|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 10:16 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos Elio e Edmilson,
Lamento informar a vcs mas a rugosidade e tortuosidade característica da caliandra spinosa que conhecemos só é possível em função do seu local de origem, ou seja, sua rugosidade é desenvolvida para proteção contra o sol causticante, areia e ventos fortes, sem contar nos longos períodos de seca que atingem seu habitat natural, inclusive conversando com o Pedro Torquato ele me informou que era quase impossível reproduzir estas características desenvolvendo em casa, esta minha que está na foto por exemplo deve ter mais de 20 anos de idade. Acredito que seja mais fácil (quem tiver a oportunidade) adquirir um exemplar já velho, o que não impede sua semeadura, além de que como se reproduz facilmente por estaquia uma única planta pode virar umas 05 ou mais, tenho começado a fazer isso com as minhas.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 10:33 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Glauco. Apesar da notícia não ser muito boa.......rsrsrsrs.........valeu!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 2:05 am Assunto: |
|
|
Amigo Elio,
Lamento não ter dado boas notícias, srsrs, mas isso não impede que vc tenha sua caliandra spinosa, mesmo que ela não fique com "aquela" rugosidade, de qualquer forma é uma espécie muito resistente e adapta-se a quase todos os estilos de bonsai, com certeza é uma excelente aquisição.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 6:12 am Assunto: Fazer o que |
|
|
Caro amigo Glauco, eu adquiri tres plantas do Torquato, uma delas já comecei o processo de alporquia (realizei esta semana. São plantas espetaculares e todas que aduiri já estão recuperadas.
Atenciosamente;
Edmilson _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 12:54 am Assunto: |
|
|
Amigo Edmilson,
Fico contente em saber que vc tem spinosas em mãos, esta é uma espécie que só dá alegrias, as suas já começaram a produzir sementes ?
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 2:23 pm Assunto: |
|
|
fala meu amigo estrela do Fantástico
Belo trabalho feito a quatro mãos nordestinas!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 9:26 pm Assunto: caliandras |
|
|
Ola Glauco!
Adquiri tres plantas do Pedro, destas apenas uma demorou para adaptar-se a região de Ribeirão. As outras duas estão muito bem, com galhos novos e várias flores, no entanto não estou conseguindo obter grandes sucessos com sementes, apenas uma planta desenvolveu uma única vargem, com poucas sementes.
Estou acompanhando para verificar se estas sementes serão ferteis.
Com relação a Escola Europeia como esta o caminhar das coisas?? Mantenha-los atualizados; desde já agradeço a você pelo empenho em disseminar e melhorar a arte Bonsai no Brasil. Sucesso a você.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 9:52 pm Assunto: Sementes de Caliandra |
|
|
Olá como vai amigo ?
estive lendo o Tópico do Glauco sobre suabelissima Caliandra Spinosa, e vi em seu poste vc mencionar sobre fertilidade de sementes.
Bom e oque isso tem a ver?
A quase um ano atras eu ganhei uma sementes de Caliandra alba ( Aquela das flores branca e rosa) , nem sei se este é mesmo o nome cientifico... Bom voltando as sementes tinha cerca de 30, a pessoa que me deu as sementes disse que era necessário fazer a escarificação das sementes raspando um pouco a ponta da mesma e depois deixar na a´gua por algumas horas.
Fz o procedimento mas nehuma das sementes vingou, coloquei todas em areia pura, não reguei demais, mesmo assim nada.
Pergunto se o amigo teria alguma dica para me dar. Ainda me restam algumas sementes não queria perdelas.
Bom abraços |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 2:50 pm Assunto: |
|
|
Alexandre S. Coelho escreveu: | fala meu amigo estrela do Fantástico
Belo trabalho feito a quatro mãos nordestinas!!! |
"Estrela do Fantástico ?" KKKKKKKKKKKKK, menos irmão, menos , pelo menos a reportagem ficou positiva para Salvador, rsrs.
