FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Lantana camara
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2010 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Ela é linda Elio!!!!
Florida então nem se fala...
Acho que o maior problema deve ser os entrenós muito longos...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2010 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei dela demais, Elio!!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma atualização, precisando aramar um pouquinho...

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 12:28 am    Assunto: Responder com citação

Oi João

Se realmente aramar para movimentar os galhos vai ficar muito bela!!!
Cuidado que os galhos são quebradiços Sad Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 8:25 am    Assunto: Responder com citação

Bela planta João. Já tive vontade várias vezes de fazer um yamadori desta planta, pois ela floresce praticamente o ano todo. Estes galhos verdes serão aramados? ou pensa em poda-los depois da floração do galho?
Marcos Jose Hereck
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 9:39 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal alguem saberia me dizer se essa plantinha tem uma variedade que tem as flores bem amarelas?
att.
Marcos Hereck
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal a ideia e aramá-la enquanto verde, pois depois fica difícil. A espécie na natureza tem flores amarelo-alaranjadas, mesmo. Esta é uma espécie comercial. Em floras vocês encontram desde o vermelho até a branca, e suas variações.

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 8:12 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Eu sou um grande apreciador dessa espécie. Por isso, cultivo algumas com variedades diversas nas flores (amarelas, brancas e multicoloridas). Tenho mini bonsai, shohin e bonsai médio. Apesar da dificuldade, vai se tentando algo no sentido de melhorar a aparencia. O ideal é fazer como fazem os japoneses: em se tratando de frutiferas ou floriferas, eles não estão nem aí para a formatação estrutural aerea, que tanto nos preocupa.... rss Laughing Laughing Laughing

A dica para a aramação funcionar, sem quebrar o galho, é a mesma para azalea: deixar a planta sem regar por uns dois dias, depois, umedecer o galho no ponto de maior conversão, com um pano molhado, sem deixar a agua do pano escorrer para o solo (forre o solo com um plastico). Assim, apenas o ponto molhado com o pano ficará flexivel, sem quebrar. O arame deve ser colocado com calma e lentamente. As voltas não devem ficar muito apertadas e as curvas a serem efetuadas deverão ser de forma gradativa, isto é, nada de tentar chegar ao objetivo logo na primeira. Arame, faça uma aproximação do movimento pretendido. Deixe a planta descansar uns dois meses, volte a forçar, sempre nesse ritmo, até chegar onde inicialmente se pretendia. Wink

Isso tanto vale para galhos finos ou grossos, bem como para troncos não tão grossos. É o procedimento padrão para azalea e rododendros. Funciona lá, funciona cá. Paciência, chave do sucesso do bonsaista teimoso. Laughing Laughing Laughing

João José, parabens pela planta: tem um ótimo tronco e está bem encaminhada. Very Happy

Elio, meu chapa, cada vez mostrando um pouquinho mais dos seus tesouros, hein? parabens, lindo bonsai.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

Muitos ainda olham torto para a espécie, dizendo que tem pouca longevidade, portanto não adequada a arte. Se for verdade, parafraseando o poeta, "Que seja eterna enquanto dure!" A beleza dela na floração compensa o esforço! Obrigado a todos pelas dicas e elogios.

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 7:25 am    Assunto: bonsai Responder com citação

João José, a rapaziada que apregoa a tal "longevidade" geralmente faz comparações entre nossas nativas e as nativas japonesas, particularmente pinheiros e shimpaku (este último, aliás, é chines), que sabidamente existem alguns bonsai de aproximadamente mil anos de idade ou próximo disso, devidamente registrados, é claro. Shocked Shocked

Como nosso país não tem registro tão antigo quanto, fica realmente dificil fazer tal comparação. É claro que, até onde sei, ainda não foi feito nenhum levantamento sobre a quanto, em termos de idade humana, chegam a idade das nossas nativas mais conhecidas e divulgadas lá fora: pitangueira, jabuticabeira e pitecolobium tortum. Algumas arvores dessas espécies foram catalogadas como tendo algo em torno de até 200 anos, mas nada mais que isso, infelizmente. Sad Sad

Mas sabemos que uma nativa, devidamente cultivada, visando a formação dela em um bonsai, pode, graças ao tratamento que recebe, excepcionalmente meticuloso, cuidadoso e zeloso por parte de um cultivador experiente, chegar facilmente ao dobro dessa idade acima propalada (200+200=400 anos). Afinal, a planta bonsai recebe nutrientes, rega e cuidados tais que na natureza ou cultivada em pomares, dificilmente receberia. Very Happy

Assim, me posto a seu lado na premissa de que, cultivada como bonsai, uma lantana pode sim chegar a ser um bonsai longevo. Nenhum de nós, certamente, irá viver tanto quanto ela, aliás. Nem os puristas conservadores, defensores dos bonsai clássicos japoneses (ou chineses). O que é um pena, realmente, pois eu gostaria muito de, daqui a uns mil anos, poder estar admirando sua planta e mostrar a todos eles (que como nós ao pó retornarão) que eles estão errados e nós é que estamos certos. Very Happy

Bonsai é algo intangível, que pode ou não viver mil anos, dependendo é claro da espécie. Mas o mesmo ocorre no mundo animal e nem por isso ficamos tristes ou desistimos de continuar tentando. O importante, a meu ver, é fazer bem e procurar fazer cada vez melhor. Afinal, se nos próximos trinta ou quarenta anos pudermos continuar cultivando nossos bonsai, eles terão vivido "eternamente" conosco e serão um testemunho vivo de nossa capacidade de suplantar o tempo. Very Happy

Voltando à lantana, conheço uma senhora que tem uma grandona, plantada no jardim em sua fazenda. Ela me disse que fora plantada por sua bisavó, falecida há mais de trinta anos, quando esta era adolescente ainda (a bisavó, não ela, rss). Vai daí, essa senhora, que tem atualmente 52 anos (parecem mais, mas sabe como é dificil contestar idade em uma mulher, né?), dá para avaliar a lantana com mais de 100 anos. É um bocado de tempo para uma lantana, não é mesmo? Se fosse um bonsai, acredito que viveria ainda mais, mas apesar desses meus bons e válidos argumentos, essa senhora não cede a planta por nada.... rss Laughing Laughing

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Na casa onde morávamos tinha uma lantana...
Lembro dela desde quando era criança, dava uma frutinhas pretas...
Até mudarmos, ele devia ter uns 20 anos.
Longeva ou não, sou doido para ter um bonsai dessa espécie!
Nick, por favor poste fotos da sua! Very Happy
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Very Happy
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 12:32 pm    Assunto: Responder com citação

É bom saber desta longevidade natural da espécie. Espero tê-la comigo por muito tempo então!

joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Lá vai ela, aramada! Deu um look diferente. Iniciando frutificação, em alguns botões, mas acho que não vai rolar...

Ainda tenho que fazer uma poda em alguns dias, se a frutificação não vier, aí ela volta com tudo!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: