré-mudas
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13242&highlight=pr%C9mudas
isso é aprendizado, aceitar as críticas e colocar o que ensinaram em prática.
nada pessoal. é ajuda mesmo _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|