Valeu meu velho, mas as 02 mãos baianas só seguiram a orientação das duas Paraiabanas, rsrs.
Abraços.
Ps. Aproveitando a oportunidade dê uma olhada em minha outra spinosa que postei em "minha árvore sua opinião", tem alguma coisa nela que ainda não me satisfaz completamente, quem sabe o amigo não tem uma visão melhor. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 2:57 pm Assunto: |
|
|
Amigo Edmilson,
As spinosas são fantásticas e se elas se aclimataram com Rock Júnior em Minas (faz um frio de lascar por lá, quando estive por lá em outubro tive que dormir de endredon e manga comprida, rsrsrs.) com certeza se adaptam a Ribeirão. Quanto às sementes não se preocupe que logo logo vão encher, se estão florindo vão sementear e pode plantar que brota rápido em uma semana começam a brotar.
Quanto a Escola as coisas estão caminhando bem, semana que vem faremos uma reunião com o grupo para afinar detalhes e Rock estará chegando aqui para iniciar oficialmente a escola no dia 19 de março.
Abraços fraternos.
Ps. Ainda não sei se estarei presente ao Bonsai 2010, mas farei o possível para ir, de qualquer forma a Bahia estará muito bem representada pelo Rafael Spínola que já confirmou e também um amigo Biólogo que também irá, chama-se Marlon, já vou dizer a ele que qualquer coisa te procure, rsrsrs. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 3:06 pm Assunto: |
|
|
Caro César,
Caliandras e em geral leguminosas tam uma certa facilidade de germinação, no meu caso específico a única coisa que faço é deixar 24 horas de molho em água natural e depois planto em solo bastante drenante, costumo usar 40% de pedrisco, 30% de areia lavada e 30% de composto orgânico, costumo colocar uma certa camada grossa de substrato no fundo, lanço as sementes e cubro com uma camada bem fina de substrato, rego com um borrifador e mantenho a sementeira em local protegido do sol forte (mas recebendo o sol da manhã), geralmente tenho 70% de germinação. Agora no seu caso vc terá um problema a mais, suas sementes já tem mais de 01 ano de coletadas e com isso seu percentual de germinação cai muito, de qualquer forma se conseguir a brotação nos informe.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 3:08 pm Assunto: |
|
|
Esqueci de dar uma dica, me ensinaram a utilizar um cortador de unha e cortar a pontinha da semente(parte mais fina), um amigo faz assim e tem dado resultados.
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 7:14 pm Assunto: |
|
|
ola, realmente um exelente evolução...
Um dia eu chego ai hehe
t+ |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 9:48 pm Assunto: Estamos lhe aguardando |
|
|
Caro amigo Glauco
Não tem jeito mesmo, sempre com frio rsrsrsrs. Em 2009 uma semana apos o Evento é que fez um frio louco, felizmente na semana do Evento correu tudo bem.
Tenho de ficar ligado e tirar uma foto da caliandra florida, simplizmente fantastica. Hoje encontrei outra vargem de semente.
Saiba que fico imensamente feliz pelo sucesso com a Escola, estarei aqui torcendo para que tudo ocorra d melhor forma. Quanto a Rock Junior, transmita a ele meus agradecimentos por tudo que faz pela arte Bonsai.
Contamos com sua presença, juntamente com sua esposa, para mais um grande Evento, compreendo que as responsabilidades são grandes, porem pessoas especiais como vocês fazem muita falta. Estarei a disposição para o que nossos grandes amigos necessitarem.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 7:37 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo Sandi escreveu: | ola, realmente um exelente evolução...
Um dia eu chego ai hehe
t+ |
Rodrigo,
Na sua idade e com a sua dedicação logo logo voce vai desenvolver, só se preocupe em colher boas informações durante seu aprendizado, pois por experiência própria posso afirmar que é terrível vc levar anos fazendo um determinado procedimento e depois descobrir que vem cometendo o mesmo erro durante todo este tempo achando que estava certo.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